A hora do banho é um momento especial para mamãe e bebê. Afinal, o ato conecta ambos e aumenta os instantes de ternura e intimidade entre essas duas pessoas. Quem é mãe de primeira viagem, especialmente, fica na dúvida sobre como dar banho em recém-nascido, algo que nem sempre é uma tarefa simples.
Seja na banheira de bebê ou no ofurô, o momento do banho, especialmente em recém-nascidos, pede alguns cuidados e medidas. Assim você garante que tudo transcorra com o máximo de bem-estar. Para que você sinta mais segurança nesse momento, veja o passo a passo de como dar banho em recém-nascido.
1- Prepare tudo com antecedência
É fundamental deixar tudo organizado antes de iniciar o banho. Por isso, separe a toalha infantil, os produtos de higiene, uma fralda limpa e roupas. Dessa forma, você evita imprevistos durante ou após esse momento. É importante lembrar de nunca deixar o bebê sozinho durante o banho. Se você precisar pegar algo em outro ambiente, enrole-o na toalha e leve-o com você.
2- Cuide da temperatura da água
É comum que mães, ainda sem saberem ao certo como dar banho em recém-nascido, errem na temperatura da água e na profundidade da banheira. Por isso, nunca coloque a criança na banheira ou ofurô enquanto estiver enchendo, com a torneira ou chuveirinho abertos.
Outra medida é encher primeiro a banheira com água fria e, depois, misturar a água quente para garantir a temperatura perfeita. É fundamental misturar bem as duas águas para evitar que um lado fique mais quente do que o outro. Dessa forma, o ideal, para banho em recém-nascidos, é que a temperatura da água fique em 38º C.
Em relação à altura da água, coloque cerca de 13 centímetros para recém-nascidos e bebês de até seis meses. O ideal é que a criança fique com água até os ombros, no máximo.
3- Não abuse de xampus e sabonetes
Crianças muito pequenas geram pouquíssima oleosidade no couro cabeludo. Por isso, você deve saber que xampu e sabonete em excesso podem ressecar e deixar a pele sensível, mesmo que os itens sejam feitos especialmente para bebês.
Outro ponto fundamental é a frequência do banho. Se estiver muito frio, recém-nascidos não necessitam dele todos os dias, embora o contato com a água seja um importante aliado no momento de relaxar antes de dormir, por exemplo. Quando a criança começar a engatinhar, aí sim é necessário lavá-la todos os dias.
[do_widget id=custom_html-14]
4- Cuide da temperatura ambiente
Recém-nascidos perdem calor rapidamente e sentem muito frio. Para evitar que isso aconteça, é importante manter o ambiente aquecido, enrolar o bebê em uma toalha com capuz e secá-lo rapidamente, colocando a fralda logo depois. Uma dica é esquentar o bebê após o banho utilizando uma mantinha, por exemplo.
É de extrema necessidade secar bem as dobrinhas do bebê, preferencialmente com uma fralda de pano. Especialmente em recém-nascidos, prefira tecidos à base de algodão e bem macios ao toque, que têm menores chances de gerar alergias ou irritações na criança.
5- Comece o banho pela cabeça e atenção ao umbigo
Enquanto são mais molinhos, os recém-nascidos podem escorregar. Uma dica é enrolá-los em uma toalha infantil para mantê-los aquecidos e começar o banho pela cabeça, lavando e já secando os cabelos. Os ouvidos merecem cuidados e devem ser protegidos da água, enquanto você lava o corpinho e ensaboa todas as partes, cuidando das dobrinhas.
Outro ponto fundamental e que não pode ser esquecido na hora de aprender como dar banho em recém nascido é o umbigo, que precisa ser mantido limpo. Para isso, utilize uma haste flexível umedecida em álcool a 70 por cento para limpar a região, antes de colocar a fralda na criança.
Desafiador, especial e muito importante para estreitar os vínculos entre mãe e bebê, o banho é um momento que exige cuidados e atenção para que tudo transcorra de maneira tranquila. Com alguns dias de prática você aproveitará muito mais essa hora, que ficará marcada para sempre na memória.