Veja como incluir o estilo retrô na sua casa

Tanto a moda quanto a decoração são cíclicas. Constantemente, ícones e tendências antigas voltam à moda. Por isso, o estilo retrô está sempre em alta. Ele faz a cabeça das pessoas que amam essa viagem ao passado, mas também daquelas que gostam de mesclar estilos de décadas diferentes. 

Fizemos este post para você, que gosta de se inspirar nesses elementos do passado, mas tem dúvida a respeito de como fazer isso no seu lar. Com certeza, você vai se sentir à vontade para escolher elementos e deixar sua decoração mais especial.

O que é estilo retrô?

O primeiro passo para planejar sua decoração é entender a diferença entre retrô e vintage. Essa é uma confusão bastante comum entre as pessoas que gostam de nostalgia no décor. O estilo retrô é composto por peças, estampas e formas novas, produzidas agora, que se inspiram em peças antigas.

Já o estilo vintage é composto por peças realmente antigas. Sabe aquelas louças que passam de uma geração para a outra? Ou aquele móvel bem antigo que você encontrou em uma loja de antiguidades? Eles são vintage! Essas peças são muito especiais, mas também mais caras e delicadas.

Para quem ama o estilo vintage na decoração, encontrar as peças é uma espécie de desafio. É preciso garimpar bastante, estar sempre de olho nas lojas e, possivelmente, restaurar esses itens. Para quem curte o retrô, isso é bem mais fácil!

Busque inspirações

Pesquise as décadas que mais te inspiram e busque esses itens com desenhos e cores que mais têm a ver com você. Você pode encontrar ideias em filmes, séries de TV, novelas antigas e clipes musicais.

Use e abuse do Pinterest para encontrar dicas de composição e construa esses ambientes aos poucos, mesclando itens decorativos com peças funcionais. Assim, você consegue um bom equilíbrio entre os estilos que está incluindo na sua casa.

Estilo retrô na sala

Algumas peças-chave ajudam a incluir o estilo retrô na decoração. Alguns móveis em destaque ajudam a construir esses ambientes com mais facilidade. A sala é um ambiente de destaque e merece o investimento em móveis especiais.

Certos clássicos nunca sairão de moda. Um bom exemplo disso são as poltronas-costela, inspiradas nos desenhos de Martin Eisler, de 1956. Ao mesmo tempo em que são retrô, levam modernidade à casa. 

Os móveis em palhinha também levam um pouco de nostalgia para o lar e estão sempre em alta, levando um toque de aconchego ao lar. Eles trazem um pouco daquele ar de “casa da vovó”, que nos relembra de tempos mais simples. Encontre móveis com estilo retrô lá no nosso site.

Estilo retrô na decoração do quarto

O estilo retrô pode ser incorporado em vários ambientes ou em apenas um cômodo. Um quarto estilo retrô, por exemplo, pode evocar boas memórias de um tempo passado, criando um ambiente mais aconchegante e propício para o seu descanso. 

Para isso, aposte em roupas de cama com estampas inspiradas na sua década favorita. As estampas estilo anos 80 já criam um espaço cheio de cor e alegria. E os desenhos dos anos 90 evocam uma época em que peças despojadas estavam em alta. Visite o nosso site e encontre roupas de cama retrô para o seu lar.

O charme da cozinha retrô

Hoje, muitas empresas criam eletrodomésticos inspirados nos modelos mais antigos, com cores divertidas e um visual muito charmoso. Uma geladeira com visual antigo já é meio caminho andado para uma decoração retrô na sua cozinha. 

Se sua inspiração for a casa da vovó, invista em florais e babados. Se você está buscando um décor futurista dos anos 70, encontre padronagens fortes para um papel de parede. Leve cores e estampas que relembrem essa época para o seu dia a dia.

Toques especiais pela casa

Se você não quer investir em móveis novos, pode incorporar o estilo retrô no design interiores da sua casa inteira incluindo alguns elementos para dar um charme especial. Uma pintura na parede e um quadro já podem ser boas soluções.

As inspirações podem vir em itens diversos, como livros, tapetes, luminárias, elementos decorativos, posters, vitrolas… Basta buscar inspiração naquilo que você mais ama! 

Lá no nosso site, temos vários elementos decorativos que vão te ajudar na composição de uma decoração retrô perfeita. E lembre-se: decorar a sua casa deve ser divertido, aproveite essa jornada!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: