logotipo artex
Pesquisar

Tom sobre tom: como combinar cores

Tom sobre tom: como combinar cores

Válido em todos os ambientes da casa, o tom sobre tom insere um design mais atemporal no décor. Mesmo parecendo um estilo simples, atente-se para não usar matizes iguais e transformar a decoração em algo comum. Ou seja, não deixe de inserir um pouco de cor e contraste.

Se você tem dúvidas sobre como combinar cores com essa técnica, confira abaixo algumas dicas e aposte nessa tendência dentro de casa.

Conheça o que é tom sobre tom

Tom sobre tom: como combinar cores(Reprodução: Pinterest)

A técnica de tom sobre tom é que a mistura de cores na mesma tonalidade. Isso porque o sua nuance é definida através da quantidade de tons que ela possui em sua composição.

Um exemplo disso, é a cor verde, uma mistura de amarelo com azul. As variações na quantidade de nuances irá alterar a tonalidade do verde, mas não sua cor. Assim, existe verde turquesa, oliva, grama, lima, entre outros.

Tom sobre tom: como combinar cores

Além disso, uma forma prática de compor a técnica é entendendo o círculo cromático.

Entenda o círculo cromático e como combinar cores

Tom sobre tom: como combinar cores

Uma maneira simples de entender como combinar cores na decoração é começando pelo círculo cromático. Essa paleta é usada para descobrir possíveis combinações, desde nas paredes de casa até na decoração.

As cores podem influenciar diretamente no ambiente do seu lar, por isso é extremamente importante definir de maneira correta as opções ideais.

Dentro do círculo cromático existe a lei da harmonização e suas três principais coordenações são:

  • Cores complementares: dispõem maior quantidade de contraste entre si e estão em posições opostas. Além disso, o objetivo é que uma cor domine o ambiente e, logo após, em detalhes, a cor oposta apareça;
  • Cores análogas: são as que estão lado a lado e têm a possibilidade de obter tonalidades semelhantes, criando assim uma unidade, ou intercalar com tons neutros;
  • Complementares decompostas: é a combinação entre três cores com distâncias iguais e que formam um triângulo. Você pode apostar em duas tonalidades subjetivas e uma dominante.

Tom sobre tom: como combinar cores

Esses detalhes do círculo cromático podem te auxiliar a inserir, de forma versátil e simples, o tom sobre tom em casa.

Além disso, você pode dispor essa composição a partir de temas. Por exemplo, tons próximos do marrom e bege para criar algo rústico e natural.

Aposte no mix de texturas e estampas

Tom sobre tom: como combinar cores(Reprodução: Pinterest)

Para que você insira alegria e personalidade, fazer um mix de texturas é uma tendência que mantém o seu ambiente em um tom sobre tom perfeito. Para isso, você pode investir em matelassê, tricôs ou veludo.

Além de atemporal e confortável aos olhos, apostar nessa técnica de decoração é uma forma fácil de você entender e praticar como combinar cores. Com isso, você pode criar e inserir nuances na composição do ambiente e ele continua atual mesmo após 10 anos.

O efeito insere, de forma discreta, a sensação de dinamismo e movimento no local.

Isso também funciona com estampas, como as geométricas, por exemplo. Geralmente, suas cores ficam disponíveis para uma composição incrível. Assim, criam um ambiente contemporâneo e moderno.

[do_widget id=custom_html-14]

Detalhes que fazem a diferença

tom sobre tom pequenos detalhes 1(Reprodução: Pinterest)

Investir em um jogo de cama e toalhas com a tonalidade tom sobre tom é uma forma de manter essa tendência até mesmo no quarto e banheiro. As almofadas e mantas com texturas distintas também podem completar essa decoração, seja na cama ou no sofá.

Além disso, uma vantagem desse recurso é que ele auxilia você no processo de como combinar cores e deixar o seu décor ainda mais lindo.

Uma decoração com assim garante atemporalidade no ambiente e é uma maneira charmosa de embelezar sua casa. Por isso, não deixe de inserir esse detalhe na composição do décor!

Conteúdos que você vai gostar também: