Dicas de organização de Marie Kondo

Dicas de organização de Marie Kondo

Um ambiente arrumado passa a sensação de tranquilidade e equilíbrio que desejamos no nosso dia a dia. Pensando nisso, Marie Kondo, autora do best-seller mundial, “A Mágica da Arrumação”, criou o método KonMari. Com dicas de organização práticas e inteligentes, a jovem escritora te ajuda a encontrar a paz exterior e interior.

Seguindo seu método, Marie divide o processo em duas etapas: descartar e guardar. Dessa forma, ela indica que você abra mão de itens desnecessários e acomode os essenciais em locais dedicados. Dessa maneira, mantendo o espaço sempre em ordem. Descubra como organizar a casa em passos simples!

1 – Comece entendendo a influência do ambiente na sua vida

Explicando o efeito da tal “mágica da arrumação”, o ambiente que você vive tem grande impacto na sua rotina, assim como no seu emocional. A psicologia explica que o caos na área externa faz com que os pensamentos fiquem mais confusos. Por isso, quando bem organizado e com todos os itens em seus devidos lugares, é mais fácil de encontrar um equilíbrio emocional.

Principalmente em ambientes destinados ao descanso ou ao trabalho, a organização do espaço é de extrema importância. Ela faz com que a mente se acalme ou para que ela se torne mais produtiva.

Dicas de organização de armário

2 – Faça uma arrumação direita e de uma vez só

É comum, quando pensamos em arrumar a casa inteira, ou seja apenas um cômodo, dividirmos o processo em diferentes dias. No entanto, Marie Kondo destaca em seu método KonMari que o ideal é fazer toda a arrumação de uma só vez. Para isso, separe um dia na sua agenda apenas para arrumar a casa, coloque uma música calma e disponha todos os itens à vista.

Quando você passa por todos os cômodos de uma vez é mais fácil entender o que você tem, o que precisa ou não, assim como a melhor forma de agrupá-los. Assim, você garante estar realmente organizando o seu lar, e não apenas guardando suas coisas. A segunda opção costuma causar um efeito rebote e, logo, sua casa provavelmente estará bagunçada novamente.

Dicas de organização de escritório

3 – Descarte o que não te faz feliz

Agora que você já tirou todos os itens da casa do lugar, comece pelo primeiro passo do método da Marie: descartar. Para isso, leve em consideração a necessidade de cada objeto, mas principalmente, se ele te faz feliz. Principalmente no caso de roupas, sempre se pergunte “isso me traz alegria?”.

Muitas vezes guardamos peças que achamos que um dia iremos usar, ou que um dia irá caber novamente. Também é comum mantermos roupas que não nos sentimos totalmente confortáveis quando usamos. Essas todas devem ser doadas, segundo Marie. Assim, você mantém apenas aqueles itens que você realmente ama e te fazem sentir melhor.

[do_widget id=custom_html-14]

4 – Organize os itens por categorias

Agora que restaram os objetos e peças que você deseja manter, comece a agrupar os itens por categorias. Um das dicas de organização criadas por Marie é separar, por exemplo, jaquetas com jaquetas, calças com calças, camisetas com camisetas.

Dicas de organização de cozinha

Para roupas de cama e banho, mantenha sempre os mesmo itens de jogos de toalhas ou de lençóis, guardados em conjunto. Dessa forma, fica bem mais fácil de saber onde procurar quando você precisar de algo.

5 – Por fim, organize aos poucos, mas diariamente

Com a arrumação geral da casa terminada, lembre-se de sempre mantê-la desse jeito organizando-a aos poucos e diariamente. Nesse quesito, use a regra do “tirou, guardou” para manter seus objetos sempre em uma caixa organizadora ou no lugar onde deveriam estar.

Com essas dicas de organização, seu lar se torna mais confortável e acolhedor para que você aproveite os momentos de tranquilidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: