Como organizar a sua própria Festa Junina em casa

Alguém duvida que a Festa Junina é o evento mais gostoso do ano? A comemoração conta com comidas quentinhas, milho, amendoim, vinho quente, brincadeiras, gincanas, muita música e dança, claro — uma delícia! Para matar as saudades dessa festança, que tal fazer sua própria Festa Junina em casa?

A Festa Junina é uma das comemorações mais tradicionais do Brasil. Ela é conhecida em todos os cantos do país. Tem destaque sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Entretanto, em cada lugar, as celebrações diferem um pouco. As músicas podem variar, assim como as danças. Até as comidas típicas mudam de um local para o outro. Conheça mais sobre essa festividade!

A origem da Festa Junina

Historiadores afirmam que a Festa Junina teve origem em celebrações pagãs realizadas no solstício de verão. Essa celebração visava afastar maus espíritos e pragas que pudessem se aproximar das plantações. Depois de um tempo, o evento foi incorporado pela Igreja Católica.

Assim, São João, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser homenageados. Essa prática era comum na época. O Natal, por exemplo, também tem origens pagãs, mas integrou o calendário católico com o passar do tempo. No caso da festa de São João, alguns elementos do arraiá junino se mantiveram, como a fogueira.  

A cerimônia junina chegou ao Brasil no século XVI, com os portugueses. Eventualmente, sofreu alterações e passou a ser associada ao interior e à vida rural. Hoje, as danças tradicionais, como a quadrilha, de origem francesa, são conhecidas por todo o país, além do forró, do sertanejo, da cabrueira e muitas outras!

Planeje a sua Festa Junina em casa

Bom, agora que você conhece um pouco mais sobre a origem do festejo, faça a sua Festa Junina em casa! Você pode começar pela decoração de Festa Junina. Ela inclui muitas cores, como: azul, amarelo, laranja, roxo e vermelho. Com certeza, essa mistura de tonalidades já vai te deixar no clima!

Você pode incorporar esses tons por meio das tradicionais bandeirinhas de Festa Junina. Elas são fáceis de fazer em casa. Para isso, basta comprar papéis coloridos, cola e barbante. Parte da diversão de fazer a sua própria Festa Junina em casa é cortar e pendurar as bandeirinhas com a família. 

Outro elemento tradicional é o balão de Festa Junina. Soltar balões é uma prática perigosa, mas nada impede de fazer balões de papel para colar nas paredes ou pendurar com barbantes, né? Corte modelos de várias cores e tipos diferentes para criar uma decoração bem divertida.

Preparando a mesa do arraiá

Chegou a melhor parte da festa: comer! Preparar uma mesa de Festa Junina é fácil. Compre diversos doces típicos dessa época para encantar os seus convidados, como: paçoca, pé-de-moleque, pé-de-moça, pipoca, pamonha, curau e muitos outros. Essas delícias vão alegrar o dia de todos!

Para servir tudo isso, invista em pratos e travessas temáticas. Esses itens fazem a maior diferença na sua mesa, adicionando cor, elementos juninos e diversão ao espaço. Disponibilize bebidas quentes, como chocolate para as crianças e vinho quente e quentão para os adultos.

Como dissemos no início, a Festa Junina varia bastante de uma região para a outra. Então, pesquise quais são as receitas tradicionais dessa comemoração no seu estado e faça um evento bem personalizado! Além de se divertir, você vai conhecer um pouco melhor a sua cultura. 

Levando a festança para a casa toda

Além de adicionar enfeites de Festa Junina aos espaços, é possível aproveitar os elementos que você já possui para a decoração da Festa Junina em casa. Para o seu quarto, por exemplo, você pode selecionar roupas de cama com padrões em xadrez para levar o clima junino para a cama posta. 

Ademais, use capas de almofadas coloridas ou em xadrez para o dormitório e o sofá. No lugar das bandeirinhas, você pode fazer uma decoração de Festa Junina em casa apenas brincando com almofadas de cores diferentes em um mesmo ambiente. O resultado disso é muito conforto e descontração!

Para complementar, você pode usar vasos, travessas ou cachepots com docinhos em diferentes partes da residência. Dessa forma, os seus convidados vão aproveitar uma Festa Junina em casa por todos os cômodos. Vai ser uma surpresa deliciosa para todos!

Proponha jogos e danças  

Caso tenha espaço, faça sua quadrilha no lar, com os amigos. Você pode propor que todos dancem forró ou, quem sabe, até fazer competições de dança. O que não faltam são ritmos diferentes para apresentar aos convidados e animar sua Festa Junina em casa. 

Jogos também são a cara dessa celebração! Pescaria, tiro ao alvo e rabo do burro, por exemplo, não demandam tanto espaço. Assim, podem ser feitos até dentro de um apartamento. Basta adaptar as brincadeiras para o seu espaço e curtir a Festa Junina em casa para valer!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: