logotipo artex

Inclua cores fortes para um décor cheio de personalidade

Você gosta de usar cores quentes na sua decoração?

As cores fortes são, muitas vezes, tabu na decoração. Há quem as evite a qualquer custo para não deixar os ambientes pesados. Outros dizem que elas devem ser incluídas na decoração em pequenas doses. 

Porém, existem pessoas que gostam de incluí-las em um cômodo inteiro, criando um visual bem audacioso e único. Realmente, adicionar tons diferentes e ousados no décor pode gerar dúvidas, mas, hoje, vamos te ajudar a escolher cores fortes e ensinar como posicioná-las estrategicamente na sua casa!

O que são cores fortes?

Normalmente, chamamos de cores fortes os tons com alta saturação. As cores saturadas têm mais pigmento em sua composição, o que as torna mais vibrantes. Elas também podem ter pigmentos de cinza ou preto, deixando-as mais intensas, porém, atenuadas.

Em contraponto, os tons pastel têm muito branco em sua composição, o que dilui um pouco as cores e as deixa mais leves e amenas. Por isso, os tons pastel tendem a deixar os ambientes mais claros e iluminados. Já as cores fortes deixam o espaço mais sóbrio, ousado e quente, entre tantas outras possibilidades. 

Posso usar cores fortes na parede?

Pode e deve! Se você gosta de cores fortes, deve usá-las na decoração sem medo. Como dissemos, as cores fortes na decoração podem ter efeitos distintos, conforme a cor utilizada e a composição planejada. 

Para ambientes quentes: se você quer aquecer um ambiente, dê preferência às cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo. Essas cores escuras para parede são vivas e estimulantes, transmitindo alegria, descontração e calor. 

Deixe sua casa ensolarada com tons quentes

Elas ficam ótimas em composições com madeiras e combinadas com móveis neutros, como cinza, branco e preto. Para colocar essas cores fortes na parede sem medo, você pode investir em uma meia parede, em um arco ou em apenas uma parede colorida. 

Investindo em cores frias: a decoração escura também pode ser feita com tons frios, como azul e cinza. Enquanto os tons quentes aquecem o ambiente e deixam tudo vibrante, os tons mais frios trazem sensação de sobriedade, sofisticação e elegância. 

Os tons de branco são ótimos para combinar com essas cores frias e escuras. Outra boa opção é fazer uma composição de tom sobre tom. Por exemplo: uma parede azul-marinho combinada com tons mais leves de azul fica muito elegante.

O azul traz elegância aos ambientes

Cores fortes na decoração do quarto

O quarto é um dos ambientes em que as pessoas mais têm receio de utilizar cores fortes. No entanto, cores escuras para quarto dão resultados muito interessantes. Dependendo de como são utilizadas, elas deixam o espaço totalmente acolhedor.

É o caso das cores fortes na cabeceira da cama. A cor escura cria um aconchego especial para a hora de dormir, embalando seus sonhos em bem-estar e calmaria. Sobretudo se você apostar em tons como vinho, azul, verde-escuro e cinza.

Elegância para salas de estar e jantar

As cores fortes ficam lindas em espaços de receber

As cores fortes também levam essa elegância para as salas de estar e jantar. Elas ficam ótimas nesses ambientes para receber as visitas com muito estilo. Além de incluir cores fortes na parede, você pode investir em objetos decorativos que combinem com o espaço.

Outra forma de trazer essas cores para dentro de casa é por meio do aparelho de jantar. Em contraponto com toalhas e guardanapos brancos, eles criam um equilíbrio perfeito para uma mesa muito sofisticada.  

As melhores cores para a sua casa

Se você estiver se questionando sobre quais são as cores escuras mais indicadas para a sua casa, lembre-se de que tudo depende. Isso varia de acordo com o seu gosto, com a sensação que quer transmitir naquele ambiente e com os demais itens de décor que se quer introduzir no espaço.

Um bom ponto de partida é criar uma tela de inspiração no Pinterest. Assim, você consegue planejar o ambiente, a paleta de cores e decidir previamente as cores fortes que vai incluir no cômodo com as demais peças.

Compreenda as sensações que as cores transmitem para o ambiente. Conheça algumas delas:

  • Vermelho: paixão, energia, força e calor;
  • Amarelo: alegria, otimismo, verão e esperança;
  • Laranja: humor, energia, entusiasmo e extravagância;
  • Azul: lealdade, paz, segurança e confiança;
  • Verde: perseverança, calma, orgulho e consciência;
  • Roxo: nobreza, mistério, transformação e espiritualidade;
  • Preto: poder, sofisticação, formalidade e elegância.

Comece aos poucos

Se você ainda tem receio de ousar na escolha das cores, comece aos poucos com itens de decoração, como vasos, livros e outros objetos decorativos. Eles são uma boa mudança gradual de decoração para incluir no ambiente.

Outra forma interessante de fazer isso é adicionando roupas de cama com cores fortes no seu quarto. Elas podem ser mudadas a qualquer momento, combinadas com cores claras e, ainda assim, têm grande impacto.

Confira o nosso site para encontrar roupas de cama, móveis, decoração e itens para banho que combinam com todos os estilos!

Conteúdos que você vai gostar também: