Como montar um cantinho de estudo divertido e prático?

Cantinho de estudo

Ter um espaço dedicado às tarefas da escola é importante para que a criança realize suas atividades sem distrações, com conforto e concentração. Assim, montar um cantinho de estudo no quarto infantil se torna essencial para ajudar no desenvolvimento dos pequenos.

Se você está procurando ideias para criar um cantinho de estudos em casa, veio ao lugar certo. Veja inspirações e dicas para ter um espaço prático, produtivo e ao mesmo tempo bonito e organizado.

Onde montar um cantinho de estudo?

Cantinho de estudo
(Reprodução – Pinterest)

O ideal é escolher um local com pouca circulação de pessoas, para que a criança não tenha distrações na hora de realizar suas tarefas. Por isso, corredores e salas de estar devem ser uma opção só no caso de não ter outro espaço para montar um cantinho de estudo.

O quarto infantil é sempre um bom local para receber uma escrivaninha. Dessa forma, os pequenos podem decorar e ordenar da forma de acharem melhor. Aliás, essa é uma boa maneira de ensinar organização para as crianças.

De olho na iluminação

Cantinho de estudo
(Reprodução – Pinterest)

A luz é um ponto de preocupação no cantinho de estudos. Dessa forma, o indicado é colocar a mesa perto de uma janela, que oferece iluminação natural. Porém, recomendamos deixar o móvel longe de espaços onde o sol bate muito forte em determinados horários do dia.

Uma luminária também é imprescindível para o espaço. Assim, opte por lâmpadas brancas e frias, que deixam a criança alerta e mantêm a concentração.

O espaço também pode ser divertido

Cantinho de estudo
(Reprodução – Pinterest)

Uma boa forma de estimular os estudos é montar um ambiente com a cara dos pequenos. Os personagens favoritos, cores alegres e estampas divertidas vão fazer com que o seu filho ou filha queira ficar na escrivaninha por muito mais tempo.

Frases de incentivo também são bem-vindas. Elas são uma forma carinhosa de demonstrar que você acredita no potencial da criança, além de ficarem lindas em bandeirolas, faixas, adesivos ou onde mais você decidir escrevê-las.

Organizando os livros

Cantinho de estudo
(Reprodução – Pinterest)

Muitos pais têm dúvidas na hora de organizar os livros dos filhos. A solução mais usada é apostar em uma estante comum e separar as publicações em ordem alfabética. Porém, há outras formas criativas e divertidas de dispor as histórias e incentivar a leitura.

No caso de crianças menores, os livros costumam não ter uma lombada grossa. Por isso, fica difícil identificá-los se eles forem colocados empilhados. A dica aqui é usar revisteiros presos na parede, na altura dos pequenos. Assim, as capas ficam visíveis e eles podem pegar as publicações sempre que quiserem.

Outra boa ideia é pedir para um marceneiro criar um móvel diferente. Em formato de árvore, animais ou em espiral, o resultado é encantador e ajuda a decorar o quarto infantil.

Pegboard aliado da organização

Cantinho de estudo
(Reprodução – Pinterest)

Já ouviu falar em pegboards? Eles são placas de eucatex perfuradas com ganchos, muito usadas para organizar ferramentas em oficinas e garagens. Porém, há algum tempo, o mural tem invadido outros cômodos, como banheiros, cozinhas e escritórios.

No cantinho de estudo um pegboard pode ser muito útil para ordenar materiais escolares. A ideia aqui é deixar os itens mais usados perto da escrivaninha e colocar no alto peças utilizadas só de vez em quando.

Uma lousa particular

Cantinho de estudo
(Reprodução – Pinterest)

Ter um local para escrever as tarefas do dia é uma excelente forma de organizar o cantinho de estudo. Uma parede pintada com tinta lousa serve tanto para os menorzinhos, quanto para adolescentes ou jovens adultos. Aliás, para crianças pequenas, o espaço funciona também como uma grande brincadeira, com um lugar específico para desenhar e soltar a imaginação.

Com organização e criatividade, é possível criar um cantinho de estudo prático, bonito e produtivo. Comece agora a planejar seu espaço e veja como ele pode incentivar o seu filho a ir além.

Para completar seu cantinho de estudo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: