Como usar tapete na sala e criar um ambiente aconchegante

Quadrado, redondo, pequeno, enorme, felpudo, estampado ou liso. Entre tantas opções é normal se perguntar como usar tapete na sala e que modelo escolher para decorar o seu espaço. 

O acessório, cheio de utilidades, é um dos toques mais aconchegantes que você pode dar ao seu ambiente. Na sala, no quarto ou copa, ele tem como objetivo abafar o som, decorar, levar conforto e deixar o espaço mais aconchegante. Aprenda como usar tapete.

Como escolher o tapete para a sua sala

São inúmeros modelos, formatos, estampas e tipos de tapete. A missão de escolher um que se encaixe perfeitamente no espaço que você tem disponível e transmita sua personalidade nem sempre é a mais fácil. Por isso, nós, da ARTEX, separamos dicas e informações que vão do tamanho ao material dos tapetes. Confira.

O tamanho do tapete

O primeiro passo para entender como usar tapete na sala é saber o espaço que ele ocupará. Se ele ficar abaixo do sofá, considere que deve entrar cerca de 10 cm. No caso de poltronas, o ideal é que a peça fique inteira sobre a tapeçaria.

Caso esteja procurando formas de usar tapete na sala e dividir dois ambientes, deixe-o cerca de 15 cm maior que a área delimitada. Sua peça vai ser usada na frente do sofá? Certifique-se de que o tamanho seja suficiente para cobrir a distância até a TV, dando, assim, mais aconchego ao ambiente. 

Seja o seu tapete neutro, colorido ou estampado, ele precisa estar de acordo com as dimensões do ambiente. Por isso, assim que tiver essa informação, tire as medidas do espaço. Tá com elas em mãos? Vamos entender os materiais das peças.

Materiais do tapete da sua sala

Quando se fala em escolher o material que fará a composição do seu tapete para sala, é importante saber que efeitos você espera dessa peça e quanto se usa o ambiente. Cada uma das composições possui suas qualidades.

As peças de nylon, fibra sintética, são altamente duráveis, além de oferecer maleabilidade para seu artigo. Os de poliéster possuem características antialérgicas e fixam a cor de suas estampas por muito tempo. 

A lã e o algodão, materiais naturais, são alguns dos mais comuns encontrados em peças para a casa. A primeira tem um grande poder de reter calor, sendo uma forma de como usar tapete na sala de estar e mantê-la aquecida. Já a segunda possui um toque fresco e ajuda a manter a temperatura ao longo do ano.

O sisal é outro material muito comum nas tapeçarias. Muito visto em ambientes externos, ele possui excelente durabilidade e leva um toque rústico ao cômodo, por isso, tem ganhado lugar em salas modernas.

Formatos e modelos que ganham o coração

O retangular é o modelo mais visto em todos os cômodos da casa. Esse tipo é perfeito para quem procura saber como usar tapete na sala de jantar abaixo da mesa com o mesmo formato. O ideal é que a peça ocupe todo o espaço abaixo do móvel e ainda sobre um pouco nas laterais para fácil movimentação das cadeiras.

As formas geométricas e com bordas arredondadas vêm ganhando espaço em decorações que não abrem mão de tendências, e não seria diferente com os tapetes para casa toda. E aqui não falamos apenas dos modelos redondos, mas daqueles que têm flores ou uma aplicação que saí das tradicionais linhas retas.

Esses modelos ficam apaixonantes sob uma mesa de centro ou como sobreposição. Com formas parecidas com as de como usar tapete redondo na sala, elas podem ocupar grandes espaços ou com móveis que sigam moldes parecidos.

Sala com mesinha de centro, tapete e sofá, além de uma estante de livros e quadros ao fundo

Combinações para usar com o tapete da sala

Assim como na decoração de maneira geral, não há regras de como usar tapete na sala. Para quem quer criar harmonia visual, basta seguir o estilo decorativo e a paleta de cores já usados na sala. Quem quer um espaço criativo e cheio de elementos pode soltar a imaginação e trazer peças únicas para o ambiente.

Uma das formas mais clássicas de criar harmonia no espaço é combinar o seu tapete com outros têxteis, sejam eles cortinas e almofadas na sala ou roupa de cama no quarto. Com kits exclusivos que mantêm essa coesão de informações, você gera equilíbrio na decoração sem perder a personalidade do cômodo.

Quem é apaixonado por decoração e passa horas do dia rolando o feed do Pinterest e buscando inspirações de como usar tapete na sala pequena ou grande já deve ter se deparado com as sobreposições de modelos. Colocar uma peça sobre a outra cria um visual arrojado e cheio de personalidade. 

Os tapetes estampados são outras peças que também carregam consigo criatividade e muita personalidade. Aqueles que trazem desenhos elaborados ficam apaixonantes em decorações bohos e criativas. Aquelas com formas geométricas e linhas dão match com espaços modernos e minimalistas, e os florais levam leveza ao cômodo romântico, clássico ou rústico.

Reprodução: Pinterest

Dicas de como usar tapete na sala

Escolher o modelo e aprender como usar o tapete na sala pode se tornar uma atividade muito mais fácil com alguns conselhos. O primeiro é sempre limpar a sua peça. A recomendação é procurar uma lavanderia especializada para fazer a lavagem. No entanto, você pode tirar o excesso de pó com o aspirador com maior frequência, evitando acúmulo de sujeira e alergias.

Sempre tem aquele tapete dos sonhos que você quer usar em casa, mas ele tem um problema: escorrega. Mas seja o maior modelo ou até o capacho tem uma solução simples, coloque um feltro embaixo da peça e ele melhorará a aderência ao chão. Fitas em dupla face para tecido também são excelentes para essa função.

Outra dica importante quando o assunto é como colocar tapete na sala é optar por deixar os móveis acima da peça. Dessa maneira, você consegue delimitação ao mesmo tempo em que ganha espaço.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: