Passos para decorar cozinha com lavanderia integrada

A cozinha com lavanderia integrada é uma realidade na casa de muitas pessoas. Hoje, a maioria dos apartamentos é planejado dessa forma, pois isso otimiza muito os espaços pequenos e facilita a rotina dos moradores. Caso você compre um apartamento novo, provavelmente encontrará um local assim.

Alguns não gostam da cozinha com área de serviço integrada, pois acham que ela prejudica o visual da casa. Contudo, outros preferem a praticidade que ela gera no dia a dia. Se você quer encontrar maneiras de deixar esse espaço mais bonito e otimizado, confira as dicas a seguir!

Organize o ambiente

Sabemos bem que esses dois ambientes são propensos a acumular bagunça. Por isso, a organização é chave na decoração de cozinhas junto de lavanderia. Para facilitar a arrumação, invista em móveis inferiores e superiores. Depois, defina um espaço para cada coisa para evitar acúmulo sobre os balcões. 

Planeje móveis com espaços separados para guardar roupas sujas, produtos de limpeza, vassouras, etc. Máquinas de lavar embutidas em armários também auxiliam muito a ordenação e o visual final da cozinha integrada. Esse é um ponto bem importante para o estilo ficar totalmente harmônico.

Deixe o espaço coeso

A coesão é um ponto muito importante quando falamos de cozinha e lavanderia juntas. O truque para esses ambientes não parecerem uma bagunça é decorá-los de maneira conjunta, considerando-os um espaço só. 

Para isso, as cores são muito importantes. Usar os mesmos tons nos dois locais cria uma sensação de amplitude. Assim, a cozinha conjugada com área de serviço pequena parece muito maior do que é realmente. Isso ocorre, sobretudo, com tons mais claros, como o branco. As tonalidades refletem luz e dão a ilusão de que qualquer cômodo é mais amplo. 

Isso também ajuda a criar uma “separação” entre esses espaços e o restante da casa. Na cozinha com conceito aberto, que pode ser vista a partir da sala de estar ou jantar, isso é importante para delimitar bem os ambientes. 

Escolha eletrodomésticos e utensílios bonitos

Pode parecer besteira, mas escolher eletrodomésticos bonitos auxilia no visual de cozinha com lavanderia integrada. É interessante seguir o mesmo tom na máquina de lavar, no fogão, no micro-ondas e nos demais eletrodomésticos. Isso ajuda muito na coesão da lavanderia integrada.

Apostar em utensílios de cozinha estilosos também leva um toque especial para o ambiente. Assim, use vasilhas e potes para guardar comida e utilize seus utensílios de cozinha, como tábuas e espátulas, para decorar o espaço. Isso faz muita diferença no visual final, que fica funcional e agradável. 

Inclua elementos decorativos

Outra maneira de deixar esse local mais acolhedor é incluir itens decorativos que combinem com o seu estilo. Então, que tal adicionar alguns quadros nas paredes? Você pode usar uma passadeira que ocupe bem o espaço de cozinha com lavanderia integrada para aquecer o piso do ambiente. 

Móveis de apoio deixam a área mais prática e convidativa. Cachepots de chão com algumas plantas trazem vida para qualquer lar. Por fim, mesas laterais podem auxiliar lugares pequenos, servindo de suporte para as chaves e as compras do mercado, por exemplo. 

Ilumine bem o ambiente

Outra dica para qualquer cômodo parecer maior é investir em iluminação. Além disso, como você cuida da limpeza e prepara as refeições nesse local, é importante ter claridade extra. Assim, fica mais fácil realizar as tarefas do dia a dia.  

Se sua cozinha com lavanderia integrada tem muita luz natural, você já tem um ótimo ponto de partida! Se esse não for o caso, faça um planejamento para deixar o cômodo mais iluminado. Acrescente luminárias de teto e parede ou até luzes de LED nos móveis. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: