Horta em casa: tempero fresco sempre à mão

horta-em-casa

Ter um cantinho com legumes e hortaliças em casa traz maior praticidade, conforto, e ajuda a ter uma alimentação mais saudável. A horta em casa, que pode ser feita na sacada, quintal e até parapeito da sua janela, ainda dá um toque de aconchego ao décor. Veja como ter a sua:

cuidando da horta em família

Benefícios da horta em casa

Antes de colocar a mão na massa e criar a sua horta em casa, você sabe todos os benefícios que esse cantinho pode trazer? Ele vai muito além do conforto na hora de cozinhar e da economia nas compras do mercado.

O principal ponto de cultivar hortaliças em casa é tê-las sempre fresquinhas na hora de preparar refeições, o que dá um sabor extra aos pratos. Mas quando você sabe como fazer horta em casa, garante também que sua alimentação terá menos agrotóxicos e, portanto, será mais saudável.

Além disso, cuidar da horta acaba se tornando um hobbie e sendo um momento de lazer e descanso nos dias cada vez mais corridos da nossa sociedade. Se juntar a família toda, então, isso te proporcionará mais tempo com seus filhos. 

O perfume que as ervas, como hortelã e alecrim, dão ao ambiente, também é um excelente incentivo para cultivá-las em casa. Para completar, como a horta é feita com plantas, ela leva o aconchego e o verde para a sua decoração, criando um ambiente mais acolhedor. 

horta na parede com garrafa pet

O melhor lugar para cultivar a horta

Agora que você já está devidamente convencido a ter uma horta em casa,chegou a hora de escolher o espaço em que ela vai ficar. E apartamento pequeno ou sem sacada não são desculpas para não ter o cantinho.

As plantas precisam de muita iluminação natural. Por isso, é essencial que o lugar que você escolha tenha luz do sol o suficiente para que elas estejam sempre saudáveis. Alguns lugares comuns são: 

  • Sacada: esse espaço do apartamento costuma ter luz direta pelo menos em um período do dia, sendo perfeito para uma horta vertical;
  • Parapeito da janela: a horta em casas pequenas pode ser feita nesse espaço, que com certeza tem luz solar. Só se atente para o quanto cada uma das hortaliças cresce e o que vai ser possível cultivar em um lugar menor;
  • Quintal: se sua casa tem essa área externa, esse é o melhor local para colocar suas hortaliças e mantê-las.

Não se esqueça também que, para criar horta em casa, você vai precisar cuidar das plantas e, por isso, elas precisam estar em um lugar que você visite com frequência e que seja de fácil acesso!

O melhor lugar para plantar sua horta

Vasos, cachepots, garrafas pets, portes antigos de sorvete, porta-algodão antigos e outros organizadores. As possibilidades são muitas e o lugar onde você vai plantar suas hortaliças vai depender das prioridades definidas por você. 

Se você quer economizar e usar materiais que você já tem em casa, aposte em garrafas pet e outros potes antigos para fazer sua horta. Mas se o resultado estético é imprescindível na sua decoração, invista em cachepots e vasinhos decorativos. O mais importante é que eles tenham furos na base, para que a água possa escorrer e assim as raízes ficarem saudáveis!

No mercado existem também a opção de hortas verticais já prontas e até alguns vasos com sistema de irrigação. Esses modelos são ideais se você quer uma horta em casa que seja mais fácil de cuidar.

horta em casa: a planta ideal

A planta ideal para sua necessidade

O que você vai escolher para ter no seu espaço, além de atender aos seus gostos pessoais, precisa estar de acordo com o espaço que você tem e seus afazeres diários. Se você tem uma rotina super corrida, por exemplo, escolha hortaliças que são fáceis de plantar em uma horta em casa.

As ervas da cozinha, como alecrim, manjericão, salsa e tomilho são mais práticas de cuidado e são uma excelente possibilidade para quem ainda não teve a experiência de fazer a plantação de uma horta. Depois de um tempo experimentando, você já consegue se arriscar mais nas escolhas.

Outra coisa se o que você quer saber sobre horta é o que plantar: algumas ervas podem ser colocadas juntamente com outras em um mesmo vaso, outras já não. A hortelã, por exemplo, possui raízes invasoras e que podem prejudicar o crescimento de outras plantas.

Cuidados com suas verduras e hortaliças

Você já sabe que suas plantinhas precisam de terra, luz e água, mas não é apenas com isso que elas sobrevivem. Quando for escolher o vaso, logo antes de plantar, é recomendado que você faça uma camada de drenagem, que ocupe mais ou menos um quarto do espaço total.

Pois é, passo importante para quem quer não só saber como fazer uma horta em casa, mas também como mantê-la, as camadas iniciais servem para que a terra não escoe junto com a água e você pode fazer da seguinte maneira:

  • Comece com uma camada de argila expandida ou pedriscos;
  • Isso seguido por uma manta de drenagem, também conhecida como bidim;
  • Depois é só preencher com terra, deixando espaço para a mudinha ou semente!

Matéria orgânica

Para que suas hortaliças se mantenham ainda mais saudáveis, é importante que você também cubra a área com material orgânico. Essa camada extra ajuda a manter a umidade do solo e a manter microorganismos que tornam o solo rico em nutrientes.

Essa matéria orgânica pode ser um húmus, casca de banana ou esterco de galinha. Lembre-se também de trocá-la. O que pode ser feito a cada 15 ou 20 dias, vai depender da sua observação ao solo. Assim como a frequência com que você vai molhar, que depende de cada planta e do clima!

Agora que você já está pronto para começar a plantar, entre no site da ARTEX e garanta cachepots e outros vasinhos encantadores para ainda dar um up na decoração. Depois é só aproveitar seus legumes e hortaliças fresquinhos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: