Dormir de bruços: como ter uma boa noite de sono nessa posição

O Persono já falou aqui no blog da Artex sobre a posição preferida das pessoas para dormir: de lado. Mas e as outras? Elas também têm seus benefícios e recomendações. Nesse post vamos falar sobre dormir de bruços, também conhecida como posição pronada ou de barriga para baixo.

Apenas 10% do tempo que passamos na cama dormindo é de barriga para baixo. Ela não é a posição preferida das pessoas e é a menos recomendada pelos especialistas. E por quê?

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a melhor posição para dormir é aquela na qual você se sente mais confortável. A forma como você dorme deve te garantir uma boa noite de sono.

Por que os especialistas não recomendam dormir de bruços?

Para começar, existem três grupos de pessoas que devem evitar dormir de barriga para baixo: as grávidas, quem sofre com dores no pescoço e nas costas e aqueles que se preocupam com rugas. Mas o que acontece ao dormir de bruços?

Pescoço: geralmente viramos o pescoço em um ângulo de 90 graus, o que causa um desalinhamento com possibilidade de evoluir para dores; 

Costas: as costas ficam sem muito apoio, o que faz com que a coluna sofra mais pressão, como consequência a pessoa pode acordar com dores;

–  Rugas: o rosto fica pressionado contra o travesseiro, a cama ou qualquer outra superfície, o que resulta no aparecimento de rugas.

Manchas: produtos de skincare para dormir podem manchar lençóis e travesseiros nessa posição.

– Gravidez: além de se tornar uma posição naturalmente desconfortável durante a gravidez, os especialistas recomendam dormir de lado.

Dormir de barriga para baixo é bom para quem?

Assim como existem os grupos que não devem dormir de barriga para baixo, tem também os que tiram vantagem da posição. Dormir de bruços pode ser bom para as pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco.

Essa posição também ajuda a amenizar o ronco. E uma dica para quem sofre de apneia do sono leve: os sintomas desse distúrbio podem ser amenizados ao dormir de barriga para baixo.

Como ficar confortável dormindo de bruços

Ela pode não ser a posição mais recomendada ou a preferida, mas se você só dorme de bruços, confira algumas dicas que podem deixar a noite mais confortável

  • Ao deitar na cama role de forma cuidadosa sobre o estômago; 
  • Coloque um travesseiro fino sob os quadris e o abdômen. A coluna vai ficar mais uniforme e a pressão será aliviada.
  • Escolha um travesseiro plano ou durma sem um, pois vai ajudar a evitar a inclinação do pescoço para cima ou para trás, o que pode deixar a coluna mais desconfortável e desalinhada; 
  • Use um travesseiro ou uma toalha enrolada sob a testa. Isso vai criar espaço suficiente para a respiração entre a boca e o colchão, caso você não incline o pescoço para o lado.
  • Deixe as pernas para baixo e as mantenha assim. Ao contorcer a cintura e a lombar para recolher uma das pernas, você aumenta as chances de acordar com dores no dia seguinte.

Desejamos que nossas dicas te ajudem a ter uma melhor noite de sono na posição que você preferir!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: