Nem sempre é possível trocar os móveis da casa. Assim, uma maneira de mudar o ambiente de forma simples é apostando em almofadas. Com grande leque de combinações, investir em diferentes capa de almofada é a aposta certeira para dar um toque charmoso e diferente ao décor comum.
Além de confortáveis, esses itens ajudam a trazer personalidade e detalhes para salas de estar ou até mesmo para o quarto. Então, confira algumas dicas infalíveis para combinar almofadas ao seu ambiente.
Escolhendo cores para almofadas
Para escolher as cores das almofadas decorativas, você pode se basear no mecanismo do círculo cromático. Através dele, pode-se combinar cores análogas, complementares e harmônicas, de acordo com a posição delas no círculo.
Atente-se a outras cores que já existam no ambiente, pois se você possui algum objeto de decoração verde, por exemplo, utilize o tom como base para compor um jogo de almofadas. Ainda assim, os itens em diversos tons de amarelo ou conjuntos em laranja e azul, por exemplo, funcionam bem e dão uma aparência divertida e jovem ao ambiente.
Outra dica é misturar os artigos mais coloridos com outros neutros, pois isso evita que o ambiente fique sobrecarregado.
Criatividade nas estampas
Todas as estampas são válidas na hora de escolher almofadas. Desde desenhos minimalistas, composições geométricas, florais e abstratas, estampas dão um charme ao seu décor. Além disso, elas permitem uma infinidade de combinações.
Não tenha medo de ousar! Invista em mix de estampas e tons, ornando com as peças do ambiente ou criando uma nova paleta de cores. Veja algumas opções de estampas que combinam:
- Animal com folhagem tropical;
- Mistura de estampas florais;
- Flores com xadrez ou listras;
- Listras com xadrez;
- Xadrez ou listras com tecidos lisos.
Sobreponha tecidos
Não camufle o seu sofá ou poltrona! O mais indicado é escolher almofadas em tecidos diferentes dos estofados. Assim, se ele for revestido com algum tecido liso e mais fino, como algodão e poliéster, opte por opções com tramas e texturas como o linho, tricô, sarja ou estampas em alto relevo. Isso ajuda a destacar a decoração e aumenta o aconchego que as peças proporcionam.
Se o seu sofá tem apenas dois lugares, por exemplo, tome cuidado para não exagerar na quantidade de almofadas. Uma dupla em cada ponta já é o bastante para decorar e harmonizar o espaço.
[do_widget id=custom_html-14]
Inove nos tamanhos e formas
Para deixar o décor do ambiente mais incrível, aqui vai uma dica de como combinar almofadas. Não tenha medo de apostar em tamanhos e formas diferentes, como quadradas, retangulares e redondas. Assim, quando organizá-las sobre o sofá, coloque as maiores na parte de trás, menores ou retangulares no meio e deixe as redondas na frente.
Combine com seus móveis
Abuse das almofadas para sofá, principalmente as coloridas, e crie um ponto de destaque no ambiente neutro. Se o seu sofá ou poltrona é estampado, não tenha medo de ainda assim colocar artigos com estampas. Já para os acentos lisos, aproveite para escolher cores com base na regra do círculo cromático. Por outro lado, se o móvel for colorido, faça um contraponto e aposte em itens com cores neutras ou em tons diferentes.
Coloque almofadas na cama
Uma dúvida comum na hora de arrumar a cama é como posicionar travesseiros e almofadas. Pois, uma simples mudança, pode transformar o décor do quarto e deixar tudo mais bonito e diferente.
Assim, há diferentes formas de organiza-las para sua cama ficar incrível. Empilhar travesseiros brancos na cabeceira da cama e colocar algumas almofadas menores em frente, de forma simétrica, traz uma aparência clean e formal. Já para um visual despojado, invista em itens com cores e estampas diferentes, sem seguir uma simetria na hora de apoiá-las na cama.
Qual dessas dicas é a sua preferida? Deixe nos comentários! Solte a criatividade e escolha almofadas que completem o estilo do seu lar.