Como tirar manchas difíceis do lençol?

Não tem nada mais frustrante do que perceber que seu lençol novinho está manchado, não é mesmo? E se, por acaso, essa mancha for de sangue, o desespero pode ser ainda maior. Mas calma, porque existe solução! A boa notícia é que, com algumas dicas simples e técnicas eficazes, é possível recuperar o seu lençol e deixá-lo limpinho novamente.

Quer aprender como tirar mancha de sangue do lençol e outras manchas difíceis de maneira prática e eficiente? Então, continue lendo e descubra todos os truques para restaurar seu tecido e manter sua cama posta sempre limpinha e aconchegante.

Como lidar com manchas no lençol recentes?

Imagem 02 2

1. Aja rapidamente

Quanto mais tempo a mancha ficar no lençol, mais difícil será removê-la. Então, corra para a ação assim que a perceber no tecido. Se a mancha for líquida, use um pano limpo e seco para absorver o excesso. Evite esfregá-la, pois isso pode espalhar a mancha e agravar o problema.

2. Identifique o tipo de mancha

O tratamento ideal varia conforme o tipo de mancha. Para manchas de sangue, por exemplo, use água fria e sabão neutro. Evite água quente, pois ela pode “cozinhar” o sangue e acabar fixando ainda mais a mancha. Já para as manchas de café, lave com água fria e detergente. 

3.  Pré-tratamento

Aplique um pouco de detergente neutro ou um produto específico para remover manchas diretamente sobre a mancha recente. Deixe o produto agir por alguns minutos, conforme as instruções da embalagem. Em seguida, esfregue a mancha com cuidado, usando os dedos ou uma escova de cerdas macias.

4.  Lavagem

Lave o lençol na máquina de lavar, seguindo as instruções da etiqueta. Use água fria ou morna e sabão neutro. Se possível, seque o lençol ao ar livre, à sombra. Se usar a secadora, escolha a opção de temperatura baixa.

O que tira mancha de sangue de lençol?

No tópico anterior, vimos dicas gerais para tirar manchas do lençol, certo? Mas quando o assunto é mancha de sangue, principalmente como tirar mancha de sangue seco do lençol, a tarefa pode parecer mais difícil. No entanto, o processo é totalmente possível.

O segredo é agir com rapidez e usar os produtos certos para não danificar o tecido.

  1. A primeira coisa a se fazer é umedecer a área manchada com água fria. Isso vai ajudar a soltar um pouco do sangue e facilitar a remoção. 
  2. Em seguida, aplique um pouco de sabão em barra ou detergente neutro diretamente sobre a mancha e esfregue delicadamente com os dedos. Deixe agir por 10 a 15 minutos.
  3. Em seguida, lave o lençol normalmente.

Agora, se você estiver em dúvida sobre qual produto utilizar, o segredo está no uso de substâncias que tenham propriedades de limpeza e que ajudem a quebrar a proteína do sangue. Sabão neutro ou detergente são sempre boas opções, e, se for necessário, um pouco de água-oxigenada pode ser a solução para aqueles casos mais difíceis.

Mas atenção: faça sempre um teste em uma parte pequena do lençol para avaliar se a mistura não causará danos no tecido.

Dicas extras para evitar manchas no lençol no futuro

  1. Troque os lençóis regularmente: trocar o lençol com elástico e o lençol superior com frequência ajuda a manter a higiene e evita que possíveis manchas se tornem mais difíceis de remover.
  2. Cuidados ao usar produtos: evite usar produtos de limpeza abrasivos nos lençóis para não danificar as fibras do tecido. Um bom sabão em pó ou líquido já faz uma limpeza eficaz.
  3. Secagem ao ar livre: sempre que possível, deixe os lençóis secarem ao ar livre, mas sem exposição direta ao sol. A luz natural ajuda a clarear manchas e a eliminar odores.

Lembre-se: cada tecido tem suas particularidades. Verifique as instruções de lavagem na etiqueta do lençol antes de realizar qualquer procedimento. Com cuidado e atenção, você mantém seus lençóis sempre impecáveis! 

Tire suas dúvidas sobre como tirar manchas do lençol

Imagem 03

Seja aquele cafezinho que virou na cama, a maquiagem que manchou a fronha ou até mesmo aquela mancha de suor que insiste em aparecer nos dias quentes, uma coisa  é certa: ninguém merece dormir em lençóis manchados.

A seguir, respondemos algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é remover manchas do lençol. Confira!

1. Como tirar mancha de lençol branco?

O lençol branco é uma peça clássica do enxoval, mas também é a mais suscetível a manchas. De modo geral, aplicar um sabão neutro ou sabão de coco no local, deixar agir por alguns minutos e esfregar costuma resolver.

No entanto, para manchas mais difíceis, como gordura, molho de tomate ou sangue, pode ser uma boa ideia usar um tira-manchas específico para roupas brancas, que ajuda a remover manchas e clarear o tecido.

2. O que fazer se uma mancha de sangue não sair na primeira lavagem?

Se a mancha de sangue não sair completamente na primeira lavagem, não se desespere! É normal que manchas mais persistentes precisem de uma segunda lavagem.

Nesse caso, tente repetir o processo de aplicação de sabão, deixando agir por mais tempo, e depois lave novamente. Se necessário, use água-oxigenada (em pequenas quantidades) para ajudar a remover a mancha, lembrando de fazer um teste antes.

3. Posso usar água quente para tirar a mancha de sangue do lençol?

Não! A água quente pode fazer com que a proteína do sangue se fixe ainda mais no tecido, dificultando a remoção. Sempre use água fria ou morna para tentar remover manchas de sangue.

4. Posso usar alvejante para tirar mancha de sangue de lençol branco?

O alvejante não é indicado para remover manchas de sangue, pois pode danificar o tecido e amarelá-lo com o tempo. Prefira utilizar produtos específicos para este fim, com um tira-manchas ou outro produto permitido pela etiqueta da peça.

Evite esfregar demais para não danificar o tecido. Em casos mais difíceis, você pode tentar mergulhar o lençol em uma solução de água fria com sabão em pó e deixar de molho por algumas horas.

5. Como evitar manchas no colchão?

Sabemos que às vezes as manchas acontecem. No entanto, é possível evitar que elas cheguem até o seu colchão, que é muito mais difícil de limpar, usando um bom protetor de colchão — de preferência impermeável. 

Aí não tem erro! Caso derrame alguma coisa na cama, é só lavar os lençóis e o protetor que o colchão continuará limpinho! O mesmo vale para o protetor de travesseiro para protegê-los de manchas.

Leia também: Qual a importância de um bom protetor de colchão e como escolher?

Onde comprar lençóis de qualidade?

Imagem 04 1

Agora que você já sabe como lidar com diversos tipos de manchas no seu lençol, incluindo as difíceis manchas de sangue, fica muito mais fácil manter a sua cama limpa e confortável. Não se esqueça de seguir essas dicas na hora de lavar sua roupa de cama!

Na ARTEX você encontra diversas opções de lençóis com qualidade e acabamento impecáveis, que não vão estragar facilmente ao remover uma mancha. Aqui você também encontra edredons, mantas, travesseiros e tudo o que você precisa para montar seu enxoval!

Leia também: Como escolher o jogo de lençol ideal

Conteúdos que você vai gostar também: