Tudo que você precisa saber (e fazer) para ter uma rotina noturna saudável

Depois de um dia de trabalho e compromissos, usar o período da noite para descansar é fundamental. Mas, para muitas pessoas, criar uma rotina noturna saudável e descomplicada pode parecer algo impossível. 

Uma rotina à noite deve ser composta de várias atividades que você escolhe para se desligar aos poucos e desacelerar o seu ritmo até o momento de dormir. Pode ser lendo um livro, organizando os itens do dia seguinte ou até praticando meditação ou yoga noturna. 

Sempre que pensar em um ritual para dormir tenha em mente que a praticidade deve ser o ponto principal aqui. Afinal, você só quer relaxar, não é mesmo? Reunimos várias dicas simples para você incluir esse passo a passo na sua vida já. Confira! 

Estabelecendo uma rotina

Pense que, na hora de criar o seu momento noturno, é essencial que você inclua atividades que exijam pouca energia e que façam você se sentir bem. É interessante também que você tenha uma ordem estabelecida para a sua rotina da noite.

O mais importante aqui é fazer um ritual de desligamento. Programe o horário da sua alimentação e tome um banho para relaxar. Depois liste todas as atividades que pretende aderir em uma ordem que seja confortável e possível. 

Na hora de pensar no que colocar na sua lista, exclua todas as ações que podem despertar o seu corpo, como atividades aeróbicas e itens de trabalho que podem ser resolvidos no dia seguinte. A prática de exercícios é indicada até 2h antes de dormir. 

Você pode tomar um chá, aproveitar esse tempo para ler um livro, meditar enquanto toma banho e aproveitar para fazer um skincare relaxante. O mais importante aqui é criar uma sequência. Mostre para a sua mente que essas são as atividades da sua rotina noturna e que antecedem a hora de ir para a cama.

Cuide da sua alimentação

Outro item muito importante para ser pensado é a sua alimentação. Se você está em um processo de desaceleração na sua rotina antes de dormir, evitar elementos como nicotina e cafeína é fundamental. Esses estimulantes podem deixar a chegada do sono ainda mais distante.

Bebidas que incluem álcool e comidas muito gordurosas podem até te dar uma certa sonolência, mas também são prejudiciais. O ideal é se alimentar de algo leve o suficiente para te manter alimentado e satisfeito. 

Dê um tempo das telas

rotina noturna

Por que não reduzir proporcionalmente o período que você fica diante do celular e até mesmo da TV durante a noite? Experimente incluir esse hábito na sua rotina noturna e sinta a diferença diretamente na qualidade do seu sono.

A luz emitida por esses aparelhos podem te causar insônia porque afetam a produção de melatonina, o hormônio que avisa o nosso cérebro que está na hora de dormir. Portanto, estipule um horário e desconecte-se de forma consciente durante o ritual noturno

Uma outra dica é apagar algumas luzes da casa, deixar o celular silencioso e focar em outras coisas. Use esse momento “meia-luz” para colocar em prática os últimos itens da sua sequência de atividades. 

Crie um hábito saudável

rotina

Aproveite também essa hora da noite e inclua na sua lista um hábito antes de dormir. É a hora perfeita para criar um ritual para ser seguido e dizer ao seu corpo que aquela é a deixa para você ir dormir. 

Você pode ler um determinado número de páginas do seu livro favorito e tomar um chá enquanto mentaliza pensamentos positivos. Também pode acender um incenso ou até planejar de maneira tranquila o dia seguinte. 

Criar esse hábito vai te ajudar a preparar o seu corpo para o sono e complementar a sua rotina noturna. Seja qual for as suas razões, ter um vai te ajudar a ter o melhor sono possível.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: