Dark academia: leve essa tendência ao seu lar

Caso você use o TikTok ou o YouTube, talvez já tenha se deparado com a estética dark academia. Muito popular entre os jovens, sobretudo os apaixonados por filmes, séries e livros de fantasia, ela é uma tendência cada vez mais famosa. Além disso, traz uma proposta bem singular na moda e na decoração. 

Pode ser definido como dark academia, o estilo mais sombrio e vintage. Ele oferece um grande contraste em relação ao décor escandinavo, que possui cores claras e neutras. Ele também difere do cottagecore, que prioriza o visual campestre e alegre. Esse estilo pode ser uma inspiração para os que preferem ambientes mais escuros! 

O que é o dark academia? 

Chegou a hora de entender o que é o dark academia. O estilo surgiu no Tumblr, em meados de 2015, inspirado no livro A História Secreta, de Donna Tartt. Nele, um grupo de jovens de uma universidade de elite se envolve em discussões intelectuais. 

O termo “academia” descreve um grupo de estéticas conectadas ao aprendizado, principalmente às pesquisas em livros. Assim, o dark academia romantiza a arquitetura, a moda, a arte e a decoração. As roupas no estilo dark academia são escuras, em tons de marrom, verde e preto.

Como um contraponto, existe o light academia, um estilo mais romântico e leve. Ele também se baseia em roupas e acessórios vintage, mas prioriza tons terrosos, claros e branco. Como o anterior, ele se inspira em elementos culturais, como arte, literatura e música.

O dark academia na moda

Como mencionado, na moda, o visual dark academia é composto por padrões e cores escuras. Termos como o “aesthetic dark roupas” estão muito relacionados às buscas por looks nesse estilo. A ideia geral é parecer um professor ou um estudante europeu de décadas atrás. 

Para isso, quem segue essa estética usa calças de alfaiataria, casacos longos, coletes, saias com pregas, sapatos sociais, como os loafers, etc. Tudo isso em tons terrosos escuros, preto e cinza, é claro. As estampas também seguem essa estética, com florais mais sombrios e peças em xadrez. 

Os chapéus e as boinas têm um espaço garantido nesse estilo, dando um toque retrô interessante aos visuais. As estéticas preppy e dark academia possuem semelhanças, pois ambas possuem visuais bem “arrumadinhos” e escolares.

O dark academia na decoração

A decoração dark academia também ganhou muito espaço na internet, recentemente. Como dissemos, essa estética se baseia muito nos estudos e no conhecimento. Dessa forma, os livros são indispensáveis para aplicá-la ao seu lar. Priorize, sobretudo, livros antigos, com capas lisas e tons escuros. 

Uma estante de livros é o primeiro passo para iniciar a decoração de um cômodo com a estética do dark academia, principalmente móveis de madeira ou tons mais escuros. Alguns elementos que podem ser dispostos na mobília, além dos livros,  são lupas, cadernos com capas de couro, óculos e canetas de modelos escuros e sóbrios. 

Caso você tenha uma máquina de escrever ou câmeras antigas em casa, também pode acrescentá-las como elementos decorativos. Elas têm tudo a ver com a ideia do dark academia na decoração. É interessante brincar com esses elementos que relembram escolas e bibliotecas antigas. 

Que tal escolher cores escuras para pintar os cômodos nos quais você deseja adotar esse visual? Uma parede em marrom-escuro cria um ar de época, com toques de nostalgia. Uma boa escolha para a decoração dark academia são os papéis de parede, como florais de fundo escuro e padrões bem fechados de xadrez. 

A decoração dark academia no quarto

Para levar esse estilo ao quarto, utilize colchas escuras. Peças pretas, marrons, cinzas e verdes têm tudo a ver com a estética. Se possível, opte por lençóis das mesmas cores. Caso não possua essas tonalidades, tons de bege e branco são clássicos que combinam bastante com o visual almejado.

Outra dica interessante é integrar tapetes à decoração do cômodo. Em cores mais escuras, eles agregam o tema dark ao ambiente. Além disso, eles deixam o local mais acolhedor, como uma biblioteca antiga com grandes carpetes. Entretanto, evite estampas modernas e minimalistas. 

Mais uma dica de como aplicar o estilo dark academia no quarto é abusar de muitas capas de almofada. Elas contribuem para um visual aconchegante e dark no ambiente. Escolha itens mais escuros e com texturas interessantes. As peças podem ser colocadas no chão, criando um espaço de leitura. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: