Transforme sua casa com a decoração escandinava

Transforme sua casa com a decoração escandinava

Se você ama design de interiores, já deve ter ouvido falar da decoração escandinava. Inspirada na região que contempla a Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, a estética tem como objetivo unir o minimalismo com o aconchego que as baixas temperaturas pedem.

Quer fazer parte desse estilo? Então veja como criar uma composição sofisticada para quartos, salas, cozinhas e quartos infantis. Siga nossas dicas e esteja sempre por dentro das maiores tendências de decoração.

O que é a decoração escandinava?

O que é a decoracao escandinava

Os países nórdicos vivem dias mais curtos no outono e inverno. Há locais onde o sol chega a ficar semanas sem dar as caras. Por isso, os lares da região precisam priorizar a luz natural e os tons claros, que refletem o pouco de iluminação que há disponível.

Entre outras características marcantes do estilo estão a funcionalidade, minimalismo, simplicidade, tons neutros, móveis em linhas retas e a busca pelo aconchego.

O estilo escandinavo começou a ganhar popularidade a partir das pinturas do sueco Carl Larsson, que retratava sua vida familiar e sua habilidade no design de interiores. Assim, as imagens do artista viraram referência do que viria a ser conhecida como decoração nórdica.

Sala escandinava

Decoracao escandinava sala

Por estar no espaço de convívio da família, a decoração escandinava para sala deve tornar o espaço convidativo. Para isso, aposte em paredes em tons claros, como cinza, bege e branco, que dão ainda mais destaque para as luzes naturais.

Quando for escolher os móveis, prefira o aconchego de materiais naturais, como madeira, palha, sisal e juta. Complemente com itens que dão a sensação de cabana de inverno, como mantas, pelegos e almofadas de crochê. Se quiser, pode incluir algumas espécies de plantas para trazer conforto visual.

Quarto escandinavo

Decoração escandinava quarto

Se na sala recomendamos conforto, no quarto escandinavo ele é praticamente uma lei. No entanto, é importante ter em mente a estética minimalista pregada pelo estilo.

[do_widget id=custom_html-14]

Uma dúvida frequente é como aliar conforto da cama a um look clean. Para isso, aposte em uma combinação de tecidos com no máximo duas cores, mas diferentes texturas. Dessa forma, você cria um visual aconchegante, sem deixar de fora a decoração nórdica.

Cozinha escandinava

Decoração escandinava na cozinha

Para ter uma cozinha escandinava, aposte em armários para todos os lados. Assim, você guarda todos os seus utensílios e cria a unidade visual minimalista que a estética pede.

O estilo nórdico fica por conta dos revestimentos. Na bancada, considere o uso de madeira. Para os azulejos, crie um tom sobre tom de cinza, branco e grafite.

Quarto infantil escandinavo

Decoração escandinava no quarto infantil

O aconchego minimalista da decoração escandinava fica lindo em um quarto infantil. Para não deixar o lado lúdico e divertido de lado, você pode incluir na composição alguns tons pastel, como rosa queimado, azul bebê, bege, areia, verde menta e amarelo.

Lembre-se de incentivar os pequenos a manterem tudo em seu lugar. Distribua caixotes, armários, cestos e estantes para facilitar a organização e ter um espaço sempre bonito.

Praticamente todos os espaços da casa podem se render ao charme escandinavo. Comece agora a usar as inspirações do estilo e tenha um lar sempre alinhado às grandes tendências.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: