Conheça as melhores cores de parede para quarto

Conheça as melhores cores de parede para quarto

Com certeza você valoriza o conforto, aconchego e descanso em seu dormitório. Para complementar esse momento relaxante, muito é falado sobre como as cores de parede para quarto podem influenciar em diversos aspectos do seu sono e bem-estar em geral.

É durante a noite que o organismo se recompõe da correria do dia a dia. Dessa forma, dormir bem é essencial para a qualidade de vida. Por isso, a cromoterapia é uma técnica muito aplicada na decoração de quarto e interfere diretamente nos aspectos físicos e emocionais. Confira abaixo detalhes dessa técnica e como as cores podem transformar o seu ambiente.

A origem da cromoterapia

Cores de parede para quarto - A origem da cromoterapia

Reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias complementares, a cromoterapia é um tratamento que, através das cores, estabelece harmonia e equilíbrio ao corpo, mente e emoções. A técnica acredita que cada tom possui uma função terapêutica e atua diretamente em um chacra ou um órgão do corpo humano.

Esse tratamento é usado desde 2800 a.C, pelos gregos, egípcios, chineses e indianos. Atualmente, hospitais em diversos lugares do mundo utilizam a cromoterapia até em bebês prematuros, com o uso da luz ultravioleta.

Entenda como funciona

Cores de parede para quarto - Entenda como a cromoterapia funciona

A cromoterapia é um método baseado nas sete cores do arco-íris e no rosa. Ela se apoia no fato de que cada nuance possui uma vibração energética diferente e causa efeitos curativos ou calmantes à medida que se propaga no ambiente. Entretanto, não é apenas a visão que absorve a energia da tonalidade, mas sim todo o organismo, pois possui capacidade de perceber e receber os efeitos dessa técnica. Esse procedimento pode ajudar o indivíduo em diversos aspectos e melhorar sua qualidade de vida.

Aplique a cromoterapia no dia a dia

Cores de parede para o quarto - Aplique a cromoterapia no dia a dia

Cada cor atrai um tipo de energia fundamental para o funcionamento de nosso organismo e é aplicada de acordo o conhecimento da cromoterapia sobre as tonalidades e suas funções. O ideal é que cada emoção ou parte do corpo seja trabalhada com um tipo específico de nuance, de acordo com sua necessidade. Tanto o aspecto emocional quanto físico podem sair do desequilíbrio e voltar a funcionar de maneira natural. Contudo, os efeitos sempre vão depender da intensidade das pigmentações utilizadas.

Então, veja abaixo os significados das matizes de parede para o quarto.

Equilíbrio com o verde

Equilíbrio com o verde nas paredes do quarto

Considerada calmante e estimulante do equilíbrio, o verde tem uma relação direta com a natureza e é a única cor que não possui contraindicações. Com uma função anti estressante, promove a harmonia do ambiente. Quanto mais suave for a tonalidade, mais sossego irá transmitir. Além disso, estimula as habilidades de leitura, retira a condição física negativa e energiza o corpo e a alma.

Tranquilidade com o azul

Tranquilidade com o azul para parede do quarto

Os tons de azul são perfeitos para acalmar o cérebro, dar asas à imaginação e trazer efeito tranquilizante. Em nuances suaves,  as cores de parede para quarto trazem sentimentos de bem-estar, serenidade e aconchego. Também são indicadas para casos de insônia e estresse, pois ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Além disso, o azul também é ótimo para quarto de bebês, pois reduz o choro e agitação das crianças. Lembre-se que os matizes mais vibrantes são ótimos para casa praia ou campo. Já as tonalidades claras dão profundidade e a impressão de que o cômodo é maior. Inspire-se em um quarto cor de céu e garanta melhores noites de sono.

[do_widget id=custom_html-14]

O trio de cores quentes

O trio de cores quentes para parede do quarto

Esse trio de cores quentes pode transformar a decoração de quarto. As suas particularidades estão sempre voltadas para efeitos estimulantes. Confira essas características:

Amarelo

Representa a mente. Por isso, essa tonalidade incita a inteligência, sabedoria, razão e discernimento. Ou seja, é excelente para o espaço de trabalho ou estudo em seu quarto, pois instiga a produtividade. Por ser um tom muito vivo, age sobre a mente e ajuda a mandar para longe os pensamentos obsessivos, além de trazer concentração, atenção, excitação e força de vontade.

Vermelho

É a cor da paixão e sensualidade. Estimula vitalidade e induz à ação. É indicada para afastar a depressão e o desânimo. Então, tome cuidado ao aplicá-la nas paredes, pois pode tirar o sono e causar agitação. Entretanto, pensando em cores para quarto de casal, o vermelho pode ser uma excelente alternativa para manter o clima apaixonante.

Laranja

Na cromoterapia, o tom corresponde ao metal e ouro. É uma cor restauradora, que remete à coragem e ajuda no emocional. Representa alegria, sucesso e coragem. Seu efeito no corpo estimula a circulação sanguínea e pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios. Assim como o amarelo, o laranja está diretamente ligado à intelectualidade e é uma ótima cor para um quarto infantil, pois estimula os estudos.

Espiritualidade com lilás e índigo

Espiritualidade com lilás e índigo na parede do quarto
(Reprodução: Pinterest)

Inteiramente associado ao quesito espiritual e místico, o lilás mistura a paixão do vermelho e calma do azul, tornando-se uma ótima alternativa para quartos. A suavidade dessa cor consegue te relaxar e, além disso, pode ser combinada com tons mais fortes, para detalhes no ambiente ou em uma parede de destaque.

Essa cor tem sido usada para melhorar a saúde mental, pois estimula a área do cérebro ligada à resolução de problemas. Ela ajuda, assim, a transformar as obsessões e medos, e mantendo o equilíbrio da mente. Quando usada em casa, limpa e isola os ambientes da más vibrações.

Já o índigo, que é uma variação do azul, também aguça a intuição, eleva e expande a consciência, permitindo uma compreensão melhor das situações da vida. A cor purifica, clareia e limpa a mente e corpo. Também ajuda no processo de autoconhecimento e causa um profundo estado de relaxamento.

Além disso, a cor oferece conforto a quem possui problemas como timidez, claustrofobia, medo e complexo de inferioridade.

Melhorando relacionamentos com o rosa

Melhorando relacionamentos com o rosa na parede do quarto
(Reprodução: Pinterest)

A cor rosa implementa amor, união e afeto na decoração de quarto. Está diretamente ligada ao equilíbrio de relacionamentos pessoais e profissionais e costuma deixar as pessoas mais emotivas e carinhosas. Assim, pode te auxiliar na hora de resolver todas as pendências, principalmente na área afetiva. A tonalidade atua no chacra cardíaco, que está localizado na altura do coração, e estimula a glândula responsável pelo sistema imunológico e energia vital.

Contudo, o rosa ensina a trabalhar a energia do amor, perdão e aceitar as diferenças, pois busca reconciliações e entendimentos de mágoas e ressentimentos do passado. O que te impede de resolver problemas? Será o medo, insegurança, culpa ou rejeição? Pois o rosa pode ser a cor ideal para aplicar no quarto e ir lidando com essas dificuldades.

Aposte em tons neutros

Aposte em tons neutros para a parede do quarto

As cores de parede para quarto são neutras, suaves , bonitas e trazem requinte e conforto. Versáteis e calmantes, tons de creme, cinzas suaves e branco servem para os mais diferentes tipos de decoração, sendo considerados os curingas na hora de pintar as paredes.

O grafite e marrons profundos são certeiros. Procurar por tons básicos e escuros é uma boa pedida para quem possui dificuldade para dormir, pois refletem aconchego. Assim, o quarto também continua escuro ao amanhecer, mesmo que um pouco de luz entra pelas frestas das janelas e cortinas.

Já o branco é clássico, reconfortante e deixa o espaço com cara de tranquilidade. Por ser a união de todas as cores, reúne as características e poderes de todas elas. Então, se você quer calma, união, pureza, simplicidade e limpeza refletidos em seu quarto, essa é a cor certa. É também a cor da sabedoria, por estar associado ao grisalho do cabelo dos mais velhos.

Afinal, as cores calmantes trazem sofisticação e aconchego para a decoração de quarto, ao mesmo tempo em que o transformam em verdadeiros refúgios.

Após esse guia você pode escolher as melhores cores de parede para o quarto e transformar a decoração, ambiente e clima do teu espaço. Gostou? Então deixe nos comentários qual é a cor você vai apostar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: