Estilo navy ou náutico: conheça essa tendência e aplique em seu lar

Um dos maiores clássicos do universo da decoração e também da moda é o estilo navy ou estilo náutico. Essa tendência é uma das apostas deste ano e brilha nos meses mais quentes. No entanto, ela está sempre em alta e combina com todas as épocas do ano. 

A tendência navy agrega um toque de frescor aos ambientes e proporciona uma sensação de paz típica de férias na casa de praia, o que agrada aos mais variados gostos. Conheça mais sobre o estilo navy e veja como aplicá-lo em diversos espaços do seu lar.

O que é estilo navy e qual é a origem dele?

O estilo navy ou náutico nada mais é que um estilo que agrega peças da marinha no vestuário ou na decoração. Ele pode ser caracterizado pelo uso das cores azul-marinho, vermelho e branco, assim como de elementos que fazem referência a navios e ao mar. Então, para entender o que é estilo navy, é só pensar na vida em alto mar! 

Ele tem origens bem antigas. No século 18, a Marinha Real Britânica começou a utilizar uniformes com as cores azul e branco, dando origem ao termo ‘navy blue’. Com o tempo, roupas que seguiam padrões militares passaram a ser agregadas aos guarda-roupas civis, pois eram vistas como um estilo sofisticado.

Nos anos 20, Coco Chanel foi uma grande responsável pela por essa modernização e difusão do estilo náutico. Uma camisa listrada combinando com calças brancas se tornou um look famoso da estilista. Associado à Riviera Francesa, de onde teria vindo essa inspiração de Chanel, peças náuticas foram amplamente utilizadas como um estilo para o verão por grandes celebridades. 

Nos anos 50, esse estilo voltou à moda e teve ainda mais elementos agregados. É claro que essas referências também chegariam à decoração, que reflete tendências das passarelas em objetos decorativos, estampas de roupas de cama, pinturas, papéis de parede e muito mais. 

O estilo náutico na moda

Como dissemos, essa tendência foi muito difundida na moda. O estilo navy masculino agrega camisetas listradas, calças ou bermudas brancas e boinas. Além disso, reinam as cores azul-marinho, branco e vermelho, além de elementos como âncoras, lemes e barcos. 

O estilo navy feminino segue esses mesmos preceitos e nele reinam também referências e modelagens dos anos 50. Maiôs, cintura alta, lenços e óculos escuros dão força a essa estética que é uma queridinha dos apaixonados por referências mais retrô. 

Então, o estilo náutico não tem gênero e combina com todas as pessoas. Basta apostar em algumas peças-chave para criar looks incríveis. Eles combinam muito com o clima de praia, mas podem se incorporar no dia a dia para um visual elegante, seja no trabalho, seja no momento de descanso.

Estilo navy na decoração

Apesar de ter uma origem tão antiga e ganhar elementos com referências retrô, o náutico se mantém despojado e é visto como um estilo moderno. Na decoração de um lar, ele dá um ar descontraído e, ao mesmo tempo, muito elegante a qualquer ambiente. 

É possível fazer referência ao estilo navy sem tantos elementos. Basta apostar em paredes ou móveis em azul-marinho, por exemplo, e até utilizar pontos de cor azul-marinho e vermelho em um cômodo branco.  

Os quadros com referências à vida marinha, como peixes, âncoras, barcos ou corais também são interessantes para montar uma composição. O ambiente ainda deve ser bem iluminado para propiciar esse clima de sol e mar dentro de casa. 

Como aplicar em cada cômodo

Se você quer incluir alguns elementos do estilo navy no seu lar, mas ainda sente insegurança, recomendamos iniciar por itens decorativos que combinem com o restante do seu lar. Assim, você pode introduzir o náutico aos poucos e verificar se ele realmente combina com o seu estilo pessoal. 

Se você quer criar um clima de férias na sua casa, aposte em roupas de cama com referências ao estilo náutico. Para completar, deixe o cômodo bem arejado e ensolarado. Assim, não importa o dia e a hora, você sempre se sentirá nas férias quando entrar no seu quarto. 

Agora, para ousar e implementar o navy em ambientes completos, comece pintando uma parede da casa. Você pode apostar em uma parede em azul-marinho, por exemplo, ou em um papel de parede listrado. Além disso, acrescente decorações e detalhes em vermelho e branco para uma referência completa.  

Ele combina até mesmo com a sua cozinha. Detalhes como panos de prato listrados, vasilhas azul-marinho e quadrinhos em combinação com as paredes e móveis brancos podem compor um ambiente náutico e sofisticado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: