Mesa de café da tarde: 5 inspirações

Mesa de café da tarde

Presente como uma verdadeira tradição familiar, por conta do clã real britânico, desde meados do século XIX, as refeições no meio do dia têm se popularizado no Brasil. Atualmente, muitas pessoas não abrem mão de fazer essa pausa e preparar sua mesa de café da tarde para recarregar as energias e melhorar o humor.

Por isso, listamos boas inspirações para você inovar e se atentar na hora de servir a mesa de café da tarde, seja para aquele evento especial com as amigas ou para o dia a dia. Confira!

1 – Estilo da mesa de café da tarde

Mesa de café da tarde - Estilo da mesa

Uma mesa de café da tarde tradicional tem um toque clássico, quase provençal, pois remete aos grandes encontros entre rainhas e princesas. Entretanto, você pode variar os tons, além de personalizar a composição usando objetos decorativos diferentes do que costumamos ver.

Assim, apostas como mesclar rosa e branco, remetendo ao vintage, tonalidades coloridas ou tons pastel, imprimem harmonia ao seu décor.

2 – Detalhes e disposição das louças

Mesa de café da tarde - Detalhes e disposição das louças

A mesa posta para esse tipo de ocasião deve ser simples e certeira. Aposte em peças e utensílios de porcelana, por exemplo, sem esquecer de adequar a paleta de cores adotada ao estilo de mesa. A disposição das louças também deve ser levada em consideração para o lanche da tarde.

No caso dos talheres, independente da quantidade, prefira deixá-los dispostos de forma simples, para não confundir seus convidados. Quanto aos pratos, geralmente os mais usados em uma mesa de café da tarde são os de sobremesa e bowls para comidas pastosas e líquidas.

Além disso, os copos e taças também devem estar dispostos à mesa de forma simples. Isso se dá pois, na maioria das ocasiões, estes só serão utilizados para servir água, drinks e bebidas geladas.

Em contrapartida, jogos de xícaras e pires são artigos fundamentais para seu café e chamam toda a atenção. Então, lembre-se de colocar a xícara por cima do pires e tudo isso por cima do prato de sobremesa, no centro do jogo americano.

3 – Jogo americano à mesa

Mesa de café da tarde - Jogo americano à mesa
(Reprodução: Pinterest)

Para compor o décor da sua mesa de café da tarde, é essencial que você insira incríveis jogos americanos. Mais práticos, fáceis de limpar e armazenar, eles permitem que você crie decorações para todos os estilos de mesa posta. Além disso, preparar e desmontar sua composição ficará muito mais fácil.

[do_widget id=custom_html-14]

4 – Guardanapos completam o décor

Mesa de café da tarde - Guardanapos completam o décor
(Reprodução: Pinterest)

Guardanapos são grandes aliados em sua decoração, pois são charmosos e versáteis. Uma aposta certeira é investir em opções de linho e tons neutros, como cinza, branco e azul. No entanto, para não ser apenas bonito, coloque o guardanapo de forma funcional e não deixe que ele se perca na decoração.

5 – Menu sem erros

Mesa de café da tarde - Menu sem erros

A escolha do menu dependerá da quantidade de pessoas convidadas para seu lanche da tarde. Então, invista em pães, bolos, frios, sanduíches pequenos, quiches e outros quitutes que podem ser petiscados facilmente durante o encontro. Já as bebidas, além dos chás, você também pode servir café, leite, sucos e, até mesmo, drinks, a fim de agradar os mais diferentes paladares.

Confira abaixo duas incríveis receitas de lanche da tarde:

Biscoito de banana com aveia

  • 2 bananas nanicas amassadas;
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal;
  • 1 xícara de chá de aveia em flocos finos;
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó;
  • 1/4 de xícara de chá de castanha do pará picadas (opcional);
  • 1/4 de xícara de chá de uvas passas (opcional);
  • canela em pó a gosto.

Modo de preparo: Coloque os ingredientes em uma vasilha e misture bem até obter uma consistência uniforme. Logo após, pré-aqueça o forno a 180º C e unte uma forma. Leve ao forno por 20 minutos e retire quando obter uma massa sequinha.

Cappuccino caseiro

  • 1 xícara de chá de café solúvel;
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de chá de bicarbonato em pó;
  • 3 xícaras de chá de leite em pó;
  • 1 xícara de chá de açúcar;

Modo de preparo: Amasse o café solúvel e misture todos os ingredientes. A seguir, prepare uma xícara com 250 ml de água quente e então coloque 2 colheres de sopa do cappuccino. Misture até dissolver e sirva.

Use e abuse da criatividade e componha os elementos de forma equilibrada. Tudo precisa ornar! Com essas dicas, com certeza sua mesa de café da tarde será charmosa e inesquecível.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: