Dicas e inspirações para cama posta de outono e inverno

As estações mais frias do ano pedem por uma cama posta especial. Nessa época, queremos dormir mais, então tudo deve estar bem preparado para o nosso sono. Com muito volume, maciez, camadas e estampas bem bonitas, a cama fica confortável e transmite uma sensação de aconchego até de longe!

Entretanto, tenha atenção: não faz diferença se você está montando uma cama posta king, queen, casal ou solteiro. O mais importante é investir em roupas de cama com alta qualidade. Por isso, busque por opções com tecidos 100% algodão, que oferecem conforto térmico e respirabilidade durante o sono. Isso é essencial para o seu bem-estar!

O que é cama posta?

Antes de aprender a montá-la, você precisa entender o que é cama posta. Trata-se de uma cama com cara de capa de revista, que transmite aconchego só de bater os olhos. Como mencionamos, para a cama posta, quanto mais camadas e volume, melhor. 

Mesmo que você durma com poucos elementos à noite, na cama posta do dia, pode abusar da quantidade de peças! Apesar disso, não é necessário gastar muito com roupas de cama. Com as que você já possui, é possível fazer camas postas bem bonitas!

Veja como montar a sua

Se você quer ter uma cama posta bem versátil, que combina com várias cores, dê preferência às peças lisas. Assim, você não precisa se preocupar tanto com as possibilidades de combinação. Lençóis, colchas e edredons em tons neutros sempre combinam com todos os elementos que você agregar à cama posta!

Chegou a hora de aprender como fazer cama posta aí, na sua casa. Para um visual um pouco mais básico, use os itens que você já possui nessa ordem:

  1. lençol de elástico;
  2. lençol superior;
  3. manta ou edredom;
  4. travesseiros.

Para uma cama mais volumosa e completa, você pode investir em muitos outros itens e seguir uma ordem um pouco mais complexa:

  1. saia para cama box;
  2. pillow top;
  3. lençol de elástico;
  4. lençol superior;
  5. colcha ou edredom;
  6. travesseiros de apoio;
  7. travesseiros de dormir;
  8. almofadas;
  9. manta ou peseira.

No fim das contas, como organizar a cama fica a seu critério, mas vale a pena investir um pouco mais nesses itens! Pode ter certeza de que esses elementos extras fazem muita diferença. O pillow top, por exemplo, dá uma sensação de cama de hotel. Já os travesseiros de apoio deixam a cama mais elegante e macia. 

A cama posta com manta ou peseira ganha uma finalização para lá de especial. Como você pode ver na foto, é um acabamento para toda a produção que você fez no ambiente. Isso vale para as almofadas, que criam camadas de aconchego e estilizam o ambiente.

Crie muitas camadas

Lembre-se: quanto mais volume, melhor! As camadas de roupa de cama ajudam a criar esse efeito. Elas conferem mais aconchego, tanto aos olhos quanto ao tato. Para isso, quando for arrumar a sua cama posta, não a deixe totalmente “lisinha”. Faça algumas dobras para dar volume, sobretudo se ela não tiver tantos elementos.

Se possível, invista em lençóis com dobra feita, que dão um acabamento especial ao móvel. Você também pode dobrar o lençol superior ou o lençol de cobrir sobre o edredom. Essa técnica é bem interessante para lençóis sem dobra feita e dá um acabamento elegante para a cama posta de solteiro ou casal.

Outra boa ideia é dobrar uma manta duas ou mais vezes para criar bastante volume. Você também pode deixar a manta levemente amassada na cama posta de casal. Esse efeito de bagunça sutil resulta em um espaço aconchegante e humanizado. É bem interessante para quem gosta de fotografar o quarto!

Destaque para as almofadas

Os elementos macios são fundamentais para a cama posta, pois criam volume. Além disso, eles ajudam a expressar um pouco mais da sua personalidade na decoração de casa, permitindo combinações e trocas frequentes de cores e estilos.

Afinal, a maioria das pessoas não tem uma roupa de cama diferente para cada ocasião, certo? Para os dias em que você deseje um visual minimalista, suas roupas de cama lisas podem ser combinadas com capas de almofadas sem estampas. Assim, é possível criar um ambiente neutro.

Para os dias em que você quiser mais cores, como um visual maximalista e divertido, pode brincar com combinações de tonalidades nas almofadas. Quando estampadas com padrões diferentes, texturas complementares e cores irreverentes, elas te ajudam a mudar o ambiente sempre que precisar. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: