Casa e Decoração

Você já conhece o estilo Y2K? Fique por dentro dessa tendência!

Se você cresceu nos anos 2000, vai se surpreender ao saber que essa década já é considerada vintage. Pois é, já faz 20 anos! Porém, como as tendências são cíclicas, o visual que marcou essa época voltou à moda. Agora, ele é conhecido como estilo Y2K.

Y2K significa year two thousand. Ou seja, é uma forma moderninha de dizer: anos 2000. Essa estética virou uma febre entre os jovens, principalmente no TikTok. Quem viveu esse período sabe: foi divertido, mas controverso no mundo da moda e da decoração. Saiba mais sobre esse estilo e confira como adaptá-lo ao seu lar!

Estilo Y2K na moda

Fotos: Getty Images/Reprodução Pinterest

A moda Y2K tem algumas representantes clássicas. Paris Hilton, Hilary Duff, Britney Spears e Destiny’s Child são algumas delas. Só de falar nesses nomes, você já pensa em looks inesquecíveis de tapete vermelho, né? As cores fortes e as peças com referências futuristas eram febres nessa época. 

Se você pensar no início dos anos 2000, faz sentido que a estética futurista fosse uma grande inspiração. Afinal, naquele período, houve um boom da tecnologia, e a internet passou a integrar a vida de todos. Os looks dos anos 2000 refletiam isso! Muitos emoticons, tons vibrantes e peças em prata.

A moda dos anos 2000 fez brilhar alguns artigos que não são bem-vistos hoje em dia. É o caso da calça de cintura baixa, que ainda gera discussões, mas retornou ao armário das fashionistas. Os acessórios também são importantes no estilo Y2K. Os óculos com lentes coloridas são grandes exemplos dos clássicos daquela época que se tornaram populares novamente. 

O visual Y2K na decoração

Como sempre, as tendências dos anos 2000 foram traduzidas da moda para a decoração. As cores vibrantes, as peças com transparência e os elementos divertidos faziam parte da decoração dos quartos naquela década. Podemos definir essa época como uma forma de maximalismo no décor. 

Assim, o mais importante no estilo dos anos 2000 era incluir acessórios tanto nas roupas quanto na decoração. Corações, flores, emoticons, arco-íris e todos os itens diferentes e coloridos eram indispensáveis. O essencial era deixar o cômodo muito vibrante e divertido!

Com certeza, a cor que marcou essa época foi o pink. Ele estava presente em tapetes felpudos, paredes, capas de almofadas, roupas de cama, móveis e todos os espaços possíveis! Como esquecer dos quartos icônicos de Legalmente Loira e Meninas Malvadas

Leve o estilo Y2K para o seu lar

Como esse período era marcado pelo décor vibrante e colorido, os tons de neon eram muito comuns! Para trazer essa tendência aos anos atuais, você pode incluir pequenos itens com essa tonalidade na sua rotina. Os organizadores trazem um toque de cor e modernidade para dentro das gavetas, por exemplo.

Na decoração, você pode apostar em algumas peças coloridas e transparentes. Vasos e objetos decorativos trazem esse efeito sem pesar demais o ambiente. Almofadas coloridas também são boas escolhas, pois permitem montar e desmontar o cômodo conforme o seu gosto. 

A roupa de cama é outra forma legal de brincar com o estilo Y2K. Inclua colchas e lençóis com cores do arco-íris, além de emojis e elementos divertidos. Nessas peças, você pode usar elementos com tonalidades bem fortes e carregadas. Afinal, caso você enjoe, é só trocar!

Você também pode apostar em peças felpudas, como capas de almofadas e tapetes. Elas têm aquela estética um pouco “patricinha” que marcou as lendas, como a Paris Hilton, deixando essa estética tão famosa nos anos 2000 e na atualidade. Além disso, elas são puro conforto!

No Pinterest e no TikTok, é possível encontrar muitas inspirações de espaços decorados no estilo Y2K. Eles podem trazer mais ideias de como colocar esse visual em prática sem mudar a decoração por completo. Apenas inclua alguns elementos e cores descontraídas!

Agora que você já sabe o que é Y2K, vai implementar esse estilo na sua decoração? Aproveite as nossas dicas e conte para a gente o que achou dessa tendência!

Raissa Melo

Uma jornalista nascida em São Paulo que acredita que a cultura pode mudar o mundo e que a criatividade se constrói em conjunto.

Recent Posts

Saiba tudo sobre tecido em malha

Os tecidos desempenham um papel fundamental nos itens de cama, mesa e banho. Cada tipo…

2 semanas ago

4 dicas para se tornar uma pessoa que acorda mais cedo

Você quer acordar mais cedo, mas não consegue. Isso pode estar acontecendo por dois motivos.…

2 meses ago

O que considerar ao comprar toalhas de banho?

Assim como temos o cuidado de escolher nossas roupas, a escolha da toalha de banho…

2 meses ago

5 passos para escolher a melhor toalha de praia

Muitas vezes não damos a devida importância para a escolha da toalha de praia. Contudo,…

2 meses ago

Por que você deve dormir e acordar no mesmo horário?

Muitas pessoas medem a qualidade do sono apenas pela quantidade de horas que dormiram. Este…

3 meses ago

5 Enfeites de Natal que não podem faltar na sua casa

O Natal é uma época mágica, repleta de tradições que nos conectam ao espírito de…

3 meses ago