Na hora de arrumar a casa, sempre surgem inúmeras dúvidas de como organizar o armário de cozinha. Alguns fatores contribuem para que essa prática seja dificultada e que em pouco tempo o espaço esteja bagunçado outra vez.
Para que local fique mais funcional, este mini guia irá te inspirar e auxiliar a sanar um obstáculo de organização, além de manter o ambiente clean de forma simples. Confira!
Como organizar o armário de cozinha?
(Reprodução: Pinterest)
Organizar o armário de cozinha é uma tarefa que, antes de você começar, requer atenção a algumas dicas gerais:
- Escolha um dia da semana para colocar tudo em ordem;
- Descarte o que não serve mais para uso;
- Estabeleça uma parte do armário para cada grupo de itens;
- Separe esses grupos para visualizar melhor o que tem para guardar.
Inicie o processo retirando tudo que há no armário e deixe a postos um pano úmido, água e sabão neutro. Em seguida, limpe por dentro e fora. Então, quando o espaço estiver totalmente seco, forre-o com um tecido emborrachado.
Organizando as louças
(Reprodução: Pinterest)
Pratos, copos, bowls, pires, xícaras e travessas são louças que precisam de cuidados extras, já que são usadas como recipientes para alimentos. Então, a limpeza e o armazenamento correto garantem a segurança de quem utiliza esses artigos, além de aumentar a durabilidade de cada peça.
Além disso, separe as louças e itens que são usados com maior frequência daqueles que você apenas manuseia em ocasiões especiais. Na parte mais baixa do armário guarde os mais utilizados e deixe no lugar alto o que você usufrui eventualmente.
Aliás, implemente um suporte aramado na organização de armário de cozinha. Sendo assim, ao invés de empilhar todos os pratos juntos, você consegue separá-los por tipo e tamanho.
Organização de mantimentos
(Reprodução: Pinterest)
Levando em consideração a adequação de áreas disponíveis com as necessidades de cada pessoa, organizar os alimentos no armário de cozinha está cada vez mais comum. Isso acontece devido aos espaços reduzidos em casas e apartamentos, que não contam mais com um cômodo dedicado à despensa.
Dispor alimentos não perecíveis em potes transparentes de plástico ou vidro e etiquetados é uma boa ideia para mantimentos como arroz, café, açúcar, macarrão e outros. É válido escrever o nome e validade dos alimentos no recipiente.
Com exceção dos que vão à geladeira, demais alimentos perecíveis, como algumas frutas, verduras, legumes e pães, podem ser armazenados em sacos plásticos bem fechados, guardados em caixas plásticas ou caixotes de feira.
Inovando no porta-temperos
(Reprodução: Pinterest)
Em relação a temperos, procure deixá-los bem acessíveis, pensando na frequência em que são utilizados. Uma dica é dispor, próximo ao fogão, uma bandeja com óleos, azeites e especiarias.
Entretanto, você pode fazer um porta-tempero magnético, como o ilustrado na primeira foto. Para isso, utilize potes de comida de bebê, imã, cola quente e tinta spray preta e giz branco.
- Retire o rótulo do pote;
- Lave bem;
- Deixe secando no sol;
- Após, cole o imã no fundo do recipiente;
- Pinte a tampa com spray;
- Escreva o nome de cada tempero com giz.
Logo após, você pode pendurá-lo na geladeira ou em um mural de aço.
Utilizando as portas de armários
(Reprodução: Pinterest)
As tampas de panelas são itens que sempre estão perdidos e desorganizados dentro do armário. Para reverter essa situação de forma simples, basta utilizar um escorredor de louça e colocar as tampas de forma organizada.
Outra alternativa para priorizar espaço é instalar um suporte na porta do armário de cozinha. Assim, você consegue estruturar tampas e demais peças ocupando um lugar inutilizado.
Organizando com aramados
(Reprodução: Pinterest)
Se você possui uma cozinha pequena com poucos armários ou com um número reduzido de divisórias e prateleiras, sabe o quanto é difícil encontrar uma maneira de organizar. Então, os aramados, que são itens de organização em arame, entram em cena para oferecer um auxílio prático.
Existem diversas opções e modelos para organizar cozinha. Alguns podem ser encaixados perfeitamente no décor e disposição do seu cômodo. Eles permitem a melhor visualização dos alimentos e são ideais para guardar utensílios. Além disso, por serem vazados, facilitam a limpeza. Em sua opção de cesta, são ótimos para armazenar pães, frutas e legumes.
Opções alternativas para organizar
(Reprodução: Pinterest)
Se você possui pouco espaço e pensa como organizar o armário de cozinha de forma simples, alguns itens alternativos podem te auxiliar.
Os pegboards estão super em alta! Esse elemento nada mais é do que uma placa de eucatex perfurada. Para fazer o seu, de forma simples, basta pintar o painel na cor desejada, adquirir alguns ganchos em S e utilizá-lo como suporte para utensílios;
Prateleiras externas e nichos, por exemplo, são excelentes possibilidades para ampliar a área. Além disso, confira alguns truques práticos que você pode fazer em sua cozinha para ganhar mais espaço.
- Instale mais prateleiras no armário, caso o possua espaço vertical entre elas;
- Insira prateleiras na área abaixo da pia e disponha tampas e potes empilhados em caixas;
- Pendure canecas e xícaras em ganchos introduzidos no espaço superior entre as prateleiras.
[do_widget id=custom_html-14]
Agora que você leu sobre como organizar o armário de cozinha, pode perceber que é muito mais fácil do que imaginava. Essas dicas vão te auxiliar a mantê-lo arrumado sempre. Aproveite!