Tom sobre tom: como combinar cores

Tom sobre tom: como combinar cores

Válido em todos os ambientes da casa, o tom sobre tom insere um design mais atemporal no décor. Mesmo parecendo um estilo simples, atente-se para não usar matizes iguais e transformar a decoração em algo comum. Ou seja, não deixe de inserir um pouco de cor e contraste.

Se você tem dúvidas sobre como combinar cores com essa técnica, confira abaixo algumas dicas e aposte nessa tendência dentro de casa.

Conheça o que é tom sobre tom

Tom sobre tom: como combinar cores(Reprodução: Pinterest)

A técnica de tom sobre tom é que a mistura de cores na mesma tonalidade. Isso porque o sua nuance é definida através da quantidade de tons que ela possui em sua composição.

Um exemplo disso, é a cor verde, uma mistura de amarelo com azul. As variações na quantidade de nuances irá alterar a tonalidade do verde, mas não sua cor. Assim, existe verde turquesa, oliva, grama, lima, entre outros.

Tom sobre tom: como combinar cores

Além disso, uma forma prática de compor a técnica é entendendo o círculo cromático.

Entenda o círculo cromático e como combinar cores

Tom sobre tom: como combinar cores

Uma maneira simples de entender como combinar cores na decoração é começando pelo círculo cromático. Essa paleta é usada para descobrir possíveis combinações, desde nas paredes de casa até na decoração.

As cores podem influenciar diretamente no ambiente do seu lar, por isso é extremamente importante definir de maneira correta as opções ideais.

Dentro do círculo cromático existe a lei da harmonização e suas três principais coordenações são:

  • Cores complementares: dispõem maior quantidade de contraste entre si e estão em posições opostas. Além disso, o objetivo é que uma cor domine o ambiente e, logo após, em detalhes, a cor oposta apareça;
  • Cores análogas: são as que estão lado a lado e têm a possibilidade de obter tonalidades semelhantes, criando assim uma unidade, ou intercalar com tons neutros;
  • Complementares decompostas: é a combinação entre três cores com distâncias iguais e que formam um triângulo. Você pode apostar em duas tonalidades subjetivas e uma dominante.

Tom sobre tom: como combinar cores

Esses detalhes do círculo cromático podem te auxiliar a inserir, de forma versátil e simples, o tom sobre tom em casa.

Além disso, você pode dispor essa composição a partir de temas. Por exemplo, tons próximos do marrom e bege para criar algo rústico e natural.

Aposte no mix de texturas e estampas

Tom sobre tom: como combinar cores(Reprodução: Pinterest)

Para que você insira alegria e personalidade, fazer um mix de texturas é uma tendência que mantém o seu ambiente em um tom sobre tom perfeito. Para isso, você pode investir em matelassê, tricôs ou veludo.

Além de atemporal e confortável aos olhos, apostar nessa técnica de decoração é uma forma fácil de você entender e praticar como combinar cores. Com isso, você pode criar e inserir nuances na composição do ambiente e ele continua atual mesmo após 10 anos.

O efeito insere, de forma discreta, a sensação de dinamismo e movimento no local.

Isso também funciona com estampas, como as geométricas, por exemplo. Geralmente, suas cores ficam disponíveis para uma composição incrível. Assim, criam um ambiente contemporâneo e moderno.

[do_widget id=custom_html-14]

Detalhes que fazem a diferença

(Reprodução: Pinterest)

Investir em um jogo de cama e toalhas com a tonalidade tom sobre tom é uma forma de manter essa tendência até mesmo no quarto e banheiro. As almofadas e mantas com texturas distintas também podem completar essa decoração, seja na cama ou no sofá.

Além disso, uma vantagem desse recurso é que ele auxilia você no processo de como combinar cores e deixar o seu décor ainda mais lindo.

Uma decoração com assim garante atemporalidade no ambiente e é uma maneira charmosa de embelezar sua casa. Por isso, não deixe de inserir esse detalhe na composição do décor!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: