Veja como organizar mala de viagem sem drama

Colocar os pés na estrada. Respirar novos ares. Conhecer novas culturas. Relaxar! Viajar é tudo de bom. A preparação para a viagem, no entanto, não é tão divertida assim. Não é à toa que tantas pessoas busquem conselhos e dicas de como organizar mala. Ela é mesmo um motivo para o perrengue de muita gente, viu?

Você já se sentiu perdido arrumando as malas? Ou viveu os momentos clássicos de ter roupas sobrando ou faltando? Pensamos nessas dicas para você! Com elas, você vai ver como organizar mala é mais fácil do que parece. Com a quantidade adequada de itens, ficará mais fácil aproveitar seus passeios. 

1 – Pesquise bem o destino

Pode parecer uma dica boba, afinal, todo mundo pesquisa o destino antes de viajar, né? Mas esse é um passo fundamental para fazer a melhor mala para viagem. Primeiro, confira qual é a previsão de tempo para os dias do seu passeio. Pesquise, ainda, as cidades da região para ter ainda mais segurança. 

Também leve em conta o histórico de outras pessoas que já viajaram para esse destino. Eles podem ter dicas interessantes sobre as épocas com mais chuva, neve, etc. É sempre bom considerar a experiência das outras pessoas. Dessa forma, você tem quase certeza de que vai fazer uma mala assertiva.  

Além disso, pesquise quais são os passeios que você quer fazer. Os tipos de mala podem variar bastante de acordo com os passeios escolhidos. Se você vai passear em praias, na floresta, esquiar ou visitar museus e exposições de arte, com certeza sua mala será totalmente diferente. 

2 – Faça uma lista com tudo o que vai levar

Agora que você já pesquisou sobre o clima, está na hora de decidir o que precisa levar na viagem. Primeiro, pense na quantidade de dias que você passará viajando e quantos passeios pretende fazer. Dessa maneira, calcule quantas peças de roupa precisará para cada dia, se é possível repeti-las, se precisa de roupas extras para casos de emergência, se precisa levar também toalhas ou roupas de cama, etc. Depois disso você pode pensar em como organizar mala para todas as ocasiões da viagem. 

Em seguida, faça uma lista de itens que você precisará levar. Comece com as peças básicas de roupa: roupas íntimas, roupas de banho, camisetas, calças, shorts, vestidos, bermudas, chinelos, sapatos, entre outras. Depois, pense nos itens de higiene pessoal, como: escova de dentes, pasta, filtro solar, sabonete, desodorante, etc. Assim, você não vai esquecer nada na hora de organizar a mala. 

Liste também outros itens que serão importantes ao longo dos dias: câmera, baterias extra, garrafa d’água, sacolas, cabos, documentos, entre outros. Essa é uma forma excelente de garantir que você não vai esquecer nada de importante ao decidir como arrumar a mala de viagem

3 – Como organizar mala? Use organizadores!

Após listar todos os itens, chegou a hora de separá-los e armazená-los na mala. Você pode usar bolsas, nécessaires e sacos para separar os itens. Com os itens bem separados no organizador de mala, você mantém tudo em seu lugar e ainda tem facilidade nos dias de passeio para encontrar os itens que precisa sempre à mão. 

Para os itens de higiene pessoal, por exemplo, utilize nécessaires. Elas são ótimas para manter esses objetos bem protegidos, separados do restante da mala, e também facilitam o transporte. No caso de passear sem a mala, por exemplo, você pode pegar seu nécessaire e levar todos esses itens sem carregar muito peso na hora de sair. 

Para as roupas, aposte também em organizadores. Leve duas opções: uma para roupas limpas e outra para roupas sujas. Deixe as peças sempre separadinhas, pois isso também vai facilitar no momento do retorno, quando você for lavar apenas algumas roupas e deixar as demais prontas, limpas e cheirosas para guardar de volta no guarda-roupas. 

Aliás, os organizadores também são bem importantes para guardar os seus sapatos. Isso porque mantêm os sapatos protegidos de arranhões e suas roupas totalmente livres de sujeira. Invista em modelos próprios para isso que, em geral, tem um tecido mais resistente e acabamento que facilita a higienização.

4 – Use os espaços de forma inteligente 

Você já ouviu falar na dobra de roupas que a especialista em organização Marie Kondo popularizou? Ela facilita visualizar as roupas tanto na gaveta quanto na mala. Essa dobra também ajuda a economizar espaço, assim como mantém as peças sem amassados. Confira a imagem abaixo e aprenda como dobrar roupa para caber na mala:

Outra dica boa é dobrar as peças de acordo com a maneira que você as usará. Então, já posicione as calças com suas respectivas camisas. Isso te economiza tempo no momento de se vestir e ainda economiza espaço na mala. Mais uma forma de economizar espaço? Encaixe os itens uns dentro dos outros e aproveite bem os bolsos da mala.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: