Ideias simples e práticas para decorar home office

O home office se tornou uma realidade para a maioria das pessoas nos últimos anos. O espaço é dividido entre descanso, trabalho e estudos. Assim, pode ser difícil pensar em uma decoração que combine com o restante da casa. mas que confira um ar profissional também. Decorar home office não é fácil mesmo!

Afinal, fala-se cada vez mais a respeito da importância de separar o ambiente profissional do lar. Apesar disso, também é importante abraçar essa integração e se sentir em casa. Pensando nisso, temos algumas dicas legais para você decorar home office com a sua cara. Mas também separá-lo um pouco do restante da casa. 

Escolha bem as cores para decorar home office 

As cores têm um poder grande de influenciar nossos sentimentos e atividades cerebrais. A cor da decoração de home office tem um papel importante no momento de planejamento. Da parede do cômodo até a escolha dos móveis, é importante levar tudo em conta. Confira o que algumas cores transmitem abaixo.

  • Azul: acalma e promove comunicação;
  • Amarelo: energiza e estimula otimismo e criatividade;
  • Laranja: estimula paciência e criatividade;
  • Vermelho: aumenta a atividade cerebral;
  • Verde: impulsiona a inovação;
  • Cinza: cor neutra, deve ser combinada com as demais;
  • Branco: promove criatividade e amplitude. 

É interessante não pesar demais a mão em nenhuma cor, sobretudo em home office pequeno. O mais interessante é levar cores diferentes ao espaço. Por exemplo: uma parede amarela, móveis brancos, elementos cinza na decoração, etc. O equilíbrio é o segredo de qualquer ambiente! 

Iluminação para decorar home office

A iluminação para home office é tão importante quanto a escolha de cores. Um ambiente muito escuro pode ser desestimulante e te deixar cansado. Já um espaço iluminado em excesso pode ser cansativo e impessoal. Mais uma vez, o equilíbrio é a chave para escolher a iluminação. 

Se for possível, monte seu home office em um ambiente com iluminação natural. Isso aumenta sua energia, estimula o otimismo e a criatividade, além de deixar sua imagem na câmera muito melhor. Afinal, as reuniões on-line são cada vez mais relevantes para a rotina de quem está em home office, né? Se tivermos que pensar em como decorar o home office, temos que levar tudo isso em conta! 

Também é interessante ter uma iluminação mais próxima ao seu computador. Uma luminária ou um abajur melhora a iluminação, sobretudo naqueles dias em que trabalhamos até mais tarde. Você também pode apostar em uma luminária de chão, próxima à sua mesa, que cumpre essa função sem ocupar espaço no móvel. 

Agregando elementos decorativos

Todo mundo tem um jeito especial de decorar a mesa de trabalho, né? Algumas pessoas apostam nos itens de papelaria. Outras gostam de levar itens que relembrem a família. Outros vão pelo caminho mais geek. Enquanto algumas pessoas apostam apenas nos acessórios para home office

Você pode pensar em diversos caminhos ao buscar ideias para decorar home office. Como dissemos anteriormente, é preciso apenas dosar bem a quantidade de itens escolhidos para esse ambiente. Afinal, o mais importante é o foco no trabalho. Então, elementos demais podem gerar distrações. Cuidado ao decorar o home office!

Alguns elementos decorativos interessantes para esse espaço podem ser vasos com plantas. Elas trazem um pouco de vida e otimismo ao espaço, o que é ótimo para a saúde mental de quem trabalha no home office. Além disso, elas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, algo cada vez mais importante para quem trabalha em casa.

Espaço organizado, mente em paz

Aprender como organizar a mesa de trabalho de uma maneira generalizada é difícil. Afinal, cada pessoa tem um jeitinho de manter os espaços arrumados. Porém, em geral, o mais importante é: não manter muitos objetos na mesa. Tenha apenas aqueles indispensáveis para o seu dia a dia, como cadernos, canetas e equipamentos eletrônicos.

Outra maneira de manter a organização é apostar em produtos pensados para isso, como organizadores, caixas e cestos. Você pode ter vasos ou copos para guardar canetas, usar organizadores para manter todos os carregadores e objetos eletrônicos arrumados nas gavetas. Use bandejas ou caixas para guardar documentos e outros itens pequenos do dia a dia. 

Tão importante quanto decorar home office é mantê-lo organizado. Portanto, no final do dia, é sempre bom dar uma última ajeitada no espaço. Jogue fora papéis que não são mais úteis, guarde os equipamentos e demais itens da mesa. Assim, o espaço do seu home office fica muito mais agradável e convidativo para o dia seguinte!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: