Truques para decorar e organizar uma cozinha com prateleiras

Como organizar a cozinha com prateleiras

A palavra de ordem em qualquer cozinha é funcionalidade. Seus utensílios e ingredientes precisam estar acessíveis para facilitar o seu dia a dia. E uma tendência bem legal para quem busca praticidade, mas não abre mão de uma decoração especial, é a cozinha com prateleiras

As prateleiras são práticas, bonitas e ainda custam pouco, sendo excelentes opções para decorar sem ter que comprar móveis novos ou reposicionar os móveis já existentes. Confira algumas dicas e vantagens de incluir a prateleira para cozinha na sua casa!

Planejando o posicionamento 

Agora que você decidiu incluir uma prateleira na cozinha, ou várias, é importante planejar bem o espaço em que ela será instalada. Será apenas uma prateleira comprida em uma área? Você vai trabalhar com o marceneiro para criar uma peça que se adapte ao formato da cozinha? Vai fazer várias prateleiras em sequência?

A partir daí, pense no conforto dos cozinheiros. As prateleiras acima da pia, por exemplo, ajudam a manter itens à mão, mas podem atrapalhar quem está lavando as louças. O ideal é que as prateleiras acima de fogões, pias ou bancadas de trabalho sejam um pouco mais altas para não causar nenhum incômodo. 

Também é possível instalar prateleiras com menor profundidade, como essa que tem o tamanho ideal para pequenos itens. Assim, você tem seus temperos à mão, mas não corre o risco de bater a cabeça contra o móvel.  

 A prateleira suspensa na cozinha também é uma aposta bem interessante. Ela pode ser colocada acima de uma ilha, complementando a decoração. Existem também nichos menores, pegboards e muitas ideias de prateleiras criativas para cozinha que deixarão seu ambiente estiloso e prático!

Qual material combina melhor com o ambiente?

Outra escolha importante é o material das suas prateleiras. Confira um pouco sobre os mais utilizados:

  • Prateleira de madeira para cozinha: é o mais usado e um dos mais resistentes. Combina com qualquer decoração, dependendo do acabamento;
  • Prateleira de vidro para cozinha: confere elegância e sofisticação ao ambiente, mas é um pouco menos resistente;
  • Prateleira de ferro para cozinha: as estruturas em ferro levam o estilo industrial para a sua decoração e são duráveis. 

Escolha de cores

Em qualquer decoração, são as cores as maiores responsáveis por conferir o estilo que desejamos! Na cozinha, é claro, não seria diferente. Não existem regras para isso, o mais importante é que você se sinta confortável e confiante com suas escolhas. 

Você pode optar por um ambiente totalmente neutro e monocromático, agregando um visual minimalista e moderno, como na cozinha acima. Já para aquecer o espaço e deixá-lo aconchegante, a madeira é sempre a melhor opção. E por que não criar um estilo divertido com uma parede colorida como plano de fundo?

Vamos organizar a cozinha com prateleiras?

Organizar as prateleiras para cozinha é um trabalho constante. Na sua rotina, você vai perceber o que funciona melhor e ajustar aos poucos, mas algumas dicas são sempre valiosas, não é mesmo? A primeira delas é: aposte em organizadores e potes para mantimentos. 

Potes de vidro armazenam seus mantimentos com segurança e ainda deixam um visual organizado e refinado. Os tamanhos diferentes também ajudam a compor um aspecto interessante para as prateleiras. Mas lembre-se: como eles estão à mostra, tente manter apenas aqueles que você usa diariamente expostos. 

Os cestos também são seus amigos na organização e decoração da prateleira de cozinha. Eles podem organizar panos de prato e utensílios, e esconder embalagens de alimentos, que criam um ar mais desorganizado no espaço.

Os porta-temperos são outra dica boa para a organização da prateleira da cozinha. Não perca tempo procurando esses ingredientes perdidos em uma gaveta, organize-os na prateleira para facilitar a rotina. Clique aqui para conferir algumas opções.

Decoração na medida certa

Como a intenção é que esse ambiente seja o mais funcional possível, os itens decorativos devem ser utilizados com parcimônia. Até mesmo para não deixar essa área de constante movimento muito pesada.

As plantas são sempre bem-vindas, pois completam os cômodos com vida e frescor. Se você optar por temperos como manjericão, salsa e alecrim em bonitos cachepots, as plantas cumprem os papéis de decorar e incrementar suas receitas. 

As bandejas também contribuem com dupla funcionalidade de organização e decoração. Você pode reunir suas xícaras e bule mais bonitos para criar um espaço especial para cafés e chás na sua prateleira. 

E que tal agregar seus livros de receita na decoração da cozinha com prateleiras? Além de bonitos, os livros também ajudam a imprimir seus gostos e sua personalidade em cada cantinho da sua casa. 

Como manter a organização?

Se você gostou das dicas e quer manter a sua cozinha sempre organizada, clique aqui. Nós preparamos um post completo para ensinar como manter uma organização eficaz neste espaço. 

Para encontrar mais produtos para compor uma cozinha bonita e funcional, visite o nosso site! Temos organizadores, cestos, caixas, porta-temperos, vasos, toalhas e guardanapos cheios de estilo e qualidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: