Organização de casa cômodo por cômodo

Organização de casa

Ter um espaço arrumado ajuda a clarear as ideias e é ótimo para deixar o dia a dia mais prático. Mas sabemos que a organização de casa pode ser desafiadora para quem não tem tempo de cuidar da ordenação de cada cantinho. Parece que, em um determinado momento, os objetos ganham vida própria e saem do lugar sozinhos, não é mesmo?

O segredo para manter a casa arrumada está no planejamento e na manutenção. Para te auxiliar, trouxemos este artigo, com dicas de organização de casa que vão te ajudar a atingir o tão sonhado espaço onde tudo está em seu devido lugar. 

Siga o mantra: cada coisa em seu lugar

Organização de casa

No dia a dia, é comum ter aquela gaveta de bagunças ou armário lotado de peças que não são usadas há muito tempo. Porém, esse é um dos maiores erros na hora de arrumar a casa, principalmente se estamos falando de organização de casa pequena.

Por isso, uma das dicas de organização mais importantes é que cada coisa tenha sua “garagem’”, ou seja, um lugar para estacioná-la quando não estiver em uso. Assim, todos os moradores da casa saberão exatamente onde colocar as peças. Essa também é uma excelente forma de incentivar as crianças a serem organizadas desde cedo.

Colocando ordem na cozinha

Organização de casa

Quer saber como organizar uma cozinha? Então é importante entender que, nesse ambiente, a unidade visual conta (e muito!). Por isso, quando você for guardar algo em um armário aberto, uma boa dica é optar por peças que combinem entre si. Isso vale para louças, copos, taças e outros itens para servir.

Para a despensa, siga o mesmo truque. Para isso, você pode investir em potes de vidro ou plástico e guardar os alimentos não perecíveis, evitando aquela poluição visual das embalagens originais dos produtos. Esse passo também vai deixar seu dia a dia mais prático e conservar seus alimentos melhor.

Na geladeira, guarde os alimentos seguindo a data de vencimento. Por exemplo, iogurtes e queijos, que perecem rapidamente, podem ser colocados na primeira prateleira, ao alcance dos olhos. Já molhos e enlatados, que duram mais, são dispostos nos espaços de baixo.

Quarto com tudo no lugar

Organização de casa

Como organizar o quarto também é uma questão muito comum quando falamos em casa arrumada. Aqui, o grande protagonista da ordenação é o guarda-roupas, local onde geralmente sobram peças e falta espaço.

O truque para arrumar o guarda-roupas é, antes de mais nada, tirar tudo de dentro. Essa é a única forma de ver quantas peças realmente você tem dentro do armário e repensar se precisa de cada uma delas. A lógica é se perguntar: ‘’Eu prefiro essa roupa ou mais espaço?’’. Se a resposta for a segunda opção, é hora de colocar o item na pilha de doações.

Um erro que muitos cometem e que faz com que a organização do guarda-roupas não seja sustentável diz respeito à dobra. Fazer uma pilha de roupas nunca é uma boa ideia. A dica é fazer a dobra abaixo e colocar os itens de pé. Assim, você tem uma visão geral de tudo e não bagunça a gaveta na hora de puxar uma peça.

Como dobrar camisetas

Para gavetas de miudezas, aqui vai uma dica que pode ser usada na organização de casa no geral: aposte em acessórios que possam ajudar a manter tudo no lugar. Isso vale tanto para gavetas de meias e roupas íntimas quanto para a penteadeira, escrivaninha e até a mesa de cabeceira. Invista em caixinhas, bandejas e divisórias, e veja como a sua rotina ficará muito mais prática.

A lavanderia também merece atenção

Como organizar lavanderia

Muitas vezes a lavanderia é esquecida na hora de fazer a tanto a decoração quanto organização de casa. Mas não é só porque esse espaço não recebe visitas que ele deve ser deixado de lado, não é mesmo? Uma área de serviço arrumada facilita — e muito! — o dia a dia de limpeza e pode deixar a faxina menos complicada.

Mas como organizar a lavanderia? Primeiramente, você precisa separar seus produtos de limpeza por frequência de uso. Os que são líquidos e de uso diário (limpadores multiuso, desinfetantes e álcool) podem ser colocados em borrifadores para facilitar a aplicação. O sabão em pó também pode ir em um recipiente próprio.

Por ser um espaço pequeno, a lavanderia pode ser difícil de manter organizada. Por isso, nossa dica é: aproveite cada espacinho. Não tenha medo de usar as paredes para colocar prateleiras, ganchos e aramados. Atrás da porta também pode ser um local explorado para guardar vassouras e rodos.

Navegue pelo site da ARTEX e encontre organizadores, bandejas e outras peças que vão facilitar na hora de fazer a organização de casa e manter tudo arrumadinho até a próxima faxina.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: