O estilo de decoração clássica combina com você?

Alguns visuais demonstram riqueza, luxo e bom gosto. A decoração clássica é um deles. Sempre presente nas inspirações de décor, ela eleva qualquer ambiente. É um estilo tanto clássico quanto atemporal. Ao decorar a sua casa dessa forma, você nunca mais vai se preocupar se os itens estão fora de moda. 

Porém, esse estilo exige cuidados. Afinal, a premissa da decoração clássica é ser elegante. Portanto, exageros podem prejudicar esse visual, levando essa estética para algo mais maximalista. É importante evitar que o espaço fique muito caricato. Então, confira mais sobre esse décor e saiba como aplicá-lo na medida certa.

O que é a decoração clássica?

Na arquitetura, o clássico é caracterizado por ambientes bem amplos e pés-direitos altos muito ornamentados. Desde os rodapés até os acabamentos do teto, os detalhes são muito importantes para o estilo clássico de decoração

Eles transmitem a imponência dos palácios europeus, que inspiram esse design. Nos dias atuais, esse estilo se apresenta por meio de paredes de boisserie, tetos com gesso, colunas e cores sóbrias. 

Na decoração clássica, destacam-se os móveis robustos e bem detalhados. Em geral, eles são feitos com madeiras em tons mais escuros. Além disso, possuem formatos detalhados, com curvas e pés especiais. Eles contam com desenhos, pinturas e acessórios em tons de dourado e bronze.

Da mesma forma, os tecidos mais volumosos e luxuosos, como o veludo, conferem uma aparência deslumbrante ao ambiente. A qualidade e o acabamento dos artigos têxteis são importantes, sobretudo no quarto de estilo clássico, pois são peças essenciais para ter uma cama bem arrumada, com acabamento impecável. 

Inspire-se e reproduza em seu lar!

Se você se apaixonou por esse estilo decorativo, veja como levá-lo para a sua casa! A decoração clássica moderna é uma versão atualizada desse visual, que deixa o lar muito elegante. Além disso, ela é mais leve e se adapta melhor aos dias atuais e às necessidades de uma residência moderna.  

Como mencionado, para encontrar itens de decoração clássica, é importante observar os elementos principais. Por isso, a silhueta dos móveis é um bom ponto de partida. Busque itens com acabamentos arredondados e detalhados. Na decoração clássica, a sala ganha um ar elegante, com sofás em acabamentos de capitonê, por exemplo.

Aliás, móveis estofados têm tudo a ver com a decoração clássica! Assim, pufes, poltronas, cadeiras e sofás com revestimento em tecido ajudam muito a criar esse estilo elegante. Essas peças também contribuem para mais conforto e aconchego no dia a dia. 

Adapte a decoração clássica ao seu ambiente

A sala de estar clássica moderna também pode contar com acabamentos dourados, como luminárias e lustres. Outra boa opção são quadros ou espelhos com molduras nessa mesma tonalidade, em formatos clássicos. Para as paredes, opte por tons de branco ou bege, deixando o ambiente arejado e atemporal. 

Para trazer a decoração clássica aos dias atuais, mescle alguns desses elementos tradicionais com itens modernos. Você pode se inspirar nas salas de jantar clássicas para a sua casa, com uma mesa e umas cadeiras bem elegantes. Para modernizar, inclua uma cor diferente na parede, algo que fuja do comum, ou quadros com ilustrações modernas e cores complementares. 

Quarto clássico, mas moderno

Para a decoração do quarto clássico moderno, a mesma regra pode ser aplicada. Uma cabeceira com capitonê e formatos detalhados deixam o ambiente imponente. Você pode equilibrar esse efeito com luminárias modernas nas mesas laterais. Se você não tiver uma cabeceira, crie uma com boisserie na parede, que traz elegância para qualquer espaço!

A decoração clássica pede por roupas de cama com acabamentos bem especiais. Dê preferência a jogos de lençol com dobra-feita, que criam um acabamento perfeito ao arrumar a cama. Vale apostar em itens florais ou cores tradicionais, como branco e bege, que são atemporais e combinam com todos os estilos!

Para complementar, as capas de almofada aveludadas dão o acabamento que a sua cama precisa! Elas trazem o glamour do veludo ao ambiente, sem pesar na decoração. Além disso, são versáteis e permitem a redecoração a qualquer momento. Essa é uma forma excelente de mudar o estilo do cômodo sem transformar o visual por completo.  

O quarto clássico moderno demanda bastante iluminação. Portanto, vale a pena investir em cortinas leves, que deixem a luz entrar. Para complementar, inclua luminárias e abajures. A luminosidade faz toda a diferença no acabamento de qualquer decoração!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: