Horta no apartamento? Sim, é possível!

Horta no apartamento

Sonha em ter uma hortinha, mas mora em prédio? Sem problemas! Ter uma horta no apartamento é mais fácil do que muita gente pensa. E não faltam vantagens em criar esse espaço verde na sua casa. Além de tornar o lar mais aconchegante, o jardim comestível fornece produtos orgânicos para seu consumo, e cuidar dele pode ser um ótimo hobby.

Mesmo em apartamentos pequenos é possível encontrar espaço para uma horta. Você pode, por exemplo, criar uma estrutura vertical na parede ou colocar os vasos na sacada ou em uma janela. Confira nossas dicas para fazer uma horta orgânica no apartamento!

O que plantar em uma horta no apartamento?

Horta no apartamento

As plantas mais recomendadas para uma horta no apartamento são temperos e ervas aromáticas. Isso porque eles não ocupam muito espaço e são relativamente fáceis de cultivar. Além disso, essas plantinhas são úteis para uso em refeições no dia a dia, além de serem ótimas para um banho de ervas.

Algumas sugestões de temperos para plantar em casa são hortelã, salsinha, coentro, manjericão, cebolinha, alecrim e orégano. Outras opções comuns são pimentas como a malagueta, biquinho e dedo-de-moça.

Mas se tiver mais espaço e disposição, você também pode cultivar outros tipos de plantas. Tomates cereja e morangos são exemplos de frutas que crescem em apartamentos. Algumas árvores frutíferas também podem ser plantadas em vasos, como jabuticaba, limão, pitanga, romã e acerola.

Montando sua horta em 3 passos

Horta no apartamento
(Reprodução – Pinterest)

1- Determine o lugar

O ideal para uma horta no apartamento é que ela fique exposta ao sol por pelo menos 5 horas diárias. Por isso, recomenda-se posicioná-la junto de janelas, em uma sacada ou varanda.

Você pendurá-las na parede, criando um jardim vertical, ou colocar uma mesa em frente à janela e colocar as plantas sobre ela. Outras opções são usar pallets, uma escada de metal ou uma estante. Use a criatividade!

2- Escolha os recipientes

Horta de apartamento
(Reprodução – Pinterest)

Para montar sua horta no apartamento é possível usar uma variedade de recipientes. Vasos e jardineiras são as opções mais óbvias, mas você também pode usar caixas de madeira e até latas e potes reaproveitados. Caso queira fazer uma horta vertical, opte por materiais leves, como vasos de plástico.

A maioria dos temperos usados em hortas de apartamento pode ser cultivada em vasos pequenos. Geralmente, uma altura de cerca de 15 centímetros é suficiente para as raízes crescerem.

3- Prepare os vasos

Horta para apartamento
(Reprodução – Pinterest)

Qualquer que seja o recipiente escolhido, é importante que ele tenha furos no fundo para deixar a água escoar. Também é necessário colocar uma camada de drenagem antes da terra. Essa camada pode ser feita com pedras ou argila expandida, entre outros materiais.

Em linhas gerais, você deve colocar no fundo do vaso a camada de drenagem, depois uma manta geotêxtil e depois terra especial para plantio. Adicione, então, a muda da planta. Coloque mais terra e faça a primeira rega.

Cuidados para uma horta de apartamento

Horta no apartamento
(Reprodução – Pinterest)

Já preparou sua horta no apartamento? Muito bem! Agora é hora de se atentar aos cuidados necessários para que as plantas cresçam com saúde. A seguir, vamos mencionar os requisitos mínimos para sua hortinha prosperar. Algumas espécies de plantas têm necessidades especiais, mas as dicas abaixo são úteis para a maioria delas.

1- Luz solar

Como já falamos, as plantas usadas em hortas para apartamento costumam precisar de cerca de 5 horas diárias de luz solar. Por isso, mesmo que resolva mudar os vasos de lugar, não deixe de posicioná-los em uma área com incidência de sol.

2- Um bom solo

Horta no apartamento
(Reprodução – Pinterest)

Outro item fundamental para que suas plantas fiquem bem nutridas é um bom solo. Você pode comprar um substrato já pronto em lojas de jardinagem ou fazer o seu. Caso escolha a segunda opção, informe-se sobre a composição ideal do solo.

Para plantar mudas em vasos, geralmente aconselha-se usar uma parte de terra vegetal, uma de terra vermelha e meia parte de húmus. Também é importante cobrir o solo com serragem ou folhas secas para ajudar a manter a terra úmida.

3- Água

Horta para apartamento

Muita gente tem dúvidas sobre a frequência de regas de uma horta de apartamento. A dica é deixar a terra sempre úmida, como mencionamos acima. Mas como saber se ela está no “ponto” certo?

O melhor a fazer é introduzir o dedo na terra. Se ele sair úmido, significa que a planta está com excesso de água. Se ficar seco, é preciso regá-la mais.

Recomenda-se aguar sua horta todos os dias no começo da manhã ou no fim da tarde. Afinal, a água evapora mais rapidamente nas horas em que a incidência de sol é maior.

4- Adubação

Horta de apartamento
(Reprodução – Pinterest)

Outra tarefa essencial para garantir que sua horta no apartamento mantenha-se saudável é a adubação. Isso porque conforme as plantas crescem, elas absorvem os nutrientes do solo, que vai ficando mais pobre. Por isso, a cada 15 dias é recomendado adubar os vasos.

Você pode comprar adubos prontos ou fazer o seu em casa. A opção caseira é mais indicada para quem quiser se assegurar de que a horta seja orgânica. Assim, para fazer adubo natural é possível usar materiais como cascas de banana, borra de café e húmus.

5- Poda

Horta de apartamento

Por fim, outra dica importante é colher ramos da sua horta ou podá-la regularmente. Isso porque quanto mais a planta cresce, mais a raiz precisa crescer também. O que, como você pode imaginar, não é possível dentro de um vaso pequeno.

Tem dúvidas sobre como ter uma horta no apartamento? Compartilhe conosco nos comentários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: