Sala pequena: 9 dicas para transformar seu espaço

Sala pequena - 9 dicas

Você tem uma sala pequena e acha que não é possível fazer com que ela fique espaçosa e aconchegante? A boa notícia que temos para dar é que é possível, sim, transformar esse ambiente e deixá-lo mais convidativo, harmonioso e autêntico.

Algumas pequenas mudanças na paleta de cores aplicada ao espaço, posicionamento de móveis, iluminação e outros aspectos simples podem garantir a completa alteração de um ambiente como a sala pequena. Dessa forma, veja nove dicas de como transformar uma sala pequena. Confira!

1- Escolha uma paleta de cores unificada

Sala pequena - paleta de cores

Espaços maiores comportam bem uma mistura de cores e diferentes tonalidades. Os menores, porém, ganham um aspecto de bagunça e menos conforto se a paleta não for bem escolhida. Ambientes como a sala pequena devem conter uma cor dominante, que precisa ser aplicada a móveis e acessórios. Depois, outras tonalidades dessa mesma paleta devem ser utilizadas em acessórios como almofadas, cortinas e mantas de sofá, por exemplo.

[do_widget id=custom_html-14]

2- Use os espelhos com sabedoria

Sala pequena - espelhos

Espelhos dão o aspecto de profundidade e amplitude a um ambiente. Quanto menor o local, mais esse acessório é importante. Por isso, em uma sala pequena, a ordem é investir em um espelho. Ele pode de parede inteira ou meia parede. O importante é que ele reflita melhor a luz, assim ajudando na iluminação do ambiente.

Uma dica é montar uma composição com vários espelhos pequenos, criando uma peça decorativa.

3- Aproveite a luz natural e evite cores escuras nas cortinas

Sala pequena - luz natural

Como falamos acima, as cores escuras tendem a conferir um aspecto ainda menor a um ambiente já pequeno. Dessa forma, ao escolher as cortinas da sala pequena, priorize tecidos finos e leves, como voil, seda ou shantung. Assim você deixa a luz natural entrar à vontade. A sensação de pouco conforto e aperto ficará muito menor, já que o espaço ficará mais leve e convidativo.

4- Escolha um tapete que favoreça o ambiente

Sala pequena - tapete

Quando maior o tapete, mais amplo o ambiente vai parecer. Essa é uma regra de ouro da decoração para sala pequena. Uma dica para acertar nessa escolha é investir em um tapete grande que englobe todos os móveis.

O ideal é que ele fique de 20 a 50 cm debaixo do sofá. Então, vale ousar nesse momento. Portanto, é importante não esquecer da regra de que cores escuras ou muitas tonalidades misturadas dão a sensação de ambiente reduzido.

5- Aposte em um sofá que não prejudique a circulação

Sala pequena - sofá

De nada adianta ter um sofá confortável e não ter mais espaço para circular na sala pequena. Por isso, o recomendável é apostar em um modelo que permita a inclusão de acessórios e o livre trânsito de pessoas pelo ambiente.

Para trazer mais aconchego e conforto, a dica é investir em um sofá menor e poltronas ou pufes, que podem ser movidos de acordo com a necessidade do momento.

6- Abra mão da mesa de centro, se necessário

Sala pequena - mesa de centro

A mesa de centro ainda compõe diversos ambientes e é altamente funcional. Entretanto, na sala pequena, ela às vezes precisa dar lugar a um espaço para circulação, deixando o local respirar.

Se esse for o seu caso e o local não comportar esse móvel, não há motivo para preocupação. Uma mesinha lateral pode ser tão eficiente e charmosa quanto a de centro. E ainda oferece a possibilidade de ser movida para diferentes lugares.

7- Cuidado para não poluir demais o ambiente

Sala pequena e clean

Sabe aquela vontade de preencher cada espacinho e deixar tudo bem decorado? Na maioria das vezes, essa ação pode deixar o ambiente poluído e com informações demais.

O segredo de como decorar uma sala pequena é investir em elementos minimalistas, deixando alguns espaços vazios e, consequentemente, a decoração mais leve.

8- Invista nos móveis com mais de uma função

Sala pequena - móveis

Você provavelmente conhece alguns móveis multifuncionais. Eles são ideais para ambientes como a sala pequena. Aposte, por exemplo, em uma mesa de centro com aberturas ou aparador com gavetas. Mesas de centro que se expandem ou peças com rodinhas, para serem levadas a outros espaços, são uma escolha inteligente para quem tem pouca metragem sobrando.

9- Use e abuse de mantas, almofadas e acessórios

Sala pequena - acessórios

Transformar uma sala pequena pode exigir muito menos do que se imagina. Isso porque, ao compor a base neutra e com tons mais sóbrios, como falamos anteriormente, você pode investir em almofadas coloridas e de diferentes estampas, mantas para sofá e acessórios que darão o toque final ao espaço. Tudo, é claro, sempre tendo em mente que o foco é ampliar o local e trazer mais conforto.

A sala pequena pode, sim, transformar-se em um dos ambientes mais queridos e acolhedores da casa. Com um pouco de capricho, combinação certa de cores, acabamentos e os móveis certos ela se transformará em um sucesso!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: