Skincare caseiro: melhorando sua pele em 4 passos

Todo mundo sonha ou já sonhou com a pele perfeita e a gente sabe que essa é uma missão quase impossível. Seja em meio a uma rotina mais agitada ou apenas aos fins de semana, cuidar da gente nem sempre quer dizer investir muito dinheiro e o skincare caseiro veio para ajudar nessa situação.

Como você já deve saber, a pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, ela guarda dentro de si nutrientes super importantes para proteger o nosso organismo e, claro, expressar toda nossa beleza.

Com o passar dos anos, o sol, o excesso de poluição e o uso de produtos como a maquiagem podem danificar a nossa pele e comprometer a sua principal função.

Para manter tudo em dia, é essencial ter uma rotina de cuidados com a pele. Alguns hábitos, por mais simples que eles sejam, podem ser eficientes e indispensáveis nesse processo. Duvida? Vem ver!

Conheça a sua pele

skincare caseiro

Antes de criar uma rotina de skincare caseira, é necessário observar e conhecer as reais necessidades da sua pele. Ela é mais oleosa ou mais seca?

Observe também como ela reage às diferentes mudanças climáticas, aos ambientes e as situações. Sua pele dá algum sinal diferente quando você está com o humor alterado? Ela apresenta um leve ressecamento nos dias mais quentes? E nos dias mais frios?

Após se conhecer nesse quesito, invista em um skincare caseiro fácil com uma rotina de cuidados acessíveis que vão manter sua pele mais vistosa, controlar a oleosidade e reduzir a quantidade de espinhas.

Cuide da limpeza da sua pele

skincare caseiro

Sempre que pensar na sua rotina de skincare em casa, lembre-se da limpeza da pele. De nada adianta investir caro naquele produtinho bacana, se você está pulando essa etapa tão importante.

Antes de qualquer coisa, retire a maquiagem e as impurezas da pele usando uma água micelar, um demaquilante ou um óleo de limpeza. Se você não tem o hábito de usar maquiagem, aposte em um sabonete específico para a sua pele do rosto.

Se você está optando por um skincare caseiro para pele oleosa, esse passo é importante porque além de diminuir a oleosidade, vai também evitar o surgimento de cravos e espinhas e manter a pele do rosto equilibrada.

Hidratação é essencial para o skincare caseiro

skincare caseiro

Este é mais um passo importante. Por mais que a sua rotina seja uma de skincare simples, a hidratação correta vai evitar irritações e melhorar a textura da sua pele. Além disso, ela também te protege dos agentes externos como clima seco, água quente, poluição, etc.

O mais importante aqui é entender a real necessidade da sua pele e investir em um tratamento que supra essa falta.

Se preferir, ao invés de apostar caro em um tratamento, você pode criar a sua própria máscara facial. Essa é uma alternativa interessante para as pessoas que preferem opções mais naturais.

A importância do protetor solar

A hidratação é importante, mas a proteção solar é essencial. Independentemente do seu tipo de pele, não se pode abrir mão. Nem quando exposto ao sol, nem quando está dentro de casa.

Utilizar filtro solar todos os dias ajuda no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento extremo da pele, oleosidade excessiva e manchas indesejadas. Além disso, ele previne também a flacidez e pequenas lesões no tecido.

O ideal é incluir o protetor solar na sua rotina de cuidados com a pele do rosto. Use pelo menos três vezes ao dia, igualmente como você lida com a escovação dos dentes, por exemplo.

Os lábios também merecem atenção

Se os lábios estiverem muito ressecados ou super avermelhados, faça uma leve esfoliação. Alguns especialistas recomendam que isso seja feito até 1 vez na semana, sempre escolhendo esfoliantes específicos para a função.

Uma dica universal é misturar 1 colher de chá de mel com 2 colheres de açúcar. Misture e esfregue nos lábios por um minuto. Após, você pode retirar o excesso da mistura e hidratar os lábios normalmente com o produto de sua preferência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: