O poder transformador da decoração com almofadas

Decoração com Almofadas

Uma das sensações mais gostosas do mundo é se jogar na cama e ser recebido por um monte de almofadas. Ou então, abraçar uma delas enquanto assiste aquele filminho. Pois é, uma decoração com almofadas tem esse dom de criar uma atmosfera bonita e aconchegante.

Essas peças são capazes de levar conforto à sala, ao quarto ou ao cantinho de leitura. Mas não para por aí: as almofadas também carregam consigo muita personalidade e estilo para mudar a cara de um ambiente.

Trocando capas e aproveitando as milhares de possibilidades de estampas, texturas e tamanhos, uma composição de almofadas consegue renovar o décor rapidamente, de maneira econômica e com muita originalidade.

Por que usar almofadas na decoração?

Você já parou para pensar por que usar almofadas decorativas pode ser tão transformador? Separamos alguns motivos que vão te fazer querer encher sua casa com esses objetos tão aconchegantes:

  • É possível acomodar mais vistas com aconchego: basta espalhar algumas almofadas pelo chão que todos conseguem se sentar com conforto;
  • Essas peças levam muita versatilidade para a sua decoração, já que é só trocar a capa que elas dão uma cara completamente nova para o décor;
  • Elas refletem a personalidade dos moradores e podem se adaptar ao estilo decorativo de cada cômodo,
  • A decoração com almofadas cria uma atmosfera muito mais aconchegante e acolhedora, tanto para visitas como para os moradores.

O estilo decorativo e a almofada

Com tantos tipos de almofadas existentes no mercado, é normal ficar um pouco perdido e não saber qual escolher para chamar de sua. Um bom começo é pensar no estilo decorativo que você segue no cômodo.

Se tem um quarto minimalista ou quer equilibrar móveis coloridos, invista em peças de tons neutros ou sem estampa. As estampas como poás, pied de poule e listras, que são mais clássicas, também combinam muito com esse estilo decorativo.

Na decoração com almofadas boho, você pode usar e abusar de cores e texturas: misture tricô, bordados, tassels, pompons e tecidos diferentes. Já os mais modernos aproveitam composições de tons mais frios e estampas geométricas.

Para quem gosta do décor clássico, estampas com arabescos e flores, bordados aplicados e tons neutros são perfeitos. Essas almofadas mais tradicionais também combinam bastante com o estilo romântico.

Círculo cromático
O círculo cromático ajuda a visualizar quais são os tons complementares (que ficam em lados opostos, mas combinam) e análogos (que são parecidos, então ficam um ao lado do outro no círculo).

Harmonizando as cores

Se a sua intenção é um cômodo mais discreto, pode escolher os tons mais fechados ou mais neutros. Para os estilos escandinavo e romântico, invista em tons pastel ou combine com as cores dos demais móveis do ambiente.

O seu perfil é mais ousado e você quer apostar em tons mais chamativos? Então pode se jogar nas almofadas coloridas. Aposte no círculo cromático, que te ajuda a mesclar cores com mais facilidade. 

As combinações complementares do círculo combinam muito bem e levam alegria para o espaço, já as análogas seguem um padrão parecido e, por isso, podem ajudar na criação de um ambiente mais linear.

Decoração com almofadas no quarto

Decoração com almofadas no quarto

Além de trazer um ar super aconchegante para o ambiente, a almofada para cama também decora e imprime toda a personalidade de quem vive ali. Muito bem-vindas também em poltronas e cadeiras auxiliares, elas dão um up na decoração e podem ser diferentes em cada quarto da casa.

No das crianças, por exemplo, você pode optar por tons pastel enquanto elas são menores e ir mudando as cores e formatos à medida que elas forem crescendo e se encantando por personagens de desenhos. Assim, a decoração se renova sem precisar trocar o mobiliário. 

Já na cama do casal, as almofadas trazem um aconchego maior para as noites de descanso e podem seguir a linha decorativa que eles mais curtem. Pode brincar com cores e texturas a vontade. Basta pensar no tamanho da cabeceira. O ideal é que as peças não cubram essa parte! 

Usando almofadas decorativas na sala

A sala é o espaço onde recebemos visitas e passamos bons momentos de lazer e diversão em família. Por isso, o aconchego e o bem-estar desse cômodo são tão importantes. E apostar na decoração com almofadas te ajuda a conseguir essa atmosfera acolhedora investindo pouco.

Na hora de escolher a almofada para sofá, leve em consideração o tamanho do encosto do seu móvel: almofadas menores para encosto mais baixo e tamanhos maiores para encostos mais altos.

Além disso, invista em cores e estampas que conversem entre si e com a decoração do espaço de uma maneira geral. Comprar almofadas de tamanhos diferentes também é uma boa pedida, assim você cria um ambiente harmônico e com boa impressão visual. Um truque para combinar diversos tamanhos é deixar as maiores atrás das menores.

Quantas almofadas usar em cada tipo de sofá?

Cada sofá pede um determinado número de almofadas de acordo com seu tamanho. Você sabe quantas usar no seu? Ainda não? Separamos algumas das principais dicas para cada móvel, confira:

  • Sofás de dois lugares: a dica é usar duas almofadas de cada lado, no caso dos maiores, e não passar de três nos menores. Pode apostar em almofadas diferentes em cor e textura;
  • Sofá de três lugares: você pode separar até cinco almofadas para esse móvel. É legal fazer dois pãezinhos com uma almofada pequena e outra maior e colocar nos cantos do sofá, e outra maior para o centro.
  • Sofás de canto: como são maiores, eles geralmente comportam muito mais peças. Uma boa composição são duas almofadas em cada canto e três no meio,
  • Sofás retráteis: uma solução simples e aconchegante é usar duas almofadas no canto fechado do sofá e três no lado aberto. Se for manter os dois lados fechados, pense se é um móvel para três ou dois lugares e use o número indicado para cada tamanho.
O seu cantinho de leitura mais aconchegante

O seu cantinho de leitura mais aconchegante

É apaixonado por leitura e tem ou quer montar um cantinho especial só para esse momento da sua rotina? Saiba que as almofadas podem deixar esse ambiente ainda mais confortável.  

Fofinhas, elas podem funcionar como um encosto para suas costas ou um descanso para os pés. Além disso, uma almofada é capaz de levantar o astral e dar uma atualizada na decoração. Ela também deixa sua personalidade ainda mais evidente. 

Na ARTEX temos almofadas estampadas, lisas, coloridas, neutras e nos mais variados formatos para te ajudar na decoração da sua casa. Entre no nosso site e escolha peças para a casa toda.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: