Decoração de studio: apê pequeno com muita personalidade

decoração-de-studio

Cada vez mais comuns nos grandes centros, os apartamentos pequenos atraem estudantes, jovens e aqueles que não abrem mão da praticidade de uma casa menor. E a decoração de studio, como é chamada, deve ser funcional e ao mesmo tempo refletir a personalidade do morador. 

Esses apês pequenos costumam não ter paredes, o que pode ser muito bom para ter um ambiente integrado e visualmente maior. Mas, ao mesmo tempo, pode ser uma pedra no sapato quando tem aquela baguncinha e chega uma visita inesperada.

É essencial, então, aproveitar cada um dos espaços para construir um lar cheio de estilo e no qual cada coisa tenha um devido lugar. Nós, da ARTEX, separamos, então, dicas de decoração de apartamento tipo studio para te ajudar a deixar sua casinha aconchegante e funcional. Confira:

Decoração criativa - 8 ideias para quarto

A escolha dos móveis para studio

Com um espaço reduzido, os móveis do apartamento studio decorado precisam ser pensados com muito carinho e atenção. O ideal é escolher aqueles que podem ter múltiplas funções ou que sejam facilmente armazenáveis – sem ocupar muito espaço, hein?

Para saber o que comprar, antes de mais nada, faça uma lista do que é essencial para você na decoração de studio. Gosta de receber bastante gente? Então, ter cadeiras extras é imprescindível. É apaixonado por livros? Coloque uma estante entre suas prioridades. Trabalha em casa? Então um cantinho para o seu home office é indispensável.

Já está com sua lista em mãos? Algum desses móveis pode ser multifuncional? Um canto alemão, por exemplo, serve tanto para acomodar visitas quanto como baú para guardar decorações que você não usa sempre. A mesa do seu home office pode ser articulada, liberando espaço quando não está em uso, e a estante se torna um excelente divisor de ambientes se bem posicionada. 

Reprodução: Pinterest/ ESPELHOS
Reprodução: Pinterest

Use e abuse da iluminação

Se tem uma coisa que faz o ambiente parecer maior é a claridade. Por isso, aposte em janelas amplas, que deixem a luz solar entrar. Paredes em tons claros e luminárias também podem te ajudar a ter um espaço visualmente ampliado.

Os espelhos também são aliados para usar em ambientes pequenos. Esses objetos são responsáveis por dar maior profundidade ao studio apartamento, deixando, assim, seu espaço visualmente maior — sem contar que são excelentes para dar aquela última checada no look antes de sair de casa!

Decoração de studio: as paredes

Decoração de studio: as paredes

Quando falamos da decoração de apartamento estilo estúdio, sabemos que não temos muito espaço a ser explorado no chão. Por isso, a verticalidade deve ser levada em conta. 

Os quadros, placas decorativas e flâmulas levam personalidade e deixam qualquer cômodo da decoração de studio a sua cara. Já os armários suspensos te dão mais espaço para armazenar roupa de cama, decorações, acessórios de cozinhas e muito mais. 

Projetos modernos e atuais de decoração para studio trazem a cama suspensa com um espaço maior disponível no chão para closet ou home office. As paredes da sua casa podem abrir um novo mundo de possibilidades.

Invista nos têxteis

Invista nos têxteis

Outro aspecto importante a ser pensado na construção do seu décor é o uso dos têxteis. Roupa de cama, toalhas expostas, cortinas, tapetes e almofadas fazem uma grande diferença no resultado final da decoração studio

Com eles, você consegue facilmente dar uma cara completamente nova ao ambiente. E nem precisar ter muitas peças, uma colcha dupla face já te dá mais possibilidades de décor sem ocupar muito espaço. As almofadas te dão o mesmo efeito: você pode ter um ou dois enchimentos e várias capas que são fáceis de armazenar.

Para delimitar os espaços, como a área de lazer do lugar em que você dorme, aposte em tapetes diferentes para cada um deles. Os têxteis ainda podem ser o ponto de cor do seu décor, dando um toque de vida ao ambiente.

Tudo em ordem na decoração studio

Tudo em ordem na decoração studio

Lembra quando falamos da baguncinha quando chega uma visita inesperada? Ninguém quer que isso aconteça. Por isso, cada coisa no apartamento tipo studio precisa ter o seu próprio espaço. Se você está se mudando e começando a comprar móveis e decorações, antes de qualquer coisa, avalie:

  • Você realmente precisa?
  • Quanto espaço vai ocupar? Você dispõe dessa área?
  • Qual a função? Dá para usar de mais de uma forma?
  • Quanto você vai realmente usar? É uma decoração de Natal, que só vê a luz do sol durante um mês no ano, ou terá serventia sempre?

Agora, se você já tem várias coisas para decoração de studio e tem medo de não ter espaço para tudo, esse é o momento de reavaliar e refletir sobre o que você realmente precisa. Algumas perguntas a se fazer são:

  • A quanto tempo esse objeto está parado? E por quê?
  • Está estragado? Tem concerto?
  • Quanto você gosta dessa peça? Ela é útil?
  • Tenho outro igual? Ou com a mesma função? Que tal jogar um dos dois fora?
Colocando ordem na casa

Colocando ordem na casa

Além de não possuir mais objetos do que espaço disponível, é importante pensar como vai ficar a organização de cada cômodo do seu apê. Separe uma gaveta para documentos, uma porta no armário para suas canecas de colecionador, um cantinho no gabinete para produtos de skincare e por aí vai.

Pensar em cada detalhe faz com que você economize tempo no dia a dia, pois sempre sabe onde cada coisa está, além de ser mais fácil deixar tudo organizado. No site da ARTEX você encontra caixas organizadoras, roupa de cama e vários objetos de decoração para deixar sua casa impecável. Faça uma visita e escolha o que mais combina com você!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: