5 motivos para o sono estar na sua lista de Resoluções de Ano Novo

“Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo…”. Calma, calma. Antes de estourar a champanhe e celebrar 2022 como se merece, chega aquele momento de reflexão e de decidir o que queremos nos próximos 12 meses, a famosa lista de resoluções de Ano Novo

Aqui vai a nossa sugestão: qualquer lista de resoluções de Ano Novo que se preze precisa falar sobre o sono e sobre dormir melhor. Até porque não tem nem sequer “bom dia” sem uma boa noite anterior, quem dirá um bom ano.

Por que dormir melhor deveria estar na sua lista de resoluções de Ano Novo

Os benefícios do sono para a sua vida são tantos e tão grandes que aqui a gente vai dar uma resumida, um aperitivo.

1. A sua saúde agradece

Não existe uma função sequer do seu corpo que não seja beneficiada de uma boa noite de descanso. 

O sono exerce um papel fundamental na prevenção ao câncer de mama, diminui o risco de doenças cardiovasculares, reduz inflamações, recupera lesões e reduz o risco de diabetes. Sim, até diabetes. Dormir quatro horas por noite por uma semana já pode fazer surgirem os sintomas de pré-diabetes.

Aliás, você sabe quantas horas devemos dormir? A gente sim: no mínimo seis horas. Mínimo! Porque o ideal mesmo para um adulto é dormir de sete a nove horas por dia.

2. Benefícios para a saúde mental

Como diria uma das maiores autoridades em sono do mundo, o neurocientista e professor Matthew Walker:

“Talvez não seja o tempo que cura todas as feridas. Mas talvez o tempo do sono que proporciona essa forma de convalescença emocional, para que, quando voltarmos no dia seguinte, nós possamos lidar com essas memórias emocionais.”

Veja o caso da ansiedade, por exemplo. Quem sofre desse distúrbio tende a apresentar mais distúrbios do sono. Por outro lado, dormir mal também contribui para sintomas de ansiedade no dia seguinte. É uma bola de neve.

Para ajudar na prevenção de doenças e distúrbios mentais, a qualidade do seu sono definitivamente deveria estar na sua lista de resoluções de ano novo.

3. Melhora a memória

Lembra da época da escola ou faculdade, que você com certeza virou algumas noites estudando? Sentimos informar que isso não serve de nada. Você pode até ter decorado uma coisinha ou outra, mas para aprender mesmo precisaria ter dormido.

Se o corpo fosse um computador, dormir seria como transferir o aprendizado para uma pasta definitiva e abrir espaço na pasta temporária para armazenar novas informações no dia seguinte. Isso acontece especialmente nas fases do sono não-REM.

4. Aumenta a imunidade

Se antes comparamos um computador, a relação entre o sono e a imunidade pode ser comparada a um celular.

Do mesmo jeito que a bateria do seu telefone precisa ser carregada diariamente para ele continuar funcionando, o seu sistema imunológico também. 

O sono fornece ao sistema imunológico o suporte necessário para o seu bom funcionamento, sobretudo durante o sono não-REM, quando o organismo fica mais lento e permite que o corpo “resete” várias funções, entre elas a imunológica. 

5. É o melhor skincare do mundo!

Cremes, séruns e procedimentos caros? Que nada! Não tem skincare mais efetivo do que dormir. 

Como maior e mais visível órgão do corpo humano, a pele precisa do sono para se revitalizar e reidratar. Quando isso não acontece, a sua aparência muda quase instantaneamente. 

Sabe o colágeno? A sua sintetização está diretamente ligada ao respeito ao ritmo circadiano, ou seja, a você dormir de noite, quando está escuro. A falta de colágeno contribui para flacidez muscular, redução da densidade dos ossos e aumento da fragilidade nas articulações e cartilagens. 

Aliás, quer saber se você anda dormindo bem? No Blog do Persono temos um teste definitivo para você descobrir a verdade sobre o seu sono. É só clicar no banner abaixo para fazer.

Boa noite!

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