A decoração do banheiro muitas vezes não recebe tanta atenção quanto outras partes da casa, mas não precisa ser assim. Acrescentar um toque de natureza no ambiente é uma ótima solução para dar mais vida a ele. Mas quando falamos em plantas para banheiro, é preciso ter alguns cuidados para que as espécies sobrevivam.
Afinal, esse cômodo costuma ter pouca luz e muita umidade, condições inadequadas para o desenvolvimento de algumas espécies. Se não houver nenhuma circulação de ar e entrada de luz natural no seu banheiro, é mais difícil manter plantas no espaço. Mas escolhendo as espécies certas é possível, sim, ter um banheiro com plantas.
As melhores plantas para banheiro
De modo geral, para ter plantas no banheiro você deve procurar espécies que se adaptem à umidade e vivam bem à sombra ou meia sombra. Outra dica é evitar mudas recém-plantadas, já que esse ambiente dificulta o desenvolvimento delas. E sempre que possível, deixe a porta e a janela abertas, para fazer com o que o ar circule.
Os cuidados específicos, no entanto, variam de acordo com a espécie. Afinal, cada uma precisa de regas, podas e adubação com frequências diferentes. Para dar uma ajudinha, reunimos aqui algumas dicas de plantas para banheiro e seus cuidados básicos. Confira!
1- Babosa (Aloe Vera)
Conhecida por produzir um gel com alto poder hidratante, a aloe vera é uma boa opção de planta para banheiros. Também chamada de babosa, ela não precisa de muita luz nem muita água. Como o vapor da água do banho é absorvido pela planta, basta regá-la com pouca água a cada três dias.
2- Lírio da paz (Spathiphyllum Wallisii)
Considerada uma planta de fácil manutenção, o lírio da paz gosta de umidade. Afinal, ele é originário de climas tropicais. Essa planta precisa de luz indireta e deve ser regada cerca de uma vez por semana.
3- Espada-de-São-Jorge (Sansevieria Trifasciata)
Outra escolha popular entre as plantas para banheiro, a espada-de-São-Jorge não precisa de luz direta e se adapta a ambientes quentes e úmidos. Além disso, ela cresce na vertical e não precisa de muito espaço, sendo uma das melhores plantas para banheiro pequeno. Regue-a uma vez por semana.
4- Violeta (Viola)
Geralmente, as plantas com flores não vivem tão bem em ambientes como o de um banheiro. No entanto, a violeta pode funcionar, caso você possa deixá-la perto da janela. Essa planta precisa receber claridade, mas sobrevive com poucas regas. Uma dica importante é molhar apenas o solo, e não suas folhas.
5- Zamioculcas (Zamioculcas Zamiifolia)
Uma das plantas mais fáceis de manter em ambientes internos, a zamioculca é resistente e exige poucas regas. Ela não deve receber luz solar direta e pode ser regada apenas uma vez por semana. Cuidado com a rega excessiva: isto pode matar a planta.
7- Caládio (Caladium Bicolor)
Colorido, o caládio tem folhas grandes com diferentes tonalidades de verde, branco e rosa ou vermelho. Ele deve ficar à meia-luz e precisa de bastante água. Mas atenção: caso tenha crianças ou animais de estimação em casa, deixe a planta em um lugar alto. Isso porque ela é considerada tóxica e pode provocar ardência e vermelhidão no contato com a pele, mucosas e olhos.
8- Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia Seguine)
Outra planta com potencial tóxico é a comigo-ninguém-pode, que também costuma viver bem em banheiros. Ela tem folhas lindas, mas não deve entrar em contato com a pele. Essa espécie gosta de luz indireta e regas pouco frequentes.
9- Dinheiro-em-penca (Callisia Repen)
Quando disposta em lugares altos, a dinheiro-em-penca tende a crescer em forma de cacho, criando um visual muito bonito. Ela tem manutenção fácil, se adapta a ambientes com luz parcial e gosta de umidade. Por isso, é uma boa opção de planta para banheiro. Seu solo deve ser mantido sempre levemente úmido.
10- Peperômia (Peperomia Caperata)
Existem muitas variedades de peperômia, incluindo opções menores que são perfeitas para banheiros pequenos. Ela geralmente precisa de pouca água e gosta de luz indireta. Regue-a uma vez por semana, aumentando a frequência para cada dois dias no verão.
11- Orquídeas (Orchidaceae)
Caso seu banheiro tenha incidência de luz natural, você pode criar orquídeas nesse ambiente, dando a ele um ar elegante. Deixe-as em uma área iluminada, mas evite luz direta, que queima suas folhas. Faça as regas quando a terra estiver seca, geralmente de duas a três vezes por semana.
13- Bromélias (Bromeliaceae)
Por tolerarem muita umidade, as bromélias são uma escolha comum de plantas para banheiro. Tropicais, elas devem ser regadas a cada dois dias e gostam de luz indireta. Como existem muitas variedades dessa planta, você pode escolher entre diversos tipos.
14- Begônia híbrida (Begonia Hybrida Hort. Ex Steud)
Indicadas para espaços internos, as begônias estão disponíveis em diferentes cores estampas e formatos. Elas gostam de pouca luz e absorvem a umidade dos banhos. Regue-as cerca de duas vezes por semana ou um pouco mais nos meses mais quentes.
15- Cactos e suculentas
Espécies conhecidas por serem muito resistentes, os cactos e suculentas se adaptam bem a banheiros. Dessa forma, mantenha-os com exposição indireta ao sol e evite regá-los em excesso. Molhe apenas a terra, e não o resto da planta, a cada duas semanas.
Escolheu suas plantas para banheiro preferidas? Você pode colocá-las em vasos suspensos, estantes, nichos, bancadas ou no parapeito da janela. Aposte em recipientes charmosos que combinem com a decoração do ambiente. Assim, o resultado vai ficar lindo!