Estilo escandinavo: conheça o queridinho do Instagram

Estilo escandinavo

Você provavelmente já ouviu falar no estilo escandinavo de decoração. Aliás, deve ter visto várias referências no Instagram e no Pinterest. Afinal, o design escandinavo conquistou o mundo com sua mistura de minimalismo, aconchego e elegância, unindo o moderno e o tradicional de forma harmoniosa.

Com elementos bem característicos como cores neutras, simplicidade, muita luz e materiais naturais, esse estilo traz uma atmosfera clean e confortável aos ambientes. Quer conhecer mais sobre o estilo escandinavo e descobrir como usá-lo na decoração da sua casa? Confira!

Como surgiu o estilo escandinavo?

Estilo escandinavo
(Reprodução – Pinterest)

Como o próprio nome indica, o estilo escandinavo, também chamado de estilo nórdico, surgiu na região conhecida como Escandinávia. Localizada no norte da Europa, ela abrange oficialmente a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Porém, em um sentido mais amplo, também pode incluir a Finlândia, as Ilhas Faroé e a Islândia.

Esse estilo de decoração surgiu no começo do século 20, sendo fortemente influenciado pelo modo de vida nórdico. Um dos seus principais elementos, por exemplo, é privilegiar a luminosidade no interior das casas, o que é importante numa região que sofre com invernos muito escuros.

Estilo escandinavo

O uso de materiais naturais também remete à relação de proximidade desses povos com a natureza, enquanto o clima de aconchego se relaciona com o costume de passar bastante tempo dentro de casa nos meses mais frios. Dessa forma, o minimalismo dos ambientes, tem a ver com o estilo de vida prático que costuma imperar nesses países.

A principal influência do estilo escandinavo é o artista sueco Carl Larsson. Ele fazia ilustrações retratando os cômodos da sua casa, decorada pela sua esposa Karin, também artista. Nelas, ele costumava usar cores neutras, linhas retas e um ambiente iluminado e aconchegante.

O que é o estilo escandinavo?

Estilo escandinavo
(Reprodução – Pinterest)

Primeiramente pensado para países de clima frio, esse tipo de ambientação é tão elegante e acolhedor que ganhou o mundo. Aliás, aqui no Brasil a decoração com influências nórdicas é uma das preferências atuais. Para ajudá-lo a reproduzir o estilo em casa, vamos falar mais sobre seus principais elementos.

Cores

Estilo escandinavo
(Reprodução – Pinterest)

Um elemento importantíssimo do design escandinavo é a predominância do branco na decoração. Isso faz todo sentido quando pensamos que esse estilo surgiu em países onde há pouca luz solar durante boa parte do ano, como mencionamos antes. Afinal, o branco contribui muito para a iluminação do ambiente.

Além do branco, as outras cores usadas também são neutras e suaves. Cinza e bege quase sempre estão presentes, podendo ser combinados com detalhes em preto e marrom, especialmente nos móveis. Também podem ser usados tons pastel, como rosa claro ou nuances de azul com aparência desbotada.

Materiais

Decoração escandinava
(Reprodução – Pinterest)

Outra característica forte do estilo escandinavo é o uso de materiais naturais, como linho, algodão, lã e couro, além de madeira com aspecto envelhecido. Assim, essa combinação dá uma sensação de conforto e autenticidade ao ambiente, ajudando a evitar a possível frieza do estilo minimalista.

Minimalismo

O minimalismo, aliás, é outro elemento que sempre está presente na estética. Assim, uma sala ou quarto escandinavo não costuma ter muitos itens decorativos, como aqueles enfeites e bibelôs que muitas pessoas vão acumulando em casa.

A ideia é manter o ambiente funcional e simples, apostando na ideia de que menos é mais. Dessa forma, um cômodo com inspiração nórdica deve ser clean e com pouca informação.

Iluminação

Decoração escandinava
(Reprodução – Pinterest)

Lembra que falamos sobre o aproveitamento da luz no ambiente? O uso da iluminação natural também é muito importante no design escandinavo. Por isso, sempre que possível, esses ambientes incluem grandes janelas com cortinas de tecidos leves, que permitem a entrada da luz.

Também costumam ser usadas luminárias de chão, parede ou teto com design minimalista e moderno. Afinal, como esse estilo tem influência industrial, é comum serem usadas luminárias com pendentes aparentes, por exemplo.

Móveis

Em relação ao mobiliário, o estilo simples e elegante se mantém. Geralmente são usados poucos móveis, priorizando neles um design com linhas retas ou curvas suaves. O conforto também é um item importantíssimo nesse estilo de decoração, garantindo que os itens sejam não apenas sofisticados, mas principalmente funcionais.

Estilo escandinavo na prática

Decoração escandinava
(Reprodução – Pinterest)

Existem muitas combinações possíveis para dar um ar nórdico à sua casa. Dessa maneira, uma sala com mesa de jantar de madeira rústica com cadeiras brancas, sofá cinza claro com mantas e almofadas em tons pastel, luminárias de chão pretas com design moderno e piso de madeira, por exemplo, já funciona para dar aquele ar de decoração escandinava.

No quarto, torne sua cama aconchegante com muitas almofadas e cobertas em tons claros, um tapete cinza, cortinas brancas de voal, móveis brancos ou de madeira clara, bem como quadros minimalistas com ilustrações em preto.

Para completar seu estilo escandinavo:

Entendeu melhor como é o estilo escandinavo de decoração? Então, se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: