Decore sem medo: aprenda a fazer combinação de cores!

Muitas pessoas têm receio de escolher as cores no momento de decorar. Dúvidas como “e se elas não combinarem?” ou “e se o ambiente ficar sobrecarregado de informações?” são bastante comuns. Existem alguns truques para acertar sempre na combinação de cores, e nós vamos te ensinar todos hoje!

Mas a gente gosta sempre de lembrar: a melhor decoração é aquela que te faz feliz! Por isso, use essas dicas livremente, sem se preocupar demais. Não existe certo ou errado quando o assunto é o seu gosto pessoal. Ainda assim, é legal conhecer esses truques para pensar em como combinar cores.

Relembre os tempos da escola

Lembra quando aprendemos na escola o que são cores primárias, secundárias e terciárias? Relembrando:

  • primárias: amarelo, azul e vermelho;
  • secundárias: laranja, roxo (ou violeta) e verde;
  • terciárias: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado ou verde-claro, amarelo-alaranjado,  azul-arroxeado e azul-esverdeado. 

Essa informação que a maioria de nós deixou no passado vai ser bem útil agora, pois ela é a base do círculo cromático, uma ferramenta que ajuda nesse procedimento. Ele funciona como uma espécie de tabela de combinação de cores. As cores primárias são dispostas na mesma distância em um círculo, e entre elas ficam as cores secundárias e as terciárias. 

Com o círculo em mãos, você consegue visualizar diversas combinações que ficam perfeitas juntas. Basicamente, existem quatro técnicas: monocromática (ou tom sobre tom), análoga, complementar e tríade. 

Técnicas de combinação de cores com o círculo cromático

Combinação monocromática: escolha uma cor base e brinque com a mescla de diversos tons. O resultado é harmonioso e estiloso. Se você escolher o roxo, por exemplo, pode pintar a parede de um tom mais claro e usar roupas de cama e almofadas em tons mais escuros.

Combinação complementar: escolha tons de lados opostos do círculo para criar um contraste forte. Essa é uma boa opção para a decoração de ambientes joviais, despojados e criativos. Algumas combinações são clássicas, como o vermelho com verde ou o azul com laranja. 

Combinação análoga: escolha uma cor do círculo e use as mais próximas dela para criar as combinações. O baixo contraste dessa mistura dá um resultado bem elegante. É uma excelente escolha de combinação de cores para a sala de estar ou para a sala de jantar.

Combinação tríade: nesta técnica, você utiliza três tons das extremidades do círculo, formando um triângulo. O resultado é uma combinação de cores na decoração que é bem moderna, criativa e descontraída. O resultado é harmônico, mas ousado. Por isso, pense bem antes de utilizar esta técnica!

Combinação de cores neutras

Outro arranjo que não tem erro é o uso de tons neutros. Branco, preto e cinza são cores neutras que combinam com absolutamente todos os ambientes! Elas podem ser combinadas entre si para um visual atemporal, mas também podem ser utilizadas como base para demais misturas. 

Uma combinação de cores para paredes que nunca falha, por exemplo, é a mescla entre o branco e o cinza. Paredes cinzas são elegantes e neutras, enquanto o teto branco dá uma sensação de amplitude. Inclua todos os elementos neutros nesse ambiente para um resultado moderno e clássico, simultaneamente.

A partir desse cômodo com paredes, teto e móveis neutros, é possível incluir elementos decorativos bem diversos. No quarto, as roupas de cama oferecem centenas de possibilidades de decoração. Na sala, a troca das capas de almofadas é uma maneira rápida de testar combinações variadas. O mesmo vale para o banheiro. Com paredes e chão brancos, é possível brincar com os tons de toalhas de banho, rosto e piso. 

Quais sensações você quer transmitir?

Além de pensar nas combinações, é importante levar em consideração também as características das cores. Afinal, cada cor transmite uma sensação diferente, que pode influenciar no humor das pessoas que estão naquele ambiente. Existem muitas características importantes, mas algumas das sensações que as cores transmitem são:

  • vermelho: paixão, força e calor;
  • rosa: inocência, romantismo e delicadeza;
  • amarelo: alegria, otimismo e verão;
  • laranja: energia, humor e entusiasmo;
  • verde: calma, saúde e frescor;
  • azul: paz, tranquilidade e estabilidade;
  • roxo: mistério, sabedoria e sensibilidade.

Se você quer visualizar de forma mais clara como a sua combinação de tons ficará no ambiente, existem várias ferramentas para isso. Você pode começar pela criação de uma pasta no Pinterest com fotos de ambientes com o arranjo escolhido, afinal, ver fotos de outras pessoas é sempre inspirador.

Você também pode criar um moodboard com imagens dos elementos que serão utilizados no ambiente. É possível criá-lo no computador, no celular ou à moda antiga, com o recorte de revistas ou com a impressão de figuras das decorações e dos móveis que você deseja.

Gostou das dicas? Então, mãos à obra! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: