Dicas para uma organização de cozinha prática e eficaz

Todo mundo concorda que a cozinha é um dos ambientes da casa que nós passamos mais tempo, né? Por concentrar tantas atividades e ter um fluxo contínuo de gente, a organização de cozinha pode ficar a desejar muitas vezes durante o passar dos dias. 

Armários, despensas, gavetas e todas as coisas que precisamos no dia a dia precisam estar minimamente organizadas para que não tenhamos problemas na hora de cozinhar. E pensar na arrumação de cozinha pode não ser tão fácil assim. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de organização de cozinha para você dar uma faxina geral e, claro, manter esse espaço organizado de forma definitiva por muito mais tempo. Confira!

Antes de tudo, faça uma limpeza geral

Na hora de iniciar a sua organização de cozinha, comece com uma faxina geral. É hora de retirar tudo do armário, limpar cada cantinho e dar aquela atenção especial até mesmo para os itens que você não usa há muito tempo. 

É o momento também de se livrar dos ingredientes vencidos ou que não estão mais em uso, além de se desfazer dos potes quebrados e panelas inutilizáveis. Aproveite também para conferir se todas as tampas têm uma vasilha correspondente. 

Uma dica para organizar cozinha pequena é reservar um espaço à mesa para visualizar todos os itens e separar o que será doado, jogado fora e também o que voltará para o armário. 

Para a limpeza, prefira detergentes neutros ou álcool para uma limpeza completa nos armários, fogões e pias. Dê uma atenção especial para o local onde fica a comida e certifique-se que não existam larvas ou traças ali. 

Fique apenas com o necessário

Enquanto estiver limpando durante o seu processo de organização de cozinha, dê uma atenção aos potes plásticos e verifique se todos eles estão com as tampas corretas. O mesmo vale para as panelas: confira se estão em bom estado, se possuem tampas correspondentes e se realmente todas são utilizadas pela família. 

Evite também acumular mantimentos, principalmente porque eles têm data de validade e também porque muitas vezes guardamos alimentos que nunca serão consumidos dentro de casa. 

Crie e preserve o seu processo de organização

A organização de cozinha precisa ser, sobretudo, prática e simples de se manter no dia a dia. Por isso, o ideal é planejar para onde vai cada objeto, separar de acordo com as suas necessidades e procurar ao máximo manter a organização. 

Para uma cozinha simples e arrumada, você pode, por exemplo, manter farinhas, grãos e sementes no mesmo espaço, enquanto potes e panelas podem ir para outro lugar, e assim por diante. 

Aproveite para pensar em como você poderá encontrar alimentos e eletrodomésticos de forma mais fácil durante o preparo de algum prato e otimizar o seu tempo na cozinha, enquanto coloca em prática alguma receita familiar. 

Dentre todas as ideias para organizar cozinha, lembre-se que tudo isso é para facilitar o acesso aos itens mais utilizados. Os que não são necessários, guarde em lugares não tão acessíveis ou em prateleiras mais altas, por exemplo. 

Atenção especial para os armários

organização de cozinha

Por falar em prateleiras, a arrumação de armários de cozinha é um ponto importante. Na hora de organizar, priorize apenas o que é realmente utilizado. Quanto mais enxuto for a organização, menor a probabilidade de ficar bagunçado com o tempo. 

Ao organizar, escolha uma boa localização para todos os itens, deixando o que você mais usa sempre a frente com uma boa vista e um fácil acesso. Se preferir, separe os plásticos dos vidros, das panelas e das tampas. 

Se os seus armários também serão utilizados como dispensa, use etiquetas para identificar os condimentos. Você também pode investir em suportes, potes de vidro e cestas específicas para acomodar os alimentos em embalagens ou fora delas, separando-os de acordo com a condição, tempo de uso ou frequência. 

Lembre-se também de organizar as gavetas separando-as por categorias e usando divisórias específicas para talheres, temperos, panos de prato ou outros itens. Use as gavetas mais altas para guardar o que você mais usa, enquanto as gavetas mais próximas ao chão podem guardar utensílios de uso moderado. 

Produtos de limpeza vão para outro lugar

Por último, mas não menos importante, deixe o material de limpeza longe o suficiente dos itens alimentícios. O ideal é que eles fiquem guardados em um local específico nos armários, em um canto da cozinha. 

Se não tiver espaço, separe todos os produtos em um cesto plástico sem tampa e só traga-o para a pia ou mesa quando for realmente necessário. Você também pode usar cestos pendurados com ganchos no interior dos armários e armazenar esses itens ali. 

Complete a sua cozinha com utensílios

organização de cozinha

Na hora de organizar ou decorar a sua cozinha, conte com a ARTEX para encontrar os itens que você precisa e complementar a sua organização. Visite o nosso site e conheça os nossos produtos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: