Confira ideias práticas para arrasar na decoração de estante

As estantes são curingas da decoração. Podem ser utilizadas na sala, no quarto, na cozinha e até nos banheiros. Com estantes, você tem a oportunidade de organizar a casa e, ao mesmo tempo, expressar a sua personalidade. Existem alguns truques para decoração de estante que permitem criar um visual mais coeso.

Um dos aspectos mais interessantes das estantes é a possibilidade de mudar o décor com frequência. Você não precisa comprar itens novos o tempo todo, já que consegue dar uma cara nova apenas mudando objetos de lugar. Neste artigo, vamos ensinar maneiras simples de decorar estantes. Confira!

Escolha os objetos para a decoração de estante

Essa escolha vai depender de muitas variáveis, incluindo o ambiente em que ela estará inserida. Tente encontrar objetos que tenham conexão com o espaço, com os seus gostos pessoais e entre si. Você pode trabalhar com uma paleta de cores na sua estante ou escolher uma temática para buscar essa coesão.

Na decoração da estante da cozinha, você pode incluir os eletrodomésticos que gostaria de deixar em destaque, assim como livros de culinária, colheres de pau, fouets e outros itens relacionados à cozinha. Vale lembrar que as gorduras e os vapores da cozinha podem estragar alguns itens, então é preciso avaliar bem a posição da estante.

Na sala, as possibilidades são mais amplas. Você pode brincar com vasos, velas, itens decorativos, livros, discos, plantas, DVDs, entre outros. O interessante desse espaço é que não há risco de estragar os objetos por conta de vapores, por exemplo. Mas é importante levar em conta que essa estante vai conviver com a televisão, portanto é preciso equilibrar bem as escolhas.

No quarto, as estantes também dão um charme especial e uma sensação de acolhimento. Afinal, podemos deixar em destaque os objetos e livros mais especiais. Assim, a sensação é de estarmos sempre próximos daquilo que amamos. Estantes para livros são ótimas para quem adora ler na hora de dormir, mas podem causar alergias. Fique atento! 

Aposto que você estava se esquecendo do banheiro! Ele também pode ganhar algumas prateleiras ou uma pequena estante, mesclando bem os aspectos decorativo e organizacional. É possível colocar plantas, aromas, velas e acomodar toalhas nesse espaço, criando um visual bem bonito. 

Hora de posicionar os itens!

O primeiro truque é adicionar altura à decoração de estante. Posicione objetos mais altos no topo; assim, você consegue atrair a atenção para cima, o que cria uma sensação de que o pé-direito é mais alto. Essa é uma das ótimas dicas de decoração para sala pequena

O segundo truque é usar a clássica regra de 3 das dicas de decoração. Já a conhece? A ideia é que uma composição com 3 elementos traz dinamismo à decoração; então, ao incluir 3 objetos decorativos, você força uma movimentação do olhar, dá profundidade ao décor e adiciona a percepção de camadas. Uma combinação infalível: um vaso, um livro e uma vela. 

Enfim, essa regra de 3 também funciona para composições de móveis. Já reparou como a combinação de duas poltronas e uma mesa central ou lateral fica interessante e confortável? Ela também é uma boa na hora de posicionar quadros em uma parede ou criar um conjunto com plantas em um canto da sua casa.

Além disso, varie texturas e cores complementares. A união de um livro antigo, um vaso ripado e folhas secas é um bom exemplo que sempre funciona. Isso vale também para a forma de posicionar os itens. Você pode fazer uma pequena pilha de livros em uma prateleira e colocá-los em pé em outra. Colocar um livro sob um vaso também é uma solução atraente para criar interesse e altura.

Deixe tudo organizado

Com as prateleiras abertas, as estantes deixam tudo bem exposto. Mas todos nós temos algumas baguncinhas para esconder, né? Assim, uma das dicas de decoração para sala e cozinha é usar cestos e caixas para esconder objetos que você não quer à mostra. As visitas não precisam saber onde estão os carregadores dos aparelhos, certo?

No quarto essa também é uma solução bem legal na decoração de estante. Uma das dicas de decoração para quarto mais interessantes é apostar em muitos materiais naturais, que tornam o ambiente mais aconchegante. Assim, se falta espaço no seu guarda-roupa, adicione cestos para guardar roupa de cama, toalhas e itens menos usados.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: