Dicas para ter uma casa confortável e aconchegante

casa confortável

Aconchego: existe algo melhor que chegar em um espaço e se sentir abraçado por ele? Pois, é. Chegar e ter uma casa confortável, que atenda às suas necessidades, reflita a sua personalidade e seja repleta de bem-estar, é um sonho de consumo.

Aqui, na ARTEX, pensamos com carinho em cada produto para deixar sua casa mais aconchegante. Seja na roupa de cama, de banho ou na decoração, queremos que você se sinta acolhido e tenha um espaço para chamar de lar. Por isso, separamos algumas das nossas melhores dicas para deixar seu cantinho confortável. Confira abaixo.

cama branca

Defina um estilo

Já notou como nos sentimos muito mais acolhidos quando o espaço em que estamos combina com a gente? É porque, dessa forma, nos vemos refletidos no ambiente, e acontece uma identificação. 

Assim como naqueles momentos em que conhecemos alguém e nos questionamos porque essa pessoa não fazia parte da nossa vida antes, precisamos nos enxergar na decoração da casa. Então, comece entendendo quais são os estilos e as cores que mais conversam com a sua personalidade.

A forma como você se veste e o seu estilo de vida que segue são excelentes guias nesse momento: se o seu estilo é sóbrio e clássico, provavelmente, cores atemporais e tecidos nobres estarão na sua casa confortável. Se você ama roupas confortáveis e praticidade, um espaço clean e moderno pode ser o seu lar ideal.

Além de ser um passo essencial quando pensamos em como ter uma casa aconchegante, a definição do estilo vai te ajudar a compor sua decoração com mais facilidade. Quando se tem uma ideia de onde quer chegar, é mais difícil gastar dinheiro com coisas que não se encaixam e mais fácil construir um ambiente harmônico.

plantas em casa

A casa aconchegante mora nos detalhes

Não vamos negar que um colchão macio, um sofá espaçoso e uma poltrona reclinável são sinônimos de conforto, mas, se você quer saber como deixar a casa aconchegante, precisa ter em mente que os detalhes também possuem uma grande responsabilidade nessa missão.

Afinal, é quando olhamos para um ambiente, que ele passa ou não a sensação de acolhimento. Só depois de ver o sofá ou a cama, é que vamos nos sentar e saber se o móvel é ou não confortável. Isso não vale apenas para os espaços maiores: é mais que possível ter casas pequenas e aconchegantes! É só seguir as nossas dicas.

casa acolhedora

Têxteis para sua casa confortável

As opções de produtos têxteis são gigantescas. Por serem versáteis, esses artigos estão aí para deixar sua casa com a sensação de um abraço apertado. Uma cortina, por exemplo, além de controlar a entrada de luz solar, aquece visualmente o espaço.

Um tapete bem felpudinho te faz acordar com uma sensação gostosa nos pés, além de ajudar a abafar sons e deixar o ambiente mais quentinho. As almofadas na decoração são as rainhas da casa confortável, pois dão aconchego, bastando trocar a capa para que elas mudem completamente a cara do espaço.

Ainda não está convencido de que os têxteis são tudo em uma casa acolhedora? Imagine chegar em seu lar e ter uma cama com uma colcha macia, feita nas suas cores favoritas, uma manta de tricot como peseira e várias almofadas prontas para te receber — um verdadeiro sonho!

plantas em casa

Decoração da casa acolhedora

Além de roupa de cama, almofadas e tapetes, existem outros truques de decoração de casa que te ajudam a ter um espaço superaconchegante. As plantas, por exemplo, levam vida ao ambiente.

Livros e porta-retratos são clássicos da decoração que também levam bastante conforto para sua casa. Além de encantadores, eles exibem memórias de um momento que te marcou ou de um personagem que você jamais vai esquecer — quer algo melhor que uma casa que conta história?

Luminárias e abajures com luz amarela também ajudam a criar um clima mais acolhedor, principalmente à noite. As velas e os aromatizadores são excelentes aliados na decoração de ambientes aconchegantes, não só pela estética, mas também pelo perfume que dão à casa, que pode funcionar como aromaterapia.

organização de casa

Tudo em seu devido lugar

Se tem uma coisa capaz de tirar a paz é chegar em casa e ver tudo fora de lugar. Você acaba irritado, ainda mais cansado e desanimado por ter que organizar tudo antes de tirar o seu merecido descanso. Para isso, algumas dicas te ajudam a manter sua casa confortável e arrumada. Veja a seguir.

  • Delimite um tempo de organização diária: em vez de deixar para fazer aquela faxina no fim de semana, dilua as suas tarefas diariamente. Na segunda-feira, lave roupa; na terça, tire a poeira dos objetos de decoração, e por aí vai. Assim, você enrola menos e garante uma casa sempre em ordem;
  • Regra dos cinco minutos: demora este tempo ou menos para você cumprir uma tarefa? Então, não a deixe para depois. Por exemplo: a louça do café da manhã não vai exigir mais que alguns minutinhos da sua atenção. Então, por que deixá-la acumular com a do almoço, a do lanche da tarde e a do jantar?;
  • Tirou do lugar? Arrume: se experimentou uma blusa e não ficou legal, pendure-a de volta. Esse simples ato leva segundos, mas faz toda a diferença em uma organização de casa prática.

Lembre-se também que todos temos dias atípicos. Se você acordou atrasado e não deu tempo de lavar a louça ou está exausto e não quer fazer a tarefa diária, não tem problema! É só realizar as tarefas em outro momento. Nem sempre o lar vai estar impecável, e tudo bem. Não se esqueça que no nosso blog sempre tem dicas para te ajudar a ter uma casa acolhedora e mais bem-estar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: