logotipo artex
Pesquisar

Dicas infalíveis para combinar almofadas

Dicas infalíveis para combinar almofadas

Nem sempre é possível trocar os móveis da casa. Assim, uma maneira de mudar o ambiente de forma simples é apostando em almofadas. Com grande leque de combinações, investir em diferentes capa de almofada é a aposta certeira para dar um toque charmoso e diferente ao décor comum.

Além de confortáveis, esses itens ajudam a trazer personalidade e detalhes para salas de estar ou até mesmo para o quarto. Então, confira algumas dicas infalíveis para combinar almofadas ao seu ambiente.

Escolhendo cores para almofadas

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ARTEX (@artex)

Para escolher as cores das almofadas decorativas, você pode se basear no mecanismo do círculo cromático. Através dele, pode-se combinar cores análogas, complementares e harmônicas, de acordo com a posição delas no círculo.

Atente-se a outras cores que já existam no ambiente, pois se você possui algum objeto de decoração verde, por exemplo, utilize o tom como base para compor um jogo de almofadas. Ainda assim, os itens em diversos tons de amarelo ou conjuntos em laranja e azul, por exemplo, funcionam bem e dão uma aparência divertida e jovem ao ambiente.

Outra dica é misturar os artigos mais coloridos com outros neutros, pois isso evita que o ambiente fique sobrecarregado.

Criatividade nas estampas

Criatividade nas estampas das almofadas

Todas as estampas são válidas na hora de escolher almofadas. Desde desenhos minimalistas, composições geométricas, florais e abstratas, estampas dão um charme ao seu décor. Além disso, elas permitem uma infinidade de combinações.

Não tenha medo de ousar! Invista em mix de estampas e tons, ornando com as peças do ambiente ou criando uma nova paleta de cores. Veja algumas opções de estampas que combinam:

  • Animal com folhagem tropical;
  • Mistura de estampas florais;
  • Flores com xadrez ou listras;
  • Listras com xadrez;
  • Xadrez ou listras com tecidos lisos.

Sobreponha tecidos

Sobreponha tecidos

Não camufle o seu sofá ou poltrona! O mais indicado é escolher almofadas em tecidos diferentes dos estofados. Assim, se ele for revestido com algum tecido liso e mais fino, como algodão e poliéster, opte por opções com tramas e texturas como o linho, tricô, sarja ou estampas em alto relevo. Isso ajuda a destacar a decoração e aumenta o aconchego que as peças proporcionam.

Se o seu sofá tem apenas dois lugares, por exemplo, tome cuidado para não exagerar na quantidade de almofadas. Uma dupla em cada ponta já é o bastante para decorar e harmonizar o espaço.

[do_widget id=custom_html-14]

Inove nos tamanhos e formas

Inove nos tamanhos e formas

Para deixar o décor do ambiente mais incrível, aqui vai uma dica de como combinar almofadas. Não tenha medo de apostar em tamanhos e formas diferentes, como quadradas, retangulares e redondas. Assim, quando organizá-las sobre o sofá, coloque as maiores na parte de trás, menores ou retangulares no meio e deixe as redondas na frente.

Combine com seus móveis

Combine com seus móveis

Abuse das almofadas para sofá, principalmente as coloridas, e crie um ponto de destaque no ambiente neutro. Se o seu sofá ou poltrona é estampado, não tenha medo de ainda assim colocar artigos com estampas. Já para os acentos lisos, aproveite para escolher cores com base na regra do círculo cromático. Por outro lado, se o móvel for colorido, faça um contraponto e aposte em itens com cores neutras ou em tons diferentes.

Coloque almofadas na cama

Coloque almofadas na cama

Uma dúvida comum na hora de arrumar a cama é como posicionar travesseiros e almofadas. Pois, uma simples mudança, pode transformar o décor do quarto e deixar tudo mais bonito e diferente.

Assim, há diferentes formas de organiza-las para sua cama ficar incrível. Empilhar travesseiros brancos na cabeceira da cama e colocar algumas almofadas menores em frente, de forma simétrica, traz uma aparência clean e formal. Já para um visual despojado, invista em itens com cores e estampas diferentes, sem seguir uma simetria na hora de apoiá-las na cama.

Qual dessas dicas é a sua preferida? Deixe nos comentários! Solte a criatividade e escolha almofadas que completem o estilo do seu lar.

Conteúdos que você vai gostar também: