Ideias de decoração para sala e cozinha conjugada

As casas com sala e cozinha conjugada proporcionam uma integração interessante. Enquanto cozinha, você pode interagir com as pessoas na sala. Essa é uma vantagem grande para quem ama receber amigos e família. Todo mundo adora reunir família e amigos para curtir um jogo de futebol, não é?

Por serem integrados, esses ambientes promovem essa conexão com as pessoas. Porém, a sala conjugada com cozinha apresenta um desafio para a decoração. Afinal, os dois ambientes precisam ter coesão entre si enquanto mantêm as próprias particularidades. 

Utilize os mesmos materiais nos dois ambientes

Para criar essa sensação de harmonia entre os dois ambientes, aposte em materiais similares para sala e cozinha. Utilizar o mesmo piso na cozinha conjugada com sala transmite amplitude e dá a sensação de que são um mesmo ambiente. Utilizar as mesmas cores nas paredes e nos móveis também auxilia nessa composição. 

Você ainda pode escolher outros materiais pontuais na sala e cozinha conjugada. Os móveis são ótimas opções para isso. Por exemplo, as banquetas da ilha podem ter o mesmo revestimento que o sofá. Os objetos decorativos podem ter cores em comum entre os dois ambientes.

Use uma bancada para separar os espaços

Além de proporcionar praticidade para o dia a dia na cozinha, as bancadas são ótimas para separar esses espaços. Elas funcionam como um meio-termo entre o ambiente prático e o espaço social. Nesse caso, existem dois modelos que funcionam bem dependendo do seu espaço.

A ilha é um elemento sem conexão com aquilo que está ao redor. Nenhum elemento encosta nela, portanto é, em geral, uma opção melhor para casas maiores. Já a península fica conectada aos móveis ao redor ou a uma parede lateral, funcionando melhor nos espaços pequenos.  

Invista em acabamentos elegantes na cozinha

Por ficar ligada ao ambiente social, a cozinha conjugada precisa ter o mesmo cuidado na decoração que a sala. Então, vale a pena investir em móveis planejados com acabamentos bem bonitos. Capriche nos nichos e prateleiras para incluir alguns elementos decorativos em destaque. 

Também vale a pena caprichar na escolha dos eletrodomésticos. Como eles ficam à mostra, escolha modelos mais elegantes e estilosos. Mesmo sendo sala e cozinha conjugada simples, esses detalhes fazem toda a diferença no resultado da decoração. 

Sala e cozinha conjugada: organização é tudo

Organização em casa é tudo, não? No caso da sala e cozinha conjugada, é muito mais importante! Sabemos que a cozinha tende a ser um espaço um pouco mais bagunçado. As sujeiras causadas ao cozinhar, as louças na pia, as bagunças do dia a dia e das compras… É quase inevitável ter um pouco de desordem na cozinha na rotina. 

Na cozinha com ilha conjugada com sala de jantar, você tem uma possibilidade bem legal de fazer muitos armários nessa ilha. Assim, crie vários gavetões e prateleiras com portas sob ela. Dessa maneira, você ganha um espaço bem prático e inteligente para guardar panelas e demais utensílios de cozinha. 

Além disso, invista em armários para o restante da cozinha. Aproveite cada espaço disponível para montar armários e prateleiras de panelas e utensílios de cozinha. Dessa forma, você tem diversos espaços para guardar tudo na sala e cozinha conjugada e esconder aquelas pequenas bagunças que você acumula diariamente. 

Decorando a sala e cozinha conjugada

Como dissemos, investir em cores em comum na sala conjugada com copa e em elementos em comum é bem interessante. Por outro lado, alguns itens também podem delimitar espaços. 

Os tapetes são bem legais para fazer essa separação. Por exemplo, embaixo da mesa, criam esse espaço de refeições à parte da cozinha. Eles também são bons para as áreas molhadas, protegendo o chão e dividindo espaços. 

Na sala e copa conjugada, você também pode adicionar itens têxteis para contribuir com a coesão. Então, caminhos de mesa combinando com jogos americanos podem fazer essa ligação entre os dois espaços. Assim como os panos de copa, que amarram o décor dos dois ambientes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: