Estilos de quarto: do décor à roupa de cama

Um colchão confortável, uma roupa de cama que abraça e uma iluminação agradável. Apesar dessas serem algumas das coisas mais importantes na hora de dormir, elas não são as únicas, e os variados estilos de quarto te ajudam a construir uma atmosfera aconchegante para esse momento do dia.

Antes de comprar os móveis e objetos de decoração do cômodo, é importante saber qual linha decorativa combina com você e vai te deixar mais à vontade num espaço que é tão seu. Por isso, neste post, separamos os estilos de quarto para você escolher um — ou vários — para chamar de seu.

Quarto Estilo Industrial

Estilo industrial

O estilo surgiu na Nova York do século XX em galpões e fábricas que não estavam mais sendo usados e viraram casa. Aos poucos, ele ganhou o coração do mundo e se transformou num hit da decoração. O quarto estilo industrial possui uma arquitetura com espaços integrados e elementos fabris no décor.

Para transformar seu quarto e deixá-lo com essa pegada industrial, aposte em paredes cruas, revestimentos como o cimento queimado, paredes sem acabamento ou de tijolinhos e canos à mostra. 

Tons neutros, como o cinza e o branco, e metais usados em lustres, cabeceiras, mesas e penteadeiras ajudam a compor um ambiente ideal. Para deixar seu espaço e sua cama aconchegantes, invista também em luzes amareladas, muitas almofadas e mantas.

O quarto escandinavo

O quarto escandinavo

Em algum momento rolando o feed do Instagram ou do Pinterest, você deve ter se deparado com um ambiente tão aconchegante que parece um ninho. Por ter origem nórdica, um lugar de inverno rigoroso, o quarto escandinavo cria uma atmosfera acolhedora.

A estética com um quê minimalista é conhecida também pelos seus tons neutros e pastel, como branco, bege, cinza e rosa-bebê. Com entrada da luz do sol, o estilo escandinavo ganha o coração de todos.

Algumas ideias para decorar quarto com esse com essa linha são investir: 1) em materiais naturais e 2) na simplicidade. Móveis de madeira rústica compondo com colchas, mantas e tapetes felpudos ou acolchoados, ajudam a construir essa atmosfera natural e aconchegante.

O rústico do campo

O rústico do campo

A fama começou em chácaras e fazendas, mas foi crescendo até ganhar espaço mesmo nas maiores metrópoles. Sim, estamos falando do quarto rústico, um estilo já atemporal, que usa tijolos aparentes, madeira crua ou desgastada e pedras em balcões e outra superfícies.

Muito parecida com o country, essa estética de acabamentos simples e rudimentar é aconchegante, sofisticada, além de possuir conforto térmico e acústico. Ou seja, te entrega um ambiente propício para descanso.

E para conseguir seguir esse entre os vários estilos de quarto, aposte em elementos naturais, como palha, vime, pedra, ferro e cerâmica, nos móveis, paredes e pisos. Já em roupas de cama, sofás, e tapetes invista em materiais também de origem natural, por exemplo sisal, linho e couro.

Sua decoração boho

Sua decoração boho

Fazendo um mix de folk, cigano e hippie, com a personalidade de quem decora, o atemporal quarto boho é alto astral e imprime muita autenticidade. Inspirado nos boêmios da década de 1920, esse estilo tem como característica marcante a mistura de cores, texturas e estampas, sem perder harmonia. 

Tons neutros, como branco e bege, geralmente compõem a base e vai se criando uma composição de cores partindo dela. Você pode investir em artesanato regional, cabe desde filtros do sonho ojibwa até as almofadas indianas: o menos é mais definitivamente não vale aqui. 

Pode ousar em objetos de decoração de tricô, couro, linho, com pompons e lisas. Escolher bem qual vai ser a paleta de cores e estampas diferentes com tamanhos parecidos, te auxilia a deixar seu espaço harmonioso e a sua cara.

Como um dos estilos de quarto mais cheios de aconchego, aqui você pode apostar em mantas, almofadas, tapetes e puffs que deixam o espaço ainda mais acolhedor e receptivo. Plantas e cortinas também são muito bem-vindas nessa atmosfera!

Uma atmosfera romântica

Uma atmosfera romântica

O quarto romântico já se tornou um clássico quando o assunto é a decoração deste cômodo. Prezando pela delicadeza e graciosidade do ambiente, esse estilo usa cores suaves, como os tons pastel, e materiais delicados e clássicos, por exemplo a renda.

Para seguir essa inspiração digna de fotos apaixonantes no Pinterest, aposte em cortinas de voil, tapetes bem felpudos, uma cama cheia de almofadas, arranjos de flores e móveis vintages ou provençais. Além disso, estampas florais, listradas ou arabescos te auxiliam a construir esse estilo apaixonante. 

A praticidade do quarto moderno

Juntando elegância, funcionalidade, simplicidade e organização do espaço, o quarto moderno flerta com o estilo minimalista e cria um ambiente clean, sem perder a sofisticação e o aconchego necessários para o lugar onde dormimos.

Valorizando a mobília feita com materiais naturais, cores neutras e o foco na funcionalidade, esse estilo deixa as linhas retas brilharem. Então invista em roupas de cama e acessórios de decoração com estampas geométricas e cores como branco, azul marinho, preto e cinza. Peças de mobiliários com menos curvas também são bem-vindos aqui.

Agora que você já conhece melhor os estilos e possibilidades para decorar seu quarto com criatividade, tá na hora de se jogar nas compras e construir um espaço cheio de aconchego e propício para noites de sono relaxantes.
Na ARTEX, você encontra peças decorativas e roupa de cama para todos os tipos de quarto: dos minimalistas aos maximalistas. Visite nosso site e descubra o que mais conversa com seus gostos pessoais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: