Dicas para uma decoração mística cheia de personalidade

A casa é um verdadeiro refúgio. Nesse espaço, estreitamos laços, descansamos e temos um ponto de paz. Então, ter um ambiente acolhedor e que reflita sua personalidade é indispensável. A decoração mística vem para criar boas vibrações e ainda deixar seu lar superestiloso. 

Com mil possibilidades de cores, estilos e elementos, você consegue decorar a sua casa com um toque esotérico e criar um verdadeiro refúgio para os seus dias e noites de descanso. Confira as dicas que a ARTEX separou para te ajudar!

O que é a decoração de quarto mística
Reprodução: Pinterest

O que é a decoração de quarto mística?

Antes de começar a decorar sua casa de maneira mística, é importante entender o que isso significa. O estilo, geralmente associado a cristais, amuletos e símbolos estelares, envolve esses elementos, mas vai muito além disso.

A decoração mística esotérica tem a ver com o sobrenatural e vivências que não são explicadas pela ciência. Não importa religião ou crenças: se você quer boas vibrações, a decoração mística é pra você

Reprodução: Pinterest

Elementos de uma decoração

Assim como outros estilos decorativos, a decoração mística possui características e elementos que lhe são próprios. Cada um deles, no entanto, vai ter um efeito no ambiente e em quem está ali. Conheça os principais:

Cristais

Consideradas poderosas, essas pedras naturais têm como propriedade a purificação e transformação de energia de lugares e pessoas. Geralmente usadas como amuleto, em colares, brincos e outros acessórios, elas também podem ser parte da decoração mística para quarto. Alguns dos cristais mais conhecidos são:

  • Quartzo branco: limpa o ambiente e atrai energia positiva;
  • Ametista: torna a energia negativa em positiva;
  • Jaspe: é o cristal da tranquilidade e integridade;
  • Quartzo verde: possui energia de saúde física e mental;
  • Amazonita: funciona como purificador e tem efeitos calmantes.
Reprodução: Pinterest

Amuletos 

Além dos cristais, outros amuletos são usados com frequência em decoração mística para a sala ou quarto. O apanhador ou filtro dos sonhos, com origem na cultura indígena norte-americana, é um deles. 

Acredita-se que ele tem o poder de purificar as energias do ambiente e afastar pesadelos, garantindo noites de sono tranquilas. Ele pode ser usado sob a cabeceira da cama ou na parede do quarto, em um lugar onde bata sol.

O olho gregro, também conhecido como olho turxo ou nazar, é outro amuleto muito conhecido e utilizado nesse tipo de decoração diferente para casa. Mundialmente reconhecido, ele teria o poder místico de afastar inveja e más energias, e proteger o portador contra o mau-olhado. O talismã pode ser encontrado em chaveiros, quadros e capas de almofadas.

Estatuetas 

A decoração com elementos místicos pode ganhar ainda mais estilo e personalidade, além de significado com estatuetas. Pode ser de buda, de um santo de devoção, animais com alguma simbologia importante ou anjos.

Você pode criar um altar com esses e outros objetos da sua decoração, como quadros, a constelação do seu signo, cristais, velas e incensos. Escolha elementos que tenham significados importantes para você e crie um espaço de meditação ou oração único.

Cosmos

Outro elemento que está sempre presente nesse tipo de decoração esotérica é o universo. São luas, estrelas, constelações do horóscopo, planetas e outros símbolos que compõem esse estilo decorativo e trazem personalidade ao cômodo.

E, essas representações do cosmos podem estar presentes em diversos objetos decorativos. Eles vão de capas de almofadas com constelações, passando por penduricalhos com astros e chegando a espelhos com as fases da lua. Basta soltar a criatividade e criar um espaço só seu!

Iluminação

A iluminação de uma decoração mística para sala ou quarto também possui características próprias. Esse espaço costuma ter uma luz mais baixa, de tonalidade amarelada e propícia para o descanso, oração ou meditação. Você pode investir em abajures e luminárias com luz amarela e que já tragam em si outros elementos esotéricos, como aqueles em formato de lua cheia.

Velas são outra excelente opção para completar esse estilo decorativo. Transmitindo uma luz que acalma, elas ajudam a criar um espaço mais acolhedor e que abraça, além de ser um toque de autocuidado e tranquilidade para a rotina.

Reprodução: Pinterest

Simbologia das cores na decoração mística

Para criar uma decoração de sala mística ainda mais aconchegante e que te ajude no maior equilíbrio mental, você pode usar a cromoterapia na iluminação ou na hora de escolher as cores do seu espaço.

Quando enxergamos uma cor em um espaço, nossos olhos enviam impulsos nervosos ao nosso cérebro, que interpreta e desencadeia sensações e reações físicas e psíquicas em nós. Por isso, as cores podem influenciar na maneira como você se sente:

  • Vermelho: oferece maior energia e coragem;
  • Amarelo: carrega consigo o otimismo, além de despertar alegria e criatividade; 
  • Verde: como cor relaxante, ela atua contra o estresse;
  • Azul: transmite sensações como segurança e tranquilidade.

Para levar as cores e despertar as sensações evocadas por cada uma, você pode investir em leds coloridos, lâmpadas que você escolher a cor, pintar a parede ou ainda investir em têxteis, como roupa de cama, cortina e tapetes, em diferentes tons.

Aromaterapia como parte de um espaço místico

Um ambiente com um aroma agradável sempre é mais acolhedor, não é mesmo? Na decoração de quarto mística não seria diferente. Esses perfumes que circulam ao nosso redor tem o poder de atuar em nossa mente de maneira inconsciente e transmitir diferentes sensações.

Por isso, na aromaterapia cada aroma possui uma função, um significado e um efeito diferente sobre nós. Seja em incensos, velas aromáticas ou óleos essenciais, eles ajudam a equilibrar uma parte do corpo e da mente. Alguns dos perfumes são:

  • Lavanda: atua no combate ao estresse e auxilia a  aliviar dores de cabeça;
  • Canela: ideal para melhorar o cansaço físico ou mental, além de aumentar a concentração;
  • Limão: é o aroma para aliviar a ansiedade, excesso de estresse, além de ser excelente contra resfriados e alergias.

Para criar um espaço que, além de perfumado e atuante no equilíbrio corpóreo e mental, seja apaixonante, aposte em velas com suporte decorativo, ou em uma base para incenso com elementos da decoração mística.

Para criar uma decoração mística ou esotérica é importante escolher elementos que tenham algum significado para você, além de objetos, cores e aromas que te façam sentir acolhido. No blog e loja da ARTEX sempre temos dicas e produtos para criar um espaço de personalidade. Fique de olho!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: