4 dicas de cuidados com a pele no verão

Nossa pele está conosco todos os dias do ano, por isso, merece sempre nosso carinho. Em dias quentes, com sol, cloro, areia e mar, ela precisa de uma atenção ainda mais especial. Esses cuidados com a pele no verão evitam que ela fique ressecada, áspera e venha a descascar.

Nesse período do ano, em que a maioria das atividades de lazer são realizadas ao ar livre, é normal ficar mais tempo exposto ao sol. Desse modo, o risco de problemas com a pele aumenta. Por isso, separamos dicas de cuidados com a pele no verão para você.

Mantenha a hidratação e a alimentação em dia

Provavelmente, você já ouviu de alguém que devemos nos cuidar de dentro para fora, e essa premissa não poderia ser mais verdadeira. No verão, as altas temperaturas exigem que a hidratação também seja maior. E isso não deve ser feito apenas com o hidratante corporal daquela lojinha de cosméticos naturais

Apesar dele ser muito importante para ajudar a manter a água da derme, principalmente, em partes mais secas do corpo, como cotovelos e joelhos, na nossa rotina de cuidados com a pele no verão, também precisamos incluir a reposição dos líquidos, auxiliando a manutenção de uma cútis reluzente, além de uma saúde em dia. 

Então, abuse da água, do suco natural de frutas e da água de coco. Além das bebidas, a alimentação pode ser uma importante aliada na hora de cuidar da saúde da pele. Frutas e legumes laranjas ou vermelhos, por exemplo, possuem carotenoides, uma substância com ação antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento das células.

A roupa de cama pode te auxiliar

Após um dia inteiro sob o sol, sua pele pode ficar mais sensibilizada, então, uma roupa de cama pode te ajudar a acalmá-la. Geralmente, as peças naturais, como aquelas feitas em tecido 100% algodão, são mais macias, além de promoverem um conforto térmico maior.

Outro material feito com fibras naturais que pode te ajudar é o cetim. Conhecido, principalmente, pelas pessoas com cabelo cacheado, a fronha de cetim ajuda a manter a hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, esse é um tecido fresco e liso, ou seja, não vai te aquecer nos dias mais quentes.

Não esqueça do filtro solar

Este é um cuidado diário com a pele. A importância do filtro solar vem do fato dele proteger contra os raios solares e até da iluminação artificial, evitando problemas a longo prazo, como manchas, envelhecimento e melanomas.

Para uso diário ou em dias de exposição maior, invista em produtos que tenham fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais. Basta aplicá-lo 30 minutos antes de ficar exposto ao sol, para que a pele consiga absorvê-lo. 

Após distribuir uniformemente o seu protetor solar por todo o corpo, incluindo pés, nuca, orelhas e costas, basta aproveitar o dia. Também vale lembrar que o recomendado é reaplicá-lo a cada duas horas. Se for ficar na piscina ou no mar, vale passá-lo em um intervalo menor.

Não se esqueça de visitar o seu dermatologista antes de aproveitar as férias de verão. Esse profissional vai te ajudar a manter os cuidados com a pele no verão, indicando produtos específicos.

Evite ficar diretamente sob o sol

Além de passar o filtro solar, existem alguns outros cuidados com a pele ao tomar sol. Por exemplo, nas horas mais quentes do dia, ou seja, no intervalo entre as 10 e as 16 horas, deve-se evitar a exposição solar direta. Nesses horários, o sol está no pico, e seus raios mais fortes, podendo causar dores de cabeça e problemas na pele. 

Então, prefira ficar em locais com sombra. As barracas de praia feitas de algodão e lona filtram cerca de 50% da radiação U.V., enquanto outros tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam 30%. Chapéus, bonés e óculos de sol também são excelentes para te ajudar com os cuidados com a pele do rosto no verão.

Tome banho após sair do mar ou da piscina

Nada melhor que se divertir e se refrescar tanto no mar, quanto na piscina, o dia inteiro, não é mesmo? Contudo, para manter os cuidados com a pele no verão em dia, tome um banho no chuveiro quando sair. Isso ajuda a retirar substâncias que podem ser nocivas ao seu corpo, como o cloro. 

Nos banhos de verão, evite água muito quente, optando pela mais fria ou morna, pois, assim, você também evita maior ressecamento da pele. Usar o sabonete recomendado pelo dermatologista também ajuda a cuidar dessa parte do seu corpo. 

Dica extra

Evite que a pele fique muito tempo em contato com a areia, isso pode ser prejudicial. Uma solução é usar a canga forrada por baixo do local onde você irá se sentar ou deitar ou até mesmo usá-la como uma saída de praia. Veja mais detalhes no vídeo:

Outro cuidado importante a ser tomado é secar bem todas as áreas de dobras do corpo, como axilas, virilha e dedos. As toalhas 100% algodão são macias e aconchegantes. Sem causar atritos com a pele, elas são capazes de absorver bem a água, por isso sempre prefira roupas de banho deste material natural.

Na ARTEX, você encontra toalhas de praia e banho cheias de qualidade. Sem contar os lençóis frescos e perfeitos para seus dias de verão. Entre no nosso site e  escolha as peças ideais para suas férias!

Thaislane Xavier

Sou uma contadora de causo nata, com um sorriso largo e um monte de sonhos. Formada em jornalismo pela USP, tenho a cada dia mais certeza que uma boa prosa nos transforma em pessoas melhores. Por isso, espero te inspirar através das palavras. Boa leitura!

Recent Posts

Saiba tudo sobre tecido em malha

Os tecidos desempenham um papel fundamental nos itens de cama, mesa e banho. Cada tipo…

2 semanas ago

4 dicas para se tornar uma pessoa que acorda mais cedo

Você quer acordar mais cedo, mas não consegue. Isso pode estar acontecendo por dois motivos.…

2 meses ago

O que considerar ao comprar toalhas de banho?

Assim como temos o cuidado de escolher nossas roupas, a escolha da toalha de banho…

2 meses ago

5 passos para escolher a melhor toalha de praia

Muitas vezes não damos a devida importância para a escolha da toalha de praia. Contudo,…

2 meses ago

Por que você deve dormir e acordar no mesmo horário?

Muitas pessoas medem a qualidade do sono apenas pela quantidade de horas que dormiram. Este…

3 meses ago

5 Enfeites de Natal que não podem faltar na sua casa

O Natal é uma época mágica, repleta de tradições que nos conectam ao espírito de…

3 meses ago