Ideias para quartos pequenos: dos móveis à decoração

Você quer ter um cantinho aconchegante, que seja funcional, comporte todas as suas coisas e tenha a sua cara, mas tem pouco espaço disponível? Saiba que você não está sozinho. Muita gente acha que é necessário um cômodo enorme para ter um lugar confortável. Pensando nisso, separamos algumas dicas e ideias para quartos pequenos que vão te ajudar. Confira.

decoração-de-studio

Os móveis do seu quarto pequeno

Estes são os itens que mais vão ocupar espaço no seu cômodo: os móveis indispensáveis. Eles variam de pessoa para pessoa, mas quando falamos em ideias para quarto de casal pequeno, uma cama espaçosa é o mais importante. Por outro lado, para quem tem muitas roupas, o tamanho do armário precisa ser pensado com carinho.

Por isso, faça uma lista do que é indispensável para você. Já está com ela na mão? Então, agora, é preciso pensar na funcionalidade desses móveis. Uma cama com baú, por exemplo, além de te dar um lugar confortável para dormir, pode ser usada para armazenar malas e roupa de cama.

Se você não tem problemas com armários ao lado e em cima da cama, pode aproveitar esse espaço, que, antes, não seria muito utilizado, e fazer um guarda-roupas sob medida. Não abre mão de um cantinho para trabalhar ou estudar no quarto? Invista em mesas articuladas. Essa versatilidade dos móveis faz com que você ganhe espaço e praticidade no seu dia a dia.

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

Cores, iluminação e espelhos

Se tem uma coisa que pode ser usada tanto como ideia para quarto pequeno feminino quanto para masculino é o padrão das cores. Tudo que é escuro tende a diminuir visualmente, enquanto os tons mais claros dão a impressão de que o espaço é maior.

Por isso, na hora de pensar na decoração de ambientes pequenos, a iluminação e o uso de cores claras são primordiais. Além de deixarem o cômodo aconchegante e cheio de vida, eles te dão a sensação de ter um espaço maior que o real. Então, aposte em cinzas claros, beges, tons pastéis e branco.

Os espelhos também são ótimos aliados e não podiam ficar de fora das nossas dicas de decoração para quarto pequeno. Assim como a iluminação e os tons claros, eles geram a sensação de amplitude em qualquer espaço — além de te ajudarem a dar aquela checada no look antes de sair de casa!

Ideias para quartos pequenos: use e abuse das paredes

Ideias para quartos pequenos: use e abuse das paredes

Se você não tem muito espaço no chão do quarto, aproveite a vertical para deixar o ambiente com a sua cara. O conceito não é válido apenas como ideia para quarto pequeno com duas camas, onde o beliche é sempre bem-vindo. 

Ele também pode ser aplicado para colocar armários suspensos, quadros decorativos, ganchos para pendurar bolsas, prateleiras com plantas e outros enfeites. Assim, você dá um toque de personalidade ao seu quarto sem perder espaço no chão.

Inclusive, entre as ideias de quartos pequenos, alguns projetos mais modernos trazem a cama suspensa, aproveitando o espaço abaixo dela para criar um cantinho de estudo ou trabalho.

Invista nos têxteis

Invista nos têxteis

Sem dúvidas, se há algo capaz de mudar a cara do ambiente são os têxteis. Seja na roupa de cama, nos tapetes, nas mantas, nas cortinas ou nos jogos de toalhas, essas peças são um show na decoração e dão um up no visual sem muito esforço nem muito dinheiro gasto. 

Por isso, se você está procurando ideias para quartos pequenos, conhecer o site da ARTEX e investir nesses artigos é sempre uma boa pedida. Você nem precisa de muitas peças para isso, o que também ocupa menos espaço na hora de guardar. Você pode ter as seguintes quantidades de cada:

  • 2 cortinas: duas opções são o suficiente para mudar o décor e ir revezando — enquanto uma estiver lavando, a outra está em uso;
  • 2 kits colcha: geralmente, em dupla face, composto por colcha e porta-travesseiros, é perfeito para decorar a sua cama e protegê-la, além de servir como um leve cobertor durante a noite;
  • 2 jogos de lençol: composto por fronha, lençol inferior com elástico e lençol superior com estampa, que pode ser usado como decoração, este kit é aquele que fica em contato com sua pele enquanto você dorme;
  • 1 edredom: também em dupla face, ele pode ser usado não só para te aquecer nos dias em que o frio apertar, mas também como um cobre-leito encantador;
  • 2 tapetes: além de servir para você pisar em algo macio ao levantar da cama, esta ideia para quarto pequeno masculino e feminino muda a cara do cômodo. Tendo dois, você decora e sempre tem um para quando o outro estiver lavando;
  • Almofadas e capas: aqui, você pode se jogar. As almofadas estão sempre em uso, enquanto as capas te dão mais possibilidades de décor, com pouco gasto e ocupando um espaço pequeno — afinal, elas são bem compactas.
Ideias para quarto - tape art

Ideias de DIY para quarto pequeno

Ter ideias para quartos pequenos não é um bicho de sete cabeças. Para colocá-las em prática, você não precisa gastar rios de dinheiro: é só soltar a sua criatividade e se divertir fazendo você mesmo os objetos de decoração do seu cafofo!

Aqui, no Blog da ARTEX, já te ensinamos a fazer a cabeceira, mas você pode ir muito além. Com um caixote de feira, por exemplo, você pode criar uma mesinha de cabeceira, um nicho para sua parede ou um cesto decorativo para sua manta, basta lixá-lo e pintá-lo com a sua cor favorita.

Agora que você já tem ideias de decoração de quarto pequeno para dar e vender, coloque a mão na massa e construa o cômodo dos seus sonhos. Não se esqueça de ficar sempre ligadinho no nosso Blog para receber dicas de décor, autocuidado e organização!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: