Descubra qual o melhor tecido para lençol

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de comprar roupas de cama. Qual cor escolher? Qual acabamento? Mas a dúvida mais importante é: qual o melhor tecido para lençol? Afinal, ele é nosso companheiro para todas as noites.

O tecido para lençol precisa ser macio e suave contra a pele. Ao mesmo tempo, deve ser resistente para aguentar o uso diário e as lavagens semanais. E mais: ele deve permitir a respiração para manter nossos corpos confortáveis e frescos. 

Existem diversos fatores que influenciam na escolha, e vamos te contar a respeito de algumas características para observar. Acerte na sua próxima compra de lençol e durma com muito mais bem-estar!  

Os tipos de lençol e como são utilizados 

Para entender qual é a necessidade de escolher o melhor tecido para lençol, relembre a utilidade desses produtos. Muitas pessoas podem pensar que não é necessário investir em roupas de cama de qualidade, mas elas passam longas horas do dia conosco e podem fazer parte de nossas vidas ao longo de anos.

Existem basicamente dois tipos de lençol: o lençol inferior e o lençol superior. O lençol inferior é, na maioria das vezes, produzido com elástico para facilitar o uso no dia a dia. Porém, nas linhas profissionais, utilizadas em hotéis, eles vêm sem elástico, pois a lavagem profissional pode prejudicar o material. 

Já os lençóis superiores são aqueles que utilizamos para nos cobrir quando está calor. Eles também podem ser usados como cobertura na cama, no lugar da colcha, ou como uma proteção para não sujar a cobertura de cima, como edredom e manta. 

Ou seja, o lençol de tecido fica em contato direto com a nossa pele ao longo de, no mínimo, sete horas, todas as noites. Ele é responsável por proteger nossos colchões e nossa pele, nos aquecer de forma leve, absorver suor e proporcionar maciez ao toque. Viu só como lençóis são importantes? 

Tipos de tecido para lençol

Dentre os materiais mais comuns para a produção de lençóis estão: percal, cetim, seda, linho e poliéster. Todos eles têm suas vantagens e características especiais, que devem ser considerados no momento da escolha. Confira um pouco mais sobre cada um:

  • percal: feito em algodão, é natural, resistente, macio e fácil de cuidar;
  • cetim: pode ser feito com algodão ou material sintético, possui um brilho especial e toque macio;
  • seda: luxuoso e de origem animal, tem um custo mais elevado e demanda cuidados especiais;
  • linho: elegante, traz um ar natural e atemporal para a cama;
  • poliéster: feito com fibras sintéticas, impossibilita a respiração, mas tem boa resistência. 

Já deu para notar que a resposta para a pergunta “qual o melhor tecido para lençol?” depende, não é mesmo? Calma, a gente vai facilitar para você!

Lençol de algodão

Tecido de algodão para lençol: um queridinho de quem ama roupa de cama! O algodão é a fibra mais usada do mundo, sendo um material natural, proveniente do algodoeiro. Por vir da natureza, suas tramas permitem a circulação de ar, o que proporciona um conforto térmico incomparável. No inverno, ajuda a aquecer, no calor, proporciona frescor.

Também é um material muito durável, com resistência a lavagens, ao ferro de passar e ao uso do dia a dia. Sua maciez também é famosa, tanto no uso de roupas para vestir quanto nas peças de roupas de cama. Outra vantagem é a alta absorção do tecido, o que o torna um ótimo parceiro nas noites quentes. Pode ser usado para fabricar vários tecidos, como percal, cetim, piquet, entre outros.

Cetim de algodão

Como explicamos anteriormente, o cetim pode ser feito a partir de fibras naturais ou fibras sintéticas. Qual o melhor tecido para lençol? Sempre o natural. Assim, o investimento em lençóis de cetim de algodão é o mais acertado para quem gosta de um brilho no tecido. 

O cetim de algodão oferece todas as características do algodão e mais. Ele tem um brilho elegante, um toque ainda mais liso e até mesmo benefícios para o rosto e para o cabelo. Por ser suave e liso, reduz o atrito com o rosto e com o cabelo.

Algodão egípcio

Se você perguntar para algumas pessoas qual o melhor tecido para fazer lençol, provavelmente a resposta será o algodão egípcio. Ele é uma variação nobre do algodão comum. Cultivadas às margens do rio Nilo, as fibras ganham condições climáticas vantajosas para seu cultivo, gerando um fio longo, resistente e extremamente macio. 

O algodão egípcio é um material extremamente versátil, resistente e durável. Uma peça totalmente confortável e elegante. Sua resistência possibilita o uso ao longo de muitos e muitos anos. Vale o investimento!

E aí, qual o melhor tecido para lençol?

Agora que você já sabe tudo isso sobre tecidos para lençol, já consegue dizer qual o melhor tecido para lençol, na sua opinião? Em caso de dúvidas, é sempre bom pesquisar mais informações sobre os materiais e ler com atenção as informações sobre os produtos.

Inclusive, essa também é uma excelente dica para a manutenção: leia as instruções do fabricante! Mesmo o lençol de maior qualidade pode ser prejudicado pela falta de cuidados. Aproveite seus novos lençóis!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: