Tudo que você precisa saber sobre um quarto de bebê montessoriano

A chegada de um bebê é sempre inspiradora e repleta de expectativas para os pais. É comum também passar por essa fase com muitas dúvidas que vão desde decorar o quartinho até a forma de educar. Se você está cogitando montar um quarto de bebê montessoriano ou quer conhecer mais sobre esse método, chegou ao lugar certo. 

Um quartos de bebê estilo montessoriano foi inspirado na filosofia Montessori de educação, criado pela italiana Maria Montessori. Eles são pensados para estimular a liberdade e aprimorar o senso de independência da criança. A ideia é que ela desenvolva, desde muito cedo, a sua própria autonomia com o poder de explorar o espaço à sua volta. 

E pensando nas dificuldades que podem surgir pelo caminho de mamães e papais na hora de fazer a decoração quarto de bebê, nós, da ARTEX, reunimos aqui algumas dicas e ideias. Tem tudo que você mais precisa saber para montar um quarto montessoriano para bebê. Inspire-se!

Qual a melhor idade para um bebê usufruir do quarto montessoriano?

Você pode estar se perguntando: se um recém-nascido não se locomove pelo ambiente, será mesmo que vale a pena investir nesse método para um quarto de bebê? A resposta é sim! 

Nos primeiros seis meses de vida, o recomendado é que o bebê durma em um local seguro e próximo aos pais, como em um moisés ou em um pequeno berço. Após essa idade, o mini berço começa a ficar apertado. Esse momento de passá-lo para um berço tradicional é de fato a hora que a metodologia deve ser aplicada.

O mais legal disso é que o quarto montessoriano poderá ser usado pela criança até os 6 anos de idade. Ele garante que os pequenos comecem a criar independência nas menores tarefas do dia a dia, como levantar da cama, pegar algum brinquedo ou explorar a decoração do quarto. Isso também facilita para os papais e mamãe que terão que fazer apenas pequenas mudanças com o avançar da idade. 

Como garantir a segurança do meu bebê?

Na hora de montar o quarto de bebê com cama montessoriana, sempre considere uma cama de madeira para evitar a friagem do chão. Você também poderá criar um isolamento térmico com tapetes de EVA.

Um outro ponto é a segurança de um quarto de bebê montessoriano. Quando o pequeno estiver na faixa etária recomendada para usar a cama, você pode reforçar o seu bem-estar usando protetores e almofadas.

Esses itens vão deixar o quarto de bebe montessoriano completo e impedir que um bebê pequeno role para fora da cama enquanto dorme e se machuque, por exemplo. Lembre-se também de que o ideal é que a cama, mesmo que no estilo lúdico, tenha grades e proteção lateral. 

Decorando um quarto montessoriano

quarto de bebê montessoriano
Foto: Pinterest

No quarto de bebê montessoriano, tudo (ou quase tudo) precisa estar ao alcance do pequeno. Principalmente, brinquedos e livros. O objetivo principal é sempre fazer com que ele aprenda a explorar o ambiente e se desenvolver. 

Na hora de pensar na decoração de quarto de bebê montessoriano, coloque nichos e prateleiras mais perto do chão. Aproveite para priorizar livros e bichos de pelúcia, deixando ao alcance da criança apenas aquilo que for dedicado a faixa etária. É importante que você garanta que nenhum objeto de risco esteja no local.

Escolha também móveis que são baixinhos e oferecem suporte ergonômico para que o bebê tenha autonomia sem se machucar. Um quarto de bebê montessoriano completo deve também ter as tomadas com adesivos de proteção e proteção nos móveis. 

Precisa ter espelho?

quarto de bebê montessoriano
Foto: Pinterest

Você sabia que o espelho faz toda a diferença no método montessoriano? Ele ajuda o bebê a despertar a sua consciência corporal e também a reconhecer a sua própria imagem, falas e movimentos. 

Seja para um quarto de bebê menino montessoriano ou de menina, invista em um modelo acrílico que proporciona maior segurança para o desenvolvimento do bebê. Você também pode apostar em um conjunto de espelho com diferentes formatos. 

Incremente a decoração do quarto de bebê montessoriano

quarto de bebê montessoriano

Uma dica para fugir do óbvio na hora de decorar, é apostar em temáticas divertidas como selva, nuvens ou póa. Se a ideia é criar um quarto de bebê menina montessoriano bem charmoso, usar elementos da natureza é uma ótima sacada. 

Para um quarto com temática masculino, as paredes podem ter diversas estampas. Zigue-zague, de estrelas, bichinhos ou também o desenho do mapa mundi podem ficar lindos se combinadas com a paleta de cores escolhida.

Lembre-se sempre de combinar a roupa de cama com o tema do quarto de bebê montessoriano. Ela vai trazer uma dose de charme para a decoração, bem-estar para o pequeno e complementar o estilo do quarto. 

Pronto para decorar o cantinho que vai receber um novo membro da família? Entre no site da ARTEX e conheça as peças de cama, banho e decoração que vão renovar cada cantinho da sua casa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: