Conheça o poder energizante do banho de ervas

Você chegou em casa estressada depois de um dia complicado e está procurando alguma maneira de relaxar e alcançar o máximo bem-estar? O que acha de curtir um gostoso banho de ervas? Essa prática purifica energias e pode auxiliar até mesmo no equilíbrio da sua saúde. No entanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios dessa atividade, é preciso conhecê-la a fundo!

Muita gente não sabe, mas cada planta utilizada em um banho de ervas resulta em diferentes sensações em nosso corpo. Sendo assim, para encontrar a opção perfeita e levantar seu astral, conheça os diferenciais dessa atividade e coloque-a em prática ainda hoje. Confira!

Tipos de banhos de ervas

Duas variedades de banhos de ervas são realizadas pelos adeptos dessa atividade. Essas práticas servem principalmente para limpar as energias, relaxar e melhorar nossa saúde. Assim, conheça os diferenciais de cada uma:

  • Banho de purificação: de efeito duradouro, esse banho é indicado para equilibrar e restaurar sua energia. Ervas quentes como arruda e aroeira são algumas das plantas mais indicadas;
  • Banho de energização: traz positividade e reativa seu centro energético. Esse banho de ervas é feito com aquelas mornas, como alecrim e alfazema. Pétalas de rosas, principalmente as brancas, também podem ser utilizadas.

Banho de ervas: como fazer

Para aprender a fazer seu banho de ervas e sentir todo o bem-estar que você merece, é preciso conhecer as diferenças na utilização dos dois principais tipos de ingredientes. Com isso em mente, você acerta durante esse gostoso momento. Confira:

Banho de ervas secas

Aqueça água em uma panela e tire do fogo antes que o líquido tenha fervido. Acrescente as plantas escolhidas e tampe o recipiente com um pano. Depois de 15 minutos, transfira o líquido para uma vasilha e vá ao seu chuveiro ou banheira.

Comece a se banhar com essa água energizada, espalhando-a por toda a extensão do seu corpo, inicialmente indo do pescoço aos pés. Uma dica bacana é esmagar suavemente as ervas com suas mãos a fim de ativar suas propriedades. Depois, lave bem o rosto com a infusão.

Banho de ervas frescas

Coloque os ingredientes do banho em um recipiente com água e amasse as ervas por alguns minutos. Se você fizer uso de raízes grossas ou talos, é essencial fervê-los durante uma média de 30 minutos.

Os especialistas garantem que é indicado sempre utilizar um número ímpar de ervas durante o ritual. Outra dica interessante é fazer uso de águas naturais, como a de chuva, rio ou mar, para tornar o poder energético do seu banho ainda mais intenso.

[do_widget id=custom_html-14]

Dicas gerais para um banho de ervas espetacular

Não importa se você pretende fazer seu banho de ervas com as opções secas ou frescas, é essencial relaxar no chuveiro ou banheira antes de iniciar a prática. Depois, envolva-se em uma toalha macia ou um roupão aconchegante a fim de se sentir ainda mais revigorada.

É importante destacar ainda que é preciso ficar muito atenta ao presente durante a tarefa. Concentre-se e mantenha pensamentos positivos. Aí é só sentir todas as ótimas energias que esse gostoso ritual traz!

Propriedades das ervas para seu banho

Você sabia que cada erva possui uma propriedade específica? Quando utilizadas em banhos, podem despertar diferentes sensações. Confira algumas das características mais interessantes de cada um desses ingredientes:

  • Arruda: um dos principais protetores astrais, desperta ótimas sensações e traz positividade;
  • Aroeira: essa erva restaura a imunidade, ajuda a prevenir males à saúde e o desânimo;
  • Alecrim: normalmente utilizado na atração da prosperidade, purifica sua casa. O banho de alecrim também é indicado para a melhoria do astral;
  • Alfazema: responsável por equilibrar as energias, além de trazer uma gostosa harmonia. É um ótimo ingrediente para banhos de relaxamento;
  • Anis estrelado: dizem que atrai dinheiro e abre nossos caminhos. Utilizado ainda para potencializar as amizades quando combinado com outros ingredientes;
  • Boldo: além de ser um eficiente remédio caseiro, atua em nosso sistema nervoso central, resultando em um efeito calmante. O banho de boldo ainda reduz a ansiedade,
  • Manjericão: funciona tanto após um dia difícil, quanto naqueles momentos em que você quer se sentir protegida. O banho de manjericão relaxa e traz aconchego.

É importante destacar que essas são apenas algumas das ervas que podem ser utilizadas em seu banho. Você também pode usar sua criatividade e combinar os efeitos de mais de uma na mesma infusão!

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: