Como dar banho em recém-nascido?

Como dar banho em recém-nascido

A hora do banho é um momento especial para mamãe e bebê. Afinal, o ato conecta ambos e aumenta os instantes de ternura e intimidade entre essas duas pessoas. Quem é mãe de primeira viagem, especialmente, fica na dúvida sobre como dar banho em recém-nascido, algo que nem sempre é uma tarefa simples.

Seja na banheira de bebê ou no ofurô, o momento do banho, especialmente em recém-nascidos, pede alguns cuidados e medidas. Assim você garante que tudo transcorra com o máximo de bem-estar. Para que você sinta mais segurança nesse momento, veja o passo a passo de como dar banho em recém-nascido.

1- Prepare tudo com antecedência

Como dar banho em recém-nascido - preparação

É fundamental deixar tudo organizado antes de iniciar o banho. Por isso, separe a toalha infantil, os produtos de higiene, uma fralda limpa e roupas. Dessa forma, você evita imprevistos durante ou após esse momento. É importante lembrar de nunca deixar o bebê sozinho durante o banho. Se você precisar pegar algo em outro ambiente, enrole-o na toalha e leve-o com você.

2- Cuide da temperatura da água

Como dar banho em recém nascido - temperatura

É comum que mães, ainda sem saberem ao certo como dar banho em recém-nascido, errem na temperatura da água e na profundidade da banheira. Por isso, nunca coloque a criança na banheira ou ofurô enquanto estiver enchendo, com a torneira ou chuveirinho abertos.

Outra medida é encher primeiro a banheira com água fria e, depois, misturar a água quente para garantir a temperatura perfeita. É fundamental misturar bem as duas águas para evitar que um lado fique mais quente do que o outro. Dessa forma, o ideal, para banho em recém-nascidos, é que a temperatura da água fique em 38º C.

Em relação à altura da água, coloque cerca de 13 centímetros para recém-nascidos e bebês de até seis meses. O ideal é que a criança fique com água até os ombros, no máximo.

3- Não abuse de xampus e sabonetes

Como dar banho em recém-nascido - xampu

Crianças muito pequenas geram pouquíssima oleosidade no couro cabeludo. Por isso, você deve saber que xampu e sabonete em excesso podem ressecar e deixar a pele sensível, mesmo que os itens sejam feitos especialmente para bebês.

Outro ponto fundamental é a frequência do banho. Se estiver muito frio, recém-nascidos não necessitam dele todos os dias, embora o contato com a água seja um importante aliado no momento de relaxar antes de dormir, por exemplo. Quando a criança começar a engatinhar, aí sim é necessário lavá-la todos os dias.

[do_widget id=custom_html-14]

4- Cuide da temperatura ambiente

Como dar banho em recém-nascido - ambiente

Recém-nascidos perdem calor rapidamente e sentem muito frio. Para evitar que isso aconteça, é importante manter o ambiente aquecido, enrolar o bebê em uma toalha com capuz e secá-lo rapidamente, colocando a fralda logo depois. Uma dica é esquentar o bebê após o banho utilizando uma mantinha, por exemplo.

É de extrema necessidade secar bem as dobrinhas do bebê, preferencialmente com uma fralda de pano. Especialmente em recém-nascidos, prefira tecidos à base de algodão e bem macios ao toque, que têm menores chances de gerar alergias ou irritações na criança.

5- Comece o banho pela cabeça e atenção ao umbigo

Como dar banho em recém-nascido - cabeça e umbigo

Enquanto são mais molinhos, os recém-nascidos podem escorregar. Uma dica é enrolá-los em uma toalha infantil para mantê-los aquecidos e começar o banho pela cabeça, lavando e já secando os cabelos. Os ouvidos merecem cuidados e devem ser protegidos da água, enquanto você lava o corpinho e ensaboa todas as partes, cuidando das dobrinhas.

Outro ponto fundamental e que não pode ser esquecido na hora de aprender como dar banho em recém nascido é o umbigo, que precisa ser mantido limpo. Para isso, utilize uma haste flexível umedecida em álcool a 70 por cento para limpar a região, antes de colocar a fralda na criança.

Desafiador, especial e muito importante para estreitar os vínculos entre mãe e bebê, o banho é um momento que exige cuidados e atenção para que tudo transcorra de maneira tranquila. Com alguns dias de prática você aproveitará muito mais essa hora, que ficará marcada para sempre na memória.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: