Decoração de mesa: dicas e modelos para se inspirar

Decoração de mesa

Sempre tem uma ocasião especial que nos faz querer surpreender na decoração de mesa. Reunir a família e os amigos para compartilhar as refeições pode ser um momento comum, mas também de grandes eventos.

Ainda mais quando você é a anfitriã, além de proporcionar uma ótima refeição, devemos esbanjar estilo na hora do décor. Pensando nesses momentos, listamos alguns modelos e dicas para você se inspirar e transformar sua decoração de mesa. Confira:

Decoração shabby chic

Decoração de mesa - decoração shabby chic

O estilo romântico na decoração de mesa é marcado por móveis no décor provençal, estampas florais e tons pastel. Essas características também estão presentes no shabby chic. Em seu significado, o shabby representa o desgastado e chic se deve à mescla com peças modernas, leves e sofisticadas. Foi inspirado nas antigas e grandes casas de campo da Inglaterra, onde era comum comprar móveis usados e um pouco gastos.

Além das mesmas características do estilo romântico, para compor o estilo shabby chic, se atente aos toques especiais. Acrescente na decoração de mesa detalhes em rendas, babados e estampas florais. Já no quesito tecido, abuse de fibras naturais, amassados, desbotados ou tingidos com chá para resultar em uma aparência envelhecida.

Estilo clássico

Decoração de mesa estilo clássico

Uma decoração de mesa com estilo clássico faz referência a elegância e sofisticação que só peças em alta qualidade podem trazer. Possui características muito populares e ultrapassa diferentes gerações. Além da abrangência dos tons e nuances sóbrios, uma de suas principais características é o uso dos utensílios na cor dourada.

Em relação ao restante do décor da mesa posta, utilize objetos em vidro, que remetem delicadeza e classe. Já os acessórios, como os arranjos, devem ser usados com atenção, pois são bastante ornamentados e ganham protagonismo no espaço.

Se atente aos excessos.  Dessa forma, na decoração de mesa clássica, menos é mais.

Décor rústico na mesa posta

Decoração de mesa estilo rústico

O estilo rústico privilegia elementos caseiros e campestres. Para essa composição, abuse de tons suaves e peças em madeira, que remetem a uma vida simples no campo e longe de toda a agitação urbana. Sendo assim, para certar nessa decoração de mesa, faça uso de uma toalha branca ou xadrez , além de guardanapos em cores escuras e um belo arranjo de flores.

Entretanto, se você possui uma mesa de madeira, a principal dica é: opte por deixá-la à mostra. Portanto, invista em sousplat rústicos para aumentar a identidade visual da sua decoração de mesa.

Além disso, você também pode apostar em velas decorativas, elementos em metal, cobre ou estanho. Cestos de vime e palha, pot-pourri, cerâmica, latas decorativas e peças feitas à mão também são bem-vindos na decoração rústica.

[do_widget id=custom_html-14]

Detalhes importantes para a decoração de mesa

Decoração de mesa detalhes

Após decidir seu estilo, se atente ao modo em que irá deixar sua mesa posta. Faça a escolha das louças, talheres, têxteis e utensílios de acordo com a ocasião e mantenha a harmonia no décor.

Surpreenda nos pequenos detalhes, como por meio de um arranjo de mesa central, que fica lindo em todos os estilos, apenas sendo necessário adequar sua folhagem. Não se esqueça também de organizar copos e taças, que sempre devem ficar alinhados à direita da louça. E, caso queira surpreender, dobre os guardanapos para um visual mais harmônico. Confira nosso conteúdo para fazer de isso forma rápida, fácil e incrível.

Seguindo essas dicas, não restam dúvidas de que a decoração de mesa ficará cheia de estilo e harmonia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: