ASMR: sons que ajudam a dormir

ASMR: sons que ajudam a dormir

A falta de sono é uma situação rotineira na vida de muitas pessoas. E, por conta disso, é crescente o número de novos métodos criados a fim de auxiliar quem sofre com a insônia. Um dos mais comentados dos últimos anos é o ASMR. Com estímulos sonoros por meio de baixos ruídos, essa técnica gera uma série de estímulos cognitivos que resultam em tranquilidade e relaxamento.

E não precisa ser cética! É grande o número de adeptos do ASMR para dormir que estão encantados com seus resultados. Para entender se o método pode possibilitar noites mais agradáveis, entenda esse fenômeno e veja como relaxar com ele. Confira nossas dicas:

O que é ASMR?

Do inglês Autonomous Sensory Meridian Response, refere-se a um fenômeno que desperta sensações físicas e psicológicas por meio de um conjunto de ruídos. Estimulando delicadamente nosso cérebro, o ASMR é composto pela vibração de vozes baixas, distintas e breves. Quando você é exposta ao método, pode sentir conforto, tranquilidade e sonolência. Por isso, vem sendo utilizado no tratamento da insônia.

Surgido em 2010, o ASMR para dormir vem sendo amplamente estudado por cientistas. Entre as principais descobertas dos especialistas, estão a diminuição de ansiedade, perturbações no sono e relaxamento rápido com a técnica. Isso vai de encontro com o princípio de que sons despertam sentimentos. De fato, você provavelmente já se sentiu mais relaxada com o suave ruído da chuva, o barulho da água correndo em um rio ou a queima da lenha em uma fogueira, não é mesmo?

E é isso que o ASMR representa. O método explora os ruídos da voz humana bem próxima do microfone e os sons de utensílios e objetos que resultam em gatilhos mentais. Além disso, a técnica se tornou queridinha de celebridades como Cardi B, Gal Gadot e Margot Robbie. Por isso, vem sendo cada vez mais discutida e experimentada ao redor do globo. O que acha de experimentar o método?

Benefícios do ASMR em sua vida

No decorrer do texto falamos sobre algumas das ótimas sensações que o ASMR desperta. Porém, a fim de garantir que a prática é uma boa opção, separamos alguns benefícios que os adeptos da mesma sentiram durante a execução desse processo de relaxamento. Confira:

Diminuição da frequência cardíaca e da adrenalina

Quando você se sente estressada, seu coração tende a bater mais rápido, resultando em uma série de reações em seu corpo. Um estudo da University de Sheffield, renomada instituição britânica, revelou que pessoas expostas à vídeos de ASMR apresentam uma frequência cardíaca 3,14 batimentos por minuto menor do que aqueles que não seguem o método. Essa diminuição ainda resulta na queda na produção de adrenalina do seu organismo, o que faz com que corpo e mente fiquem relaxados.

Aumento do foco e melhora na concentração

Uma pesquisa realizada pela Canadian University Dubai, instituição com sede nos Emirados Árabes, comprovou que o ASMR contribui para o aumento da concentração e é um bom método para ser realizado antes dos estudos. Entre as principais descobertas do levantamento estão uma sensação semelhante à meditação e um grande estado de calma. Apesar do relaxamento, os entrevistados se mostraram alertas e com muito foco e consciência.

Controle de ansiedade e melhora do humor

Pesquisas comprovam: é possível equilibrar suas emoções ao escutar os sons do ASMR. De acordo com um estudo publicado pelo site científico PeerJ, pessoas que recorreram ao método relataram melhora na sensação de relaxamento, redução substancial da ansiedade e diminuição do estresse. Dessa forma, é uma técnica diretamente relacionada com o bem-estar.

[do_widget id=custom_html-14]

Como relaxar com ASMR para dormir tranquilamente

Agora que você conheceu os benefícios do ASMR, chegou a hora de aprender a seguir o método para dormir melhor. Por isso, veja abaixo nosso passo a passo:

  • Tome um banho relaxante, coloque uma roupa confortável e deite em sua cama. Entretanto, é necessário preparar o espaço previamente com peças em tecidos confortáveis e o travesseiro apropriado;
  • Mantenha uma iluminação mais baixa e suave por meio de focos de luz indireta;
  • Selecione seu vídeo favorito de ASMR. Existem mais de 13 milhões de gravações do tipo no Youtube;
  • Coloque fones de ouvido e feche os olhos para adquirir a melhor percepção dos sons do ASMR para dormir;
  • Mantenha-se focada no presente e sinta todas as diferentes sensações recorrentes dessa experiência.

Depois de testar o ASMR, não deixe de nos contar o que achou dessa técnica para relaxamento!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: