O que você precisa saber sobre dormir de lado

Você provavelmente está pensando que se o Persono, especialista em dormir bem, está falando de dormir de lado no Blog da Artex, isso quer dizer que dormir de lado é a melhor posição para dormir, certo?

Não exatamente.

A melhor posição para dormir é aquela que você prefere. A posição ideal para pegar no sono é aquela que garante uma noite melhor. É uma questão de pura preferência pessoal, assim como preferir um banho quente ou frio ou torcer para um time de futebol. 

Isso não quer dizer que você deva tentar dormir de qualquer jeito, não é isso. Até porque todas as posturas na cama têm elas prós e contras que muitas vezes vão mudando com o passar dos anos e até mesmo de acordo com questões de saúde. Calma que a gente explica.

Vantagens de dormir de lado

Sobretudo quem tem gastrite, refluxo ou outros problemas gastrointestinais deveria considerar dormir de lado, mais especificamente do lado esquerdo. O motivo para isso é puramente anatômico e físico. Físico de física mesmo, a matéria que você aprendeu no colégio.

Como os intestinos e o estômago são virados para o lado esquerdo, a gravidade facilita a passagem dos alimentos e evita que o espaço seja obstruído, além de diminuir a probabilidade do ácido estomacal subir para a garganta. Só vi vantagens!

Veja outros benefícios de dormir de lado:

  • Alívio de dor nas costas, ainda mais para pessoas que sofrem de dores lombares, uma vez que dormir de lado ajuda a aliviar a pressão na área.
  • Respiração melhor, já que dormir de lado impede a ação natural da gravidade de fechar as vias aéreas superiores. Isso é especialmente interessante para pessoas que roncam e/ou tem apneia do sono.
  • Regulação da pressão arterial quando uma pessoa passa a dormir de lado. Curiosamente, a ciência já tem certeza dessa correlação entre a posição para dormir e a pressão, mas ainda não sabe explicar ao certo o porquê disso acontecer.
  • Mais saúde gestacional, pois, além do conforto nos estágios mais avançados da gravidez, dormir de lado na gravidez ajuda a prevenir que o peso do bebê pressione a veia que leva o sangue da mãe dos membros inferiores até o coração. 

E dormir de conchinha, pode?

Dormir de conchinha é dormir de lado, então pode, certo? Meio certo.

Na teoria, dormir de conchinha pode até ser bom, já que isso aumenta os níveis de ocitocina, conhecida como “hormônio do amor” devido ao seu impacto no prazer sexual, afeto, felicidade e conforto.

Por outro lado, pessoas que sofrem com dores de coluna podem acordar com ainda mais incômodos por causa da posição quando as costas não estão bem apoiadas.

O mesmo vale para quem tem problemas nos ombros ou nos braços, que costuma ficar mal posicionado e acaba formigando.

Isso sem falar no calor gerado pelos corpos juntos. Em resumo: se você gosta de dormir de conchinha, vai em frente. De novo, é uma questão de gosto.

4 dicas para dormir de lado

Tem dica até para quem dorme de bruços ou de costas e quer dar uma viradinha!

  1. Se possível, opte pelo lado esquerdo: Como falamos há pouco, a sua saúde gastrointestinal noturna agradece. 
  2. Cuidado com a altura do travesseiro: Ele deve ser em uma altura natural e confortável para o pescoço, permitindo uma posição horizontal para a cabeça, sem que ela fique caída ou muito levantada. 
  3. Coloque um travesseiro entre as pernas: ​​Isso ajuda a aliviar a pressão nos quadris e nos joelhos. Esse travesseiro deve ser leve e fino. 
  4. Para se acostumar a dormir de lado, aposte em um travesseiro de corpo: Esses travesseiros são firmes e compridos, permitindo que você os “abrace” ou apoie toda a coluna na sua extensão. Esse suporte extra ajuda a estabilizar o corpo. 

Boa noite e continue acompanhando os conteúdos do Persono.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: